sábado, 28 de março de 2020

5º Ano - Atividades da Semana de 23/03/2020 à 27/03/2020

Atividade permanente   
Dia 23/03   
Escolha uma reportagem junto com um adulto sobre o Coronavírus, realize a leitura para ele ou ela e preencha a tabela abaixo em seu caderno: 

IMAGEM 1. 
Ler e Escrever do 5 ANO/2020. 

Sequencia Didática 
Dia 24/03 
Assista ao vídeo para responder as atividades a seguir: 



Em seu caderno copie e complete as palavras e responda as questões: 
IMAGEM 2

Dia 25/03  
Escreva as palavras abaixo em seu caderno, completando com C ou Ç: 
IMAGEM 3

Atividade do Ler e Escrever  
Assista ao vídeo a seguir para responder a atividade: 


IMAGEM 4
Vamos produzir 
Dia 25/03 

Produza um texto informativo sobre o Coronavírus, falando sobre a importância dos cuidados com higienização e informações que você acha importante destacar. 

Dia 26/03 

Pesquise na internet ou assista a um jornal que informe sobre a previsão o tempo dessa semana. Coloque em seu caderno a previsão que você encontrou de todos os dias da semana (dias 23 a 27) indicando a temperatura máxima e mínima. 
Dia 27/03  
Faça uma lista, em seu caderno, de 5 palavras com S, SS, SC, Ç, J e G.  

Leitura dias: 24, 25 e 27/03 
De inicio a leitura de um dos livros que estão na pasta de leitura. Caso não consiga terminar nesse mesmo dia deixe para continuar no próximo.   

Criando arte: dias 24 e 26/03 
Segue abaixo links de vídeos com sugestões para criar sua arte. Lembramos que todas as atividades devem ser realizadas sob supervisão de um adulto! 


Hora da Brincadeira, dias: 23,25 e 27/03  
Segue abaixo link com sugestão de brincadeira/exercício para criança: 
Yoga

Alongamento

Bricadeiras em familia: 


Ajudar nas tarefas doméstica, dias: 24 e 26/03  


Dia 27/03 
Produza um texto – com tema livre – lembre se da pontuação, parágrafos, letras maiúsculas etc... 
No caderno. 

4º Ano - Atividades da Semana de 23/03/2020 à 27/03/2020



SEGUNDA-FEIRA: 23/03/2020.

1. Leitura de HQ - História em Quadrinhos, acesse:

Instruções: Leia o texto, copie e responda em seu caderno as questões de interpretação de texto.
Mas atenção, após ter respondido as questões, confira suas respostas,

3. Em seu caderno, faça o cabeçalho, coloque data e faça uma lista de alimentos.

4. Aproveite esse momento para fazer um brincadeira. Sugestões:
Brincar de tirar fotos.
Pular corda.
Pular amarelinha.
Ouvir a música "lavar as mãos", do Palavra Cantada, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk

5. Agora é hora de acessar Sites Educativos para exercitar a mente com exercícios de Matemática, entre outros, para isso, acesse:

6. Para fazer no caderno de Matemática:
Vamos rever alguns sólidos geométricos poliedros e não poliedros estudados em sala.

PRIMEIRO PASSO: Assista os vídeos e observe as imagens abaixo:










SEGUNDO PASSO: 
Em seu caderno de matemática coloque o cabeçalho conforme realizamos em sala, copie as perguntas abaixo e coloque as respostas.

ATIVIDADES:
1 – Escolha três sólidos do grupo dos poliedros e preencha o quadro (copie em seu caderno):

POLIEDROS
NUMERO DE FACES
NUMERO DE VÉRTICES
NÚMERO DE ARESTAS













2
– Escolha um objeto em sua casa que seja poliedro, contorne apoie na folha do caderno e com o lápis contorne a face. Qual é o sólido geométrico você escolheu? Qual forma geométrica você obteve contornando?



3 – Agora escolha um sólido do grupo não poliedro, apoie na folha do caderno e contorne. Como se chama o solido geométrico que escolheu? Que forma geométrica obteve após contornar?


4 – Compare os sólidos que você escolheu nos itens 2 e 3. O que eles tem de diferente com relação as superfícies apoiadas e contornadas sobre as folhas?

TERÇA-FEIRA: 24/03/2020.

Projeto: Confabulando com fabula.
Segue um vídeo muito legal que explica sobre esse tipo de texto  fabula, ele é contado em libras e acredito que irão gostar e recordar sobre as características da fabula.



Como explica o vídeo as FÁBULAS são narrativas curtas, seguidas por uma lição de moral, fazem parte do imaginário coletivo e atravessaram séculos até alcançarem os dias de hoje.

De acordo com a historia as fábulas foram criadas por Esopo e tempos depois escrita por Jean de la Fontaine. Ruth Rocha grande escritora brasileira escreveu um livro de fábulas e explica sobre nesse vídeo: 


2 . Sequencia Ortográfica – Poema concreto

A poesia concreta é um texto visual, trabalha com o sentimento da palavra numa fruição visual e comunicativa, utilizando da linguagem verbal e não verbal, efeitos geométricos, efeitos gráficos, sonoros e semânticos. Assim vários e diferentes portadores como livros, outdoors, áudios, vídeos, entre outros possuem poemas concretos. Assista aos vídeos de construção de poemas concretos.

Vídeo 1 - Poema: Xícara - Fábio Sexugi

Vídeo 2: A primavera - poema visual

3 – Criando Arte: 
Agora que você conheceu sobre poema concreto se inspire nos vídeos e construa um poema visual, pense em um tema, escreva o poema e de vida a ele ilustrando como no vídeo. Guarde para montarmos um painel no retorno das aulas. Pode ser realizado em uma folha separada ou  no caderno.

4 – Ajudar nas tarefas domesticas – Que tal ajudar a limpar os móveis ou preparar um lanche rápido? Ao retornarmos você poderá compartilhar com os colegas como foi à experiência.
https://www.portalraizes.com/os-15-principios-de-maria-montessori/



5 – Leitura Livre – Após ajudar nos afazeres domésticos nada como uma boa leitura, de um descanso para o celular, o vídeo game, a televisão, procure um livro de historia, um gibi, ou até um livro escolar que tenha uma boa historia. Boa leitura!





QUARTA-FEIRA: 25/03/2020.

1 – Vamos ler!
Estar atualizado das noticias é sempre muito importante, que tal uma leitura sobre nossa situação atual com relação ao Covid-19. Realize a leitura do texto 2 da página inicial do nosso site.

2- Sequencia didática: Produção e destino do Lixo 
As propostas dessa sequencia foram elaboradas de acordo com o Livro Ler e Escrever do 4º Ano. Realize 1 etapa por dia, as quartas e sextas-feiras de acordo com o cronograma.


Bom Trabalho!

ETAPA 1
Para iniciarmos nossa sequência didática, peço que observe o lixo de sua casa.
Após essa observação responda em seu caderno:
1 – Sobre o lixo de sua casa, responda:
a) O material que recolhemos como lixo poderia ser reaproveitado? Como?
b) Acha que poderíamos produzir menos lixo? Como?
c) É importante nos preocuparmos com a quantidade de lixo que produzimos? Por quê?
d) Quais são os tipos de lixo produzimos em casa?
e)  Para onde vai o lixo que produzimos?
2 - Agora observe as imagens abaixo:


Imagem 1


Imagem 2


2 – Com base nas imagens responda:
Em que locais o lixo que aparece nas imagens e encontram?
Que consequências podem acarretar para o ambiente?
Você acha que tudo isso é lixo?
Quais tipos de lixo aparecem nessas imagens?
Alguns desses materiais poderiam ser reaproveitados?
O que será que acontece com todo esse lixo?

3 – Construa um pequeno texto utilizando como base as respostas que você utilizou nos exercícios 1 e 2.


Coloque o titulo, utilize as respostas da atividade 1 para o primeiro paragrafo e da atividade 2 para o segundo paragrafo, iniciando sempre o paragrafo com a primeira letra maiúscula.

3 – Atividade no Caderno:                        
Em seu caderno faça o cabeçalho e coloque a data. Na segunda-feira você realizou uma lista de alimentos, crie uma frase para cada palavra da lista.

4 – Esse é o momento de desligar televisão, celular, computador e brincar. Sugestões: Jogo da forca, Jogo da velha, futebol, queimada, dançar.

5 – Agora é hora de acessar sites educativos...


QUINTA-FEIRA: 26/03/2020.

1 – Projeto Confabulando com fabula
Na proposta de segunda-feira foi apresentado dois vídeos que fala sobre a historia da fabula e quais são as características desse gênero textual. Chegou o momento de realizarmos algumas atividades. Leia com muita atenção a fabula “A lebre e a Tartaruga”

A lebre e a tartaruga
— Tenho pena de você —, disse uma vez a lebre à tartaruga: — obrigada a andar com a tua casa às costas, não podes passear, correr, brincar, e livrar-te de teus inimigos.
— Guarda para ti a tua compaixão — disse a tartaruga — pesada como sou, e tu ligeira como te gabas de ser, apostemos que eu chego primeiro do que tu a qualquer meta que nos proponhamos a alcançar.
— Vá feito, disse a lebre: só pela graça aceito a aposta.
Ajustada a meta, pôs-se a tartaruga a caminho; a lebre que a via, pesada, ir remando em seco, ria-se como uma perdida; e pôs-se a saltar, a divertir-se; e a tartaruga ia-se adiantando.
— Olá! camarada, disse-lhe a lebre, não te canses assim! Que galope é esse? Olha que eu vou dormir um pouquinho.
E se bem o disse, melhor o fez; para escarnecer da tartaruga, deitou-se, e fingiu dormir, dizendo: sempre hei de chegar a tempo. De súbito olha; já era tarde; a tartaruga estava na meta, e vencedora lhe retribuía os seus deboches:
— Que vergonha! Uma tartaruga venceu em ligeireza a uma lebre!

MORAL DA HISTÓRIA: Nada vale correr; cumpre partir em tempo, e não se divertir pelo caminho.

Após a leitura abra seu caderno de português coloque o cabeçalho de acordo com as orientações dadas em sala de aula, copie as perguntas e coloque a resposta abaixo de cada uma.
ATIVIDADE:
1 – Sobre o texto “A lebre e a Tartaruga” responda:
a) Quem são as personagens da fabula? E Quais são suas características? (como se comportam)
b) O que acontece com elas?
c) O que você entendeu como sendo a moral dessa historia?

2 – Leitura:
 Leia a tirinha de historia em quadrinhos.
Em seu caderno copie as perguntas e coloque as respostas.
Quem são os personagens da historia?
Em que lugar e em que parte do dia se passa a historia?
A expressão no rosto do Cebolinha demonstra que ele está?
Será que a Magali vai consegui pescar um peixe com batata? Por que?

Copie o texto abaixo, completando as frases de acordo com a historia da tirinha em quadrinhos.
   Cebolinha encontra Magali com uma vara de pescar com uma _______________ no anzol.
   Ele pediu para ela explicar o motivo de ter uma batata no anzol, e ela respondeu:
- _________________
E continuou:
- É que de repente, me deu uma ________________ louca de ___________ peixes com ____________ e resolvi economizar _____________.

3 – Criando Arte
Que tal criar um final para a tirinha da historia em quadrinhos que leu? Você pode realizar em uma folha separada ou no próprio caderno, desenhe os personagens, os balões de fala, utilize no máximo três quadrinhos. Guarde para mostrar aos amigos e professora no retorno das aulas.

4 – Ajudar nas tarefas domesticas  - A sugestão de hoje é ajudar a preparar o jantar, pergunte para o adulto que irá preparar como você pode ajudar, colabore também guardando a louça após o jantar.


5 – Leitura Livre – Já que ajudou na cozinha, faça leitura de alguns rótulos de alimentos, ingredientes, nutrientes, se na embalagem possui alguma receita.


SEXTA-FEIRA: 27/03/2020.



1. Leitura: Leia uma noticia no Jornal de Boas Noticias https://jornaldeboasnoticias.com.br/tag/criancas/

2. Sequência didática: Produção e destino do lixo

ETAPA 2
Iniciaremos nossa sequencia realizando a leitura do texto abaixo:

Classificação do Lixo

O lixo tem sido nos últimos anos um dos maiores problemas ambientais, principalmente nos grandes centros urbanos. O modelo de produção e consumo estabelecido na sociedade capitalista gera muitos resíduos, e sua coleta, disposição em aterros sanitários e tratamento, nem sempre são adequados.

A reciclagem é uma boa alternativa para minimizar esse problema, no entanto, boa parte da população não realiza a coleta seletiva, para isso é necessário saber distinguir os diferentes tipos de resíduos existentes, pois alguns materiais que vão para os aterros ou lixões podem ter valor comercial, outros devem receber tratamentos especiais.

A disposição inadequada dos resíduos
O lixo pode ser classificado como:

Lixo Domiciliar – gerado pelas atividades residenciais, em sua composição existe grande quantidade de matéria orgânica. É composto por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais, revistas, embalagens em geral, papel higiênico, etc.

Lixo Comercial – originário das atividades comerciais e de serviços, como supermercados, estabelecimentos bancários, lojas, bares e restaurantes. O lixo desses estabelecimentos é composto principalmente por papeis, plásticos, restos de alimentos e embalagens.

Lixo Industrial – oriundo das diversas atividades industriais. A composição desses resíduos varia conforme o tipo de indústria, podendo ser formado por cinzas, lodos, resíduos alcalinos ou ácidos, papeis, plásticos, metais, vidros, cerâmica, borracha, madeira, entre ouros.

Lixo dos Serviços de Saúde – produzidos por hospitais, clínicas, laboratórios, ambulatórios, consultórios odontológicos, farmácias, clínicas veterinárias e postos de saúde. São compostos por variados tipos de resíduos sépticos, seringas, agulhas, bisturis, ampolas, materiais radioativos, etc. Esse tipo de lixo deve receber tratamento especial (incineração), pois, em contato com o meio ambiente ou misturado ao lixo doméstico, poderão ser vetores de várias doenças.

Lixo Público – originado nos serviços de limpeza pública, incluindo varrição de vias públicas, repartições públicas, limpeza de áreas de feiras livres, córregos, etc. É constituído principalmente por restos de vegetais, podas de árvores, embalagens, jornais, madeira, papéis e plásticos.

Lixo Especial – formado por resíduos da construção civil e das atividades industriais, pode ser composto por restos de obras e demolições, pilhas, baterias, embalagens de agrotóxicos, embalagens de venenos, embalagens de remédios. Necessitam de tratamento, manipulação e transporte especial.

Lixo Radioativo – resíduo resultante de rejeitos radioativos, composto de urânio enriquecido, possui elevada radioatividade. Deve ser enterrado em local com a devida estrutura de tratamento e segurança.

Lixo Espacial – originado de restos provenientes de objetos lançados pelo homem no espaço. Composto principalmente por peças de foguetes, satélites artificiais e fragmentos de aparelhos que explodiram.


De acordo com o texto, lixo refere-se a materiais descartados pelas atividades humanas, vamos pensar em algumas atividades que o homem desempenha em seu dia a dia , no trabalho, em casa, no lazer e etc. Que produzam lixo.

PROPOSTA: Em seu caderno faça uma lista do lixo que cada uma delas gera.
EXEMPLO:
Restos de alimentos
Cascas de verduras
Embalagens

3 – Vamos Produzir! Escolha uma das fabulas lidas e reescreva.
Realize a reescrita em seu caderno

4 – Hora da brincadeira – Momento de deixar celular, televisão, computador e fazer o corpo se mexer, se tiver mais alguém para brincar vocês podem se divertir de estatua, bola, duro ou mole o importante é se movimentar.

5 – Assistir um filme com a família e fazer um desenho sobre ele.
Essa proposta pode ser realizada hoje (sexta) ou durante o final de semana, capriche no seu desenho sobre o filme e leve para a escola pra compartilhar esse momento.

3º Ano - Atividades da Semana de 23/03/2020 à 27/03/2020

Segunda-feira 23/03/2020

2. Ler o conto chapeuzinho vermelho, acessar; http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=1
Após a leitura faça uma reescrita da história em seu caderno. Não esqueça de ate ntar para a pontuação.
3. Agora leia uma noticia sobre o coronavirus, para manter-se informado sobre o assunto. Acessar: noticias.uol.com.br/coronavirus
4. para descontrair faça uma brincadeira, sugestões; bincar de pular corda amarelinh tirar fotografia ouvir uma musíca,: "lavar as mãos", do Palavra Cantada, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk
5. Nesse momento você poderá acessar um site educativo, onde encontrará entre outros, exercícios de matemática:
Racha-Cuca:https://rachacuca.com.br/
Professora Karol: https://www.professoracarol.org/CAROL%20HOT%20POTATOES/saresp_3ano_2008_manha_mat.htm

Terça-feira- 24/03/2020
1.    Leitura de texto de divulgação cientifica, acessar:   https://escolakids.uol.com.br/portugues/texto-de-divulgacao-cientifica.htm
2.    Agora faça no seu caderno uma lista dos alunos da sua sala.
3.    Escolha um tema da sua preferência, faça um desenho e não esqueça de pintar.
4.    Em tempos de quarentena ajudar nas tarefas domésticas e um ótimo passa tempo:
5.    Leitura de uma história em quadrinho HQ), acessar:
           TirinhasTurmadaMônica: http://turmadamonica.uol.com.br/tirinhasdomarcelinho/index.php?a=66


  
     Quarta-feira – 25/03/2020
Leitura de notícias. notícia, acessar: uol.com.br/coronavírus
Faça no caderno uma lista dos filmes e desenhos da sua preferência.
Faça um , corte e confeccione um quebra-cabeça
Poderá brincar de :
Tirar fotografia
Pular corda
Amarelinha
Etc
     Acesse um site educativo onde encontra diversos exercícios, acessar:
Racha-Cuca:https://rachacuca.com.br/
Professora Karol: https://www.professoracarol.org/CAROL%20HOT%20POTATOES/saresp_3ano_2008_manha_mat.htm


Quinta-feira -26/02/2020

2.    Aqui vocês farão no caderno um texto instrucional, que poderá ser uma receita (de bolo doce ou algo da sua preferência) ou ainda uma regra de jogo.(escolhido por você)
3.    Neste momento você poderá fazer um desenho ou confeccionar brinquedos com sucata.( caixa de leite, garrafa pet, entre outros)
4.    Hora de ajudar nas tarefas domésticas: lembre-se que esta além de educativa poderá ser uma atividade muito prazerosa.
5.    Agora proponho um momento de lazer com um jogo ou uma brincadeira da sua preferência

Sexta- feira-27/03/2020

1.    Leitura de uma história em quadrinhos (HQ), acessar:
Tirinhas Turma da
            Tirinhas Menino Maluquinho: http://www.omeninomaluquinho.com.br/paginatirinha/
            Tirinhas Garfield: http://tirinhasdogarfield.blogspot.com/
2.    Assistir ao vídeo do conto de fadas(Rapunzel), acessar: https://www.youtube.com/watch?v=CCrjJhPpTz8&t=1575s
3.    Após assistir ao vídeo escreva no caderno o final do conto. Não esqueça de estruturar o texto em parágrafos e utilizar pontuação.
4.    Agora você poderá brincar de:
Tirar fotografia
Pular corda
Amarelinha
Ouvir uma música
Entre outras.

5.    Assista a um site educativo, onde poderá realizar atividades de matemática, acessar: Dragonlearn: https://dragonlearn.com.br/
Racha-Cuca:https://rachacuca.com.br/
https://www.professoracarol.org/CAROL%20HOT%20POTATOES/saresp_3ano_2008_manha_mat.htm