terça-feira, 24 de novembro de 2020

4º Ano - Semana de 16/11/2020 à 20/11/2020.

SEGUNDA - FEIRA: 16/11/2020.

Para quem não conseguiu acompanhar as aulas no Centro de Mídias no dia 16/11/2020 segue os links abaixo:

Geografia com as professoras Genoveva e Lilian – Localizando os Pontos Cardiais:

https://www.youtube.com/watch?v=KWlRPxsPWIk


Matemática com a professora Aline Gaque – Matemática Alienígena: 

https://www.youtube.com/watch?v=_PzUAjRK8WI


Matemática com a professora Aline Gaque – Matemática Alienígena – Parte II:

https://www.youtube.com/watch?v=_PzUAjRK8WI



1 – Leitura: Realize a leitura da carta de um leitor.


FONTE:https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2889/cartas-do-leitor-compreendendo-o-genero#materiais-e-atividades

       

2 – Projeto Didático: Jornal / ETAPA 5 / Atividade 5A – Identificando aspectos de uma carta de leitor

PROPOSTA: Com base na leitura da atividade 1 realize a atividade 1 da página 156 do Ler e Escrever preenchendo a linha da tabela: Texto 3.

 

3 - MATEMÁTICA: Livro EMAI:

- Atividade 26.2 – página 75 e 76 leitura, exercício 1 (A, B, C) e 2.


4 - Dicas do Dia/HORA DA BRINCADEIRA

Clique no link abaixo e assista ao vídeo explicativo: 

https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=OxMI-fhciLM


FONTE: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5814/brincadeiras-de-origem-africana#materiais-e-atividades


TERÇA - FEIRA: 17/11/2020

Para quem não conseguiu acompanhar as aulas no Centro de Mídias no dia 17/11/2020 segue os links abaixo:

Educação Física com as professoras Joyce e Francielle – Jogos e brincadeiras inclusivas:

 https://www.youtube.com/watch?v=H5oLSRKI0MA


Língua portuguesa com as professoras Joyce, Francielle e Regiane – A Leitura: Como Compreender?:

 https://www.youtube.com/watch?v=LfVJwxk7mDM

 

Língua portuguesa com as professoras Joyce, Francielle e Regiane – A leitura -  Jogando e compreendendo: 

https://www.youtube.com/watch?v=-U2Dxq85f6Y


1-   LEITURA: Realize a leitura da carta de leitor


FONTE:https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2899/cartas-do-leitor-conhecendo-a-estrutura-ogenero#materiais-e-atividades


2 Projeto Didático: Jornal / ETAPA 5 / Atividade 5A – Identificando aspectos de uma carta de leitor

 

PROPOSTA: Com base na leitura da atividade 1 realize a atividade 1 da página 156 do Ler e Escrever preenchendo a linha da tabela: Texto 4.

 

3 – Matemática: Livro EMAI:

 - Atividade 26.3 – página 77, exercício 1.

- Atividade 26.4 – página 78, Leitura + exercícios 1 e 2.


4 - Dicas do Dia: AJUDAR NAS TAREFAS DO LAR / CULINÁRIA





FONTE: https://www.fuiserviajante.com/gastronomia/comidas-de-origem-africana


QUARTA – FEIRA:  18/11/2020

Para quem não conseguiu acompanhar as aulas no Centro de Mídias no dia 18/11/2020 segue os links abaixo:

Matemática com a professora  Aline Gaque e Regiane – Tô na área – parte II:

  https://www.youtube.com/watch?v=YmTObNzS_XE


Matemática com a professora  Aline Gaque e Regiane – Tô na área – parte II:

  https://www.youtube.com/watch?v=LfvMHAo5Kyw


Historia  com o professor  Joelson e Francielle – Mudanças ao longo do tempo:

  https://www.youtube.com/watch?v=YmTObNzS_XE



1- LEITURA: Leia a carta escrita pelos leitores e editada e publicada perla revista “Hora de Brincar”



FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=8k_vpQoGvyI

 

2 Projeto Didático: Jornal / ETAPA 5 / Atividade 5A – Identificando aspectos de uma carta de leitor

PROPOSTA: Com base na leitura da atividade 1 realize a atividade 1 da página 156 do Ler e Escrever preenchendo a linha da tabela: Texto 5.

 

3 – Matemática: Livro EMAI:

- Atividade 26.5 – página 79 exercício 1 e (A,B e C);

- Atividade 26.6 – páginas 80 ( leitura), 81 exercícios de 1 a 4;


4 - Dicas do Dia - CRIANDO ARTE!

Que tal criar um jogo de tabuleiro parasse divertir com a família? Esse jogo veio de  Moçambique na Africa  e se chama Borboleta.

Crianças em Moçambique denominam esse jogo de Borboleta por causa da forma do tabuleiro.


Regras:


Jogam 2 participantes em cada tabuleiro, cada um com 9 peças.

As peças de um e de outro jogador devem ser de cores diferentes.

Podem ser usadas, como peças, tampinhas de garrafa.

Desenhe em E.V.A. ou cartolina dois triângulos com pontos de encontro.

Marque os pontos em que as linhas se cruzam, exceto no ponto central.

Os jogadores colocam as suas nove peças de cada lado do tabuleiro de jogo, deixando o centro do espaço vazio.

Os jogadores revezam-se para mover uma de suas peças para um espaço vazio adjacente. Um jogador pode saltar sobre o oponente se houver um espaço vazio seguido dele. O jogador, então, adquire a peça do seu oponente.

O jogador pode continuar movendo-se ou saltando com a mesma peça até que ele fique bloqueado. Um jogador que tenha mais de um possível salto escolhe qual o movimento a tomar. Se um jogador não consegue fazer um movimento na sua vez de jogar, perde a peça. Vence o jogo o jogador que capturar todas as peças do seu oponente.

As táticas do jogo são verdadeiros segredos de famílias africanas passados de geração em geração. Iniciam-se as crianças ao conhecimento de jogo quando estas se mostram aptos ao raciocínio estratégico.

Fonte ://www.editorapositivo.com.br/lib/ecobox/anexos

(https://lh3.googleusercontent.com/pStT74daKeWOFAMCchZ4QkQxKK5xw4HNVLVnYBE_55iY2ksXuFEsT3iYIlYxtERyQnIwtA=s114)


OBSERVAÇÃO: Optando por realizar essa proposta encaminhe foto para sua professora.


QUINTA – FEIRA: 19/11/2020. 

Para quem não conseguiu acompanhar as aulas no Centro de Mídias no dia 19/11/2020 segue os links abaixo:

Língua Portuguesa com as professoras Regiane e Francielle: Vale a pena Ler de novo:

 https://www.youtube.com/watch?v=2j2oougu9q8&t=2s


Língua Portuguesa com as professoras Regiane e Francielle: Vale a pena Ler de novo:

 https://www.youtube.com/watch?v=WOtES0NzYqw&t=3s


Ciências com os professores Lilian Barboza e Joelson:

https://www.youtube.com/watch?v=8MjG12Sk21I&t=3s



1 – LEITURA: Leia novamente as cartas escritas por leitores.







2 Projeto Didático: Jornal / ETAPA 5 / Atividade 5A – Identificando aspectos de uma carta de leitor.

PROPOSTA: Com base na leitura da atividade 1 realize a atividade 2 das páginas 156 e 157 do Ler e Escrever, exercícios A, B, C e D.

 

3 – MATEMÁTICA:

Livro EMAI:

- Atividade 27.1 – página 82, exercício de 1 (A, B, C e D).

- Atividade 27.2 – página 83, exercício de 1 (A, B, C e D).

 

4DICA DO DIA/VIDEO

A dica de vídeo de hoje é também uma leitura linda!

A historinha "O cabelo de Lelê" da escritora Valéria Belém é uma linda historinha que levará as crianças à valorizarem seus cabelos como eles são. Boa leitura!

https://www.youtube.com/watch?v=RriQiWMnDXU&feature=youtu.be

 

SEXTA - FEIRA: 20/11/2020.

PONTO FACULTATIVO: Dia da Consciência Negra.