terça-feira, 16 de junho de 2020

Atividades de Artes - Profª Ariane (Junho/2020)


Mês: Junho
Música

 Nesse mês iremos trabalhar com Música, entendendo antes de tudo, o que são os sons internos e os sons externos.

ATIVIDADE 1: Fique em silêncio por 2 minutos e durante esse período faça uma lista no seu caderno com todos os sons que você conseguir identificar ao seu redor, sons próximos e sons distantes. (Exemplo: latido do cachorro, barulho do carro). Anote o máximo de sons que conseguir identificar.

ATIVIDADE 2: Desenhe no seu caderno a origem de todos os sons que você identificou.
Exemplo: Latido do cachorro (desenho de um cachorro).


ATIVIDADE 3:  Hoje iremos entender o que são os sons externos, ou seja, todos os sons que acontecem ao nosso redor.

 Assista ao vídeo e anote no caderno quantos sons você conseguiu identificar.


ATIVIDADE 4: Faça o desenho dos objetos que você identificou na atividade anterior.



2° ANO - Semana 15/06/2020 á 19/06/2020


RESPONDA NO CADERNO.  BONS ESTUDOS.


SEGUNDA-FEIRA, 15/06/2020:

SEQÛENCIA DIDÁTICA-SISTEMA DE LEITURA É ESCRITA.
1. ASSISTIR AS AULAS PELO CENTRO DE MÍDIAS.
2. ASSISTA O VIDEO SOBRE OS DIAS DA SEMANA.


FAÇA O CALENDÁRIO E RESPONDA NO CADERNO.




TERÇA-FEIRA, 16/06/2020:

1.     ASSISTIR AS  AULAS PELO CENTRO DE MÍDIAS.




2.     LEIAM O TEXTO E RESPONDAM AS QUESTÕES NO CADERNO.
3.     A) O QUE É COMEMORADO NA FESTA JUNINA DE ACORDO COM O TEXTO?
4.     B) ANTIGAMENTE QUEM ORGANIZAVAM AS FESTAS JUNINAS?
5.     C) NO CADERNO FAÇA UMA LISTA DO QUE TEM NA FESTA JUNINA.
6



QUARTA-FEIRA, 17/06/2020:

1.     ASSISTIR AS AULAS PELO CENTRO DE MÍDIAS
2.     RESOLVA AS ATIVIDADES NO CADERNO.
3







QUINTA-FEIRA, 18/06/2020:

1.     ASSISTIR AS AULAS PELO CENTRO DE MÍDIAS.
2.  

3.     RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO.
4.     A) QUE TIPO DE DANÇA É ESTA?
5.     B) COMO AS CRIANÇAS ESTÃO VESTIDAS?
6.     C) O QUE ESTAS CRIANÇAS ENTÃO COMEMORANDO?
7.     D) O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER NAS FESTAS JUNINAS?


SEXTA-FEIRA, 19/06/2020:

1.ASSISTIR AS AULAS PELO CENTRO DE MÍDIAS
2.  COPIE E RESPONDA NO CADERNO:
























5º Ano - Semana de 08/06/2020 á 12/06/2020


Atividade permanente: Leitura de um livro do acervo Biblioteca digital. Segue link 


Segunda-Feira, 08/06/2020:

Port: Leia a tirinha de Calvin abaixo e responda no caderno.


Atividade retirada do Meu Livro de Língua Portuguesa 5 ano 2020.

A)  No primeiro quadrinho, a mãe de Calvin serve a ele uma refeição. Relacione a expressão facial do menino com a sua fala sobre o prato. O que ele achou da comida?

B) A mãe de Calvin, no segundo quadrinho, diz que se trata de comida vegetariana. Esse adjetivo vem de qual substantivo? O que significa comida vegetariana?

C) No terceiro quadrinho, como Calvin reage à resposta dada pela sua mãe? Explique a expressão facial e o movimento do corpo do menino.

D) No último quadrinho, Calvin afirma ser "sobremesariano". De onde ele tirou essa nova palavra e o que ela quer dizer?

Atividade retirada do meu livro de Língua Portuguesa. 5 Ano 2020

Mat: Dona Renata está organizando uma festa surpresa para o aniversário de sua filha Silvana, que vai fazer 10 anos. Vamos ajudar dona Renata a resolver algumas situações:

A) Ela comprou 12 pacotes de suco com 6 latinhas em cada um. Quantas latinhas de suco foram compradas?

B) Renata encomendou salgados para a festa. Sabendo que  100 custam
 R$ 34,00, quanto ela vai pagar por 300 salgados?

C) Para fazer os docinhos, ela comprou 8 latas de leite condensado e gastou R$ 40,00. Qual o preço de cada lata?

 Atividade retirada do Emai 2020

Terça-Feira, 09/06/2020:

Port: Leia o poema de "Vinicius de Morais", que aborda o amor, em seguida responda no caderno as questões.
 Poema
Vinicius de Moraes

Tomara
Que a tristeza te convença
Que a saudade não compensa
E que a ausência não dá paz
E o verdadeiro amor de quem se ama
Tece a mesma antiga trama
Que não se desfaz

E a coisa mais divina
Que há no mundo
É viver cada segundo
Como nunca mais...

A) O eu lírico estaria declamando este poema para si mesme ou para outra pessoa?

B) O que o eu lírico desejava?

C)  Escreva abaixo palavras do poema qua são derivadas de outras.

D) Escreva abaixo as palavras primitivas que deram origem às palavras escrita  no item C.

E) Como as palavras do item C foram formadas?

Atividade retirada do meu Livro de Lingua Portuguesa 5 Ano 2020.

Mat:   Resolva as seguintes situações em seu caderno.

A) Para ir à festa de Silvana, Soraia está indecisa sobre qual roupa usar. Ela tem 3 blusas nas cores branca, preta e lilás. E 3 saias, sendo uma rosa, uma amarela e uma verde. De quantas maneiras diferentes ela pode se vestir, escolhendo uma blusa e uma saia?

B) Para ir a festa, pedro tem 4 camisetas nas cores verde, branca, amarela e vermelha. E 3 bermudas, nas cores preta, branca e azul. De quantas maneiras diferentes ele pode se vestir, escolhendo uma camiseta e uma bermuda?

C) Paulinho tem 8 maneiras diferentes de se vestir para ir à festa, usando uma camiseta e uma calça. Sabendo que ele tem 4 camisas de cores diferentes, quantas são as calças?
Atividade retirada do Emai.

Quarta-Feira, 10/06/2020:

Ciências: Leia o texto com atenção e apoio de um adulto, releia se for necessário em seguida responda  as questões em seu caderno.
O Sistema Solar
   O Sistema solar é formado pelo Sol e vários astros que giram em torno dele: oito planetas e seus satélites, planetas-anões, asteroides e cometas.
O Sol
   O Sol é a unica estrela do Sistema Solar.
A luz e o calor que ele produz são fundamentais para a manutenção da vida na terra. O Sol é muito maior do que os Planetas do Sistema Solar.



Os Planetas
    Os oito planetas do Sistema Solar podem ser  organizados em grupos de acordo com seu tamanho ou sua pomposição.
Mercurio, Vênus, Terra e Marte são chamados de  planetas internos. Eles têm a superficie sólida formada basicamente por rochas e metais e, por isso, são considerados planetas rochosos. Esses planetas não possuem anéis.



   Júpite, Saturno, Urano e Neturno são conhecidos como planetas externos. Eles são formados de gases e, por isso, são considerados planetas gasosos. Esses planetas apresentam anéis, geralmente formados por poeira e pedaços de rocha e gelo. Saturno tem os anéis mais visíveis.



O Sistema Solar
   Nosso Sistema Solar está composto pela nossa estrela, o Sol, pelos nove planetas com suas luas e anéis, pelos asteroides e pelos cometas. Todos os planetas giram em torno de seu próprio eixo no mesmo sentido da translação em torno do Sol(...).
Origem do Sistema Solar
   A hipótese moderna para a origem do Sistema Solar é baseada na hipótese nebular, sugerida em 1755 pelo filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), e em 1796 desenvolvida pelo matemático francês Pierre-Simon de Laplace (1749-1827), em seu livro Exposition du Syteme du Monde. Laplace, que desenvolveu a teoria das probabilidades, calculou que, como todos os planetas estão no mesmo plano, giram em torno do Sol na mesma direção, e tambem giram em torno de si. 
   Alguns planetas do Sistema Solar podem ser visto do planeta Terra sem o auxilio de equipamentos, como Mercurio, Venus, Marte, Júpiter e Saturno.
    Esses planetas são vistos como pontos de luz, parecido com estrelas.

Complete as frases com as palavras em destaque. Depois, identifique a que planeta as frases se referem.
baixo  metais       habitamos      rochas        gases
Terra         anéis         Sol           maior

A) É o ____________planeta do Sistema Solar, é um planeta formado por
gases.
 Planeta:____________

B) É o menor planeta do Sistema Solar, é também o planeta mais próximo do_________.
Planeta:_____________

C) É o planeta mais distante do Sol, por isso sua temperatura é sempre muito ___________.
Planeta: _______________

D) É o planeta que possui_____________mais visiveis.
Planeta:_____________.

E) É o planeta que se localiza entre a Terra e Júpiter, é possível observá-lo da ____________.
Planeta:____________.

F) É um planeta formado por___________e____________, é o segundo planeta do Sistema Solar, a partir do Sol.
Planeta:_____________.

G) É o planeta que _____________, é um planeta rochoso. Planeta:___________.

H) É o terceiro maior planeta do Sistema Solar, é formado por __________e possui____________.
Planeta:___________.

Atividade retirada do Livro Buriti Mais Interdisciplinar
Ciências, História e Geografia.

Mat: Leia as situações apresentadas e resolvas
em seu caderno.

1) Marta pagou R$ 2.264,00 por uma geladeira da seguinte forma: deu
R$ 260,00 de entrada e pagou o restante em três
parcelas iguais. Qual o valor de cada parcela?

2) Três irmãos juntaram suas economias para comprar
uma lavadora de roupas que custa R$ 1.000,00.
Francisco deu R$ 235,00; Jorge deu R$ 320,00 e
Mariana deu R$ 275,00. O dinheiro é suficiente?
Vai sobrar ou faltar? Quanto?

3) Ontem, Paula tinha R$ 879,00 depositados
em sua conta bancária. Hoje ela depositou R$
658,00 e pagou uma conta no valor de duzentos e quarenta e seis reais. Como
ficou seu saldo bancário?

4) Heitor comprou três camisas por R$ 59,90 cada.
Comprou também uma calça por R$ 69,90. O
vendedor deu um desconto de R$ 25,00. Quanto
Heitor pagou pela compra?

5) Milena foi a uma loja comprar uma camiseta. Ela
pretendia comprar uma só, cujo preço era R$ 20,00.
Mas havia uma promoção na loja: leve 3 e pague
apenas R$ 42,00. Se Milena comprar as camisetas
nessa promoção, por quanto sairá cada camiseta?
Atividade retirada do Emai 2020.

Quinta-Feira, 11/06/2020:
Port. Nossa lingua.
Formação de palavras: Palavras derivadas e palavras compostas.
    Para entendermos a formação de palavras, primeiramente precisamos aprender que todas as palavras têm uma estrutura composta por alguns elementos. O elemento que eprenderemos neste capítulo é o radical. Observe o quadro a baixo:

flor
floricultura
flora
floral
florada
florido
florescer
reflorescer
   Você reparou que ha um elemento comum neste grupo de palavras?
   O elemento flor serve de base para os significados. Este elemento é denominado radical.
   O radical é o elemento básíco e significativo das palavras. No quadro por exemplo, temos várias palavras com um radical comum: O elemento flor.
   É a partir do radical que se dão os dois processos básicos de formação de palavras: a derivação a e composição. Na derivação há um único radical, enquanto na composição a formação da nova palavra se dará por meio de dois ou mais radicais.
   Sendo assim, a derivação é o processo de formação pelo qual se obtém uma nova palavra, chamada derivada, a partir de outra já existente, a palavra primitiva.
   A derivação prefixal ou prefixação ocorre quando há o acréscimo de um prefixo à palavra primitiva, que tem seu sentido alterado. Veja os exemplos:
amar-desamar
ler-reler
capas-incapaz
   A derivação sufixal ou sufixação ocorre quando há o acréscimo de  um
sufixo à palavra primitiva, que tem seu sentido e, às vezes, tambem sua classe gramatical alterada. Veja os exemplos:
amor-amoroso
mar-marinha/marinho
papel-papelaria
   Pode ocorrer tambem derivação prefixal e sufixal ao mesmo tempo por exemplo:
feliz-infelizmente
leal-deslealdade
  Além das palavras primitivas e derivadas, há ainda as palavras compostas formadas por meio do processo de composição, no qual a junção de dois ou mais radicais formam uma nova palavra. Veja os exemplos:
passatempo
terça-feira
girassol
couve-flor
Atividade retirada do Meu Livro de Lingua Portuguesa, 5 ano 2020

Mat: Figuras Planas.



Sexta-Feira, 12/06/2020:

Port.   Refretindo sobre a escrita.
Na atividade 1B, você irá usar o que apendeu sobre as regularidades ortugráficas.
1- Justifique o uso do "ice" e "isse", nas frases a seguir.

A) Mas que doidice! Eu jamais imaginaria que você voltaria da festa com o vestido rasgado.                                                                                                           

B) Eu queria que você não fugisse da responsabilidade de estudar.

C) Escreva o que compreendeu, após analisar a escrita das palavras com "ice" e "isse".

D) A professora solicitou aos alunos que colorissem o painel das atividades.

Atividade retirada do Livro Ler e Escrever         

Mat   Certamente você sabe que os objetos à sua volta têm formatos próprios, com características e nomes especiais.
    alguns têm superfícies arrendondadas. Chamam-se corpos redondos.
    Outros têm  todos as superfícies planas. Chamam-se poliedros.

A)   Complete o quadro com o nome de objetos de cada um desses grupos.