Atividade permanente: Leitura de um livro do acervo Biblioteca digital.
Segue link
Segunda-Feira, 08/06/2020:
Port: Leia
a tirinha de Calvin abaixo e responda no caderno.
Atividade retirada do Meu Livro de Língua
Portuguesa 5 ano 2020.
A) No primeiro quadrinho, a mãe de Calvin serve a
ele uma refeição. Relacione a expressão facial do menino com a sua fala sobre o
prato. O que ele achou da comida?
B)
A mãe de
Calvin, no segundo quadrinho, diz que se trata de comida vegetariana. Esse
adjetivo vem de qual substantivo? O
que significa comida vegetariana?
C) No
terceiro quadrinho, como Calvin reage à resposta dada pela sua mãe? Explique a
expressão facial e o movimento do corpo do menino.
D) No
último quadrinho, Calvin afirma ser "sobremesariano". De onde ele
tirou essa nova palavra e o que ela quer dizer?
Atividade
retirada do meu livro de Língua Portuguesa. 5 Ano 2020
Mat: Dona Renata está organizando
uma festa surpresa para o aniversário de sua filha Silvana, que vai fazer 10
anos. Vamos ajudar dona Renata a resolver algumas situações:
A) Ela comprou 12 pacotes de
suco com 6 latinhas em cada um. Quantas latinhas de suco foram compradas?
B) Renata encomendou salgados
para a festa. Sabendo que 100 custam
R$ 34,00, quanto ela vai pagar
por 300 salgados?
C) Para fazer os docinhos, ela
comprou 8 latas de leite condensado e gastou R$ 40,00. Qual o preço de cada
lata?
Atividade
retirada do Emai 2020
Terça-Feira, 09/06/2020:
Port: Leia o poema de
"Vinicius de Morais", que aborda o amor, em seguida responda no
caderno as questões.
Poema
Vinicius de Moraes
Tomara
Que a tristeza te convença
Que a saudade não compensa
E que a ausência não dá paz
E o verdadeiro amor de quem
se ama
Tece a mesma antiga trama
Que não se desfaz
E a coisa mais divina
Que há no mundo
É viver cada segundo
Como nunca mais...
A) O eu lírico estaria
declamando este poema para si mesme ou para outra pessoa?
B) O que o eu lírico desejava?
C)
Escreva abaixo palavras do poema qua são
derivadas de outras.
D) Escreva abaixo as palavras
primitivas que deram origem às palavras escrita
no item C.
E) Como as palavras do item C
foram formadas?
Atividade retirada do meu Livro de Lingua
Portuguesa 5 Ano 2020.
Mat:
Resolva as seguintes
situações em seu caderno.
A) Para ir à festa de Silvana,
Soraia está indecisa sobre qual roupa usar. Ela tem 3 blusas nas cores branca,
preta e lilás. E 3 saias, sendo uma rosa, uma amarela e uma verde. De quantas
maneiras diferentes ela pode se vestir, escolhendo uma blusa e uma saia?
B) Para ir a festa, pedro tem 4
camisetas nas cores verde, branca, amarela e vermelha. E 3 bermudas, nas cores
preta, branca e azul. De quantas maneiras diferentes ele pode se vestir,
escolhendo uma camiseta e uma bermuda?
C) Paulinho tem 8 maneiras diferentes
de se vestir para ir à festa, usando uma camiseta e uma calça. Sabendo que ele
tem 4 camisas de cores diferentes, quantas são as calças?
Atividade retirada do Emai.
Quarta-Feira, 10/06/2020:
Ciências: Leia o texto com atenção e
apoio de um adulto, releia se for necessário em seguida responda as questões em seu caderno.
O Sistema Solar
O Sistema solar é formado
pelo Sol e vários astros que giram em torno dele: oito planetas e seus
satélites, planetas-anões, asteroides e cometas.
O Sol
O Sol é a unica estrela do Sistema Solar.
A luz e o calor que ele
produz são fundamentais para a manutenção da vida na terra. O Sol é muito maior
do que os Planetas do Sistema Solar.
Os Planetas
Os oito planetas do Sistema
Solar podem ser organizados em grupos de
acordo com seu tamanho ou sua pomposição.
Mercurio, Vênus, Terra e Marte são chamados de
planetas internos. Eles têm a
superficie sólida formada basicamente por rochas e metais e, por isso, são
considerados planetas rochosos. Esses
planetas não possuem anéis.
Júpite,
Saturno, Urano e Neturno são conhecidos como planetas externos. Eles são formados de gases e, por
isso, são considerados planetas gasosos.
Esses planetas apresentam anéis, geralmente formados por poeira e pedaços
de rocha e gelo. Saturno tem os
anéis mais visíveis.
O Sistema Solar
Nosso
Sistema Solar está composto pela nossa estrela, o Sol, pelos nove planetas com
suas luas e anéis, pelos asteroides e pelos cometas. Todos os planetas giram em
torno de seu próprio eixo no mesmo sentido da translação em torno do Sol(...).
Origem do Sistema Solar
A hipótese moderna para a origem do Sistema
Solar é baseada na hipótese nebular, sugerida em 1755 pelo filósofo alemão
Immanuel Kant (1724-1804), e em 1796 desenvolvida pelo matemático francês
Pierre-Simon de Laplace (1749-1827), em seu livro Exposition du Syteme du Monde.
Laplace, que desenvolveu a teoria das probabilidades, calculou que, como todos
os planetas estão no mesmo plano, giram em torno do Sol na mesma direção, e
tambem giram em torno de si.
Alguns planetas do Sistema Solar podem ser
visto do planeta Terra sem o auxilio de equipamentos, como Mercurio, Venus, Marte, Júpiter e Saturno.
Esses planetas são vistos como pontos de luz,
parecido com estrelas.
Complete as frases com as
palavras em destaque. Depois, identifique a que planeta as frases se referem.
baixo metais habitamos rochas gases
Terra anéis Sol maior
A) É o ____________planeta do
Sistema Solar, é um planeta formado por
gases.
Planeta:____________
B) É o menor planeta do Sistema
Solar, é também o planeta mais próximo do_________.
Planeta:_____________
C) É o planeta mais distante do
Sol, por isso sua temperatura é sempre muito ___________.
Planeta: _______________
D) É o planeta que
possui_____________mais visiveis.
Planeta:_____________.
E) É o planeta que se localiza
entre a Terra e Júpiter, é possível observá-lo da ____________.
Planeta:____________.
F) É um planeta formado
por___________e____________, é o segundo planeta do Sistema Solar, a partir do
Sol.
Planeta:_____________.
G) É o planeta que
_____________, é um planeta rochoso. Planeta:___________.
H)
É o terceiro maior planeta do Sistema Solar, é formado por __________e
possui____________.
Planeta:___________.
Atividade retirada do Livro Buriti Mais
Interdisciplinar
Ciências, História e Geografia.
Mat: Leia as situações
apresentadas e resolvas
em seu caderno.
1) Marta pagou R$ 2.264,00 por
uma geladeira da seguinte forma: deu
R$ 260,00 de entrada e pagou
o restante em três
parcelas iguais. Qual o valor
de cada parcela?
2) Três
irmãos juntaram suas economias para comprar
uma lavadora de roupas que
custa R$ 1.000,00.
Francisco deu R$ 235,00;
Jorge deu R$ 320,00 e
Mariana deu R$ 275,00. O
dinheiro é suficiente?
Vai sobrar ou faltar? Quanto?
3) Ontem, Paula tinha R$ 879,00
depositados
em sua conta bancária. Hoje
ela depositou R$
658,00 e pagou uma conta no
valor de duzentos e quarenta e seis reais. Como
ficou seu saldo bancário?
4) Heitor comprou três camisas
por R$ 59,90 cada.
Comprou também uma calça por
R$ 69,90. O
vendedor deu um desconto de
R$ 25,00. Quanto
Heitor pagou pela compra?
5) Milena
foi a uma loja comprar uma camiseta. Ela
pretendia comprar uma só,
cujo preço era R$ 20,00.
Mas havia uma promoção na
loja: leve 3 e pague
apenas R$ 42,00. Se Milena
comprar as camisetas
nessa promoção, por quanto
sairá cada camiseta?
Atividade retirada do Emai 2020.
Quinta-Feira, 11/06/2020:
Port. Nossa
lingua.
Formação de palavras:
Palavras derivadas e palavras compostas.
Para entendermos a formação de palavras,
primeiramente precisamos aprender que todas as palavras têm uma estrutura
composta por alguns elementos. O elemento que eprenderemos neste capítulo é o radical. Observe o quadro a baixo:
flor
floricultura
flora
floral
florada
florido
florescer
reflorescer
Você reparou que ha um
elemento comum neste grupo de palavras?
O elemento flor serve de base para os significados. Este elemento é
denominado radical.
O radical é o elemento básíco e
significativo das palavras. No quadro por exemplo, temos várias palavras com um
radical comum: O elemento flor.
É a partir do radical que se dão os dois
processos básicos de formação de palavras: a derivação a e composição. Na
derivação há um único radical, enquanto na composição a formação da nova
palavra se dará por meio de dois ou mais radicais.
Sendo assim, a derivação é o processo de
formação pelo qual se obtém uma nova palavra, chamada derivada, a partir de outra
já existente, a palavra primitiva.
A derivação prefixal ou prefixação ocorre
quando há o acréscimo de um prefixo à palavra primitiva, que tem seu sentido
alterado. Veja os exemplos:
amar-desamar
ler-reler
capas-incapaz
A derivação sufixal ou sufixação ocorre
quando há o acréscimo de um
sufixo à palavra primitiva,
que tem seu sentido e, às vezes, tambem sua classe gramatical alterada. Veja os
exemplos:
amor-amoroso
mar-marinha/marinho
papel-papelaria
Pode ocorrer tambem derivação
prefixal e sufixal ao mesmo tempo por exemplo:
feliz-infelizmente
leal-deslealdade
Além das palavras primitivas e derivadas, há
ainda as palavras compostas formadas por meio do processo de composição, no
qual a junção de dois ou mais radicais formam uma nova palavra. Veja os
exemplos:
passatempo
terça-feira
girassol
couve-flor
Atividade retirada do Meu Livro de Lingua
Portuguesa, 5 ano 2020
Mat: Figuras
Planas.
Sexta-Feira, 12/06/2020:
Port. Refretindo sobre a escrita.
Na
atividade 1B, você irá usar o que apendeu sobre as regularidades ortugráficas.
1- Justifique o uso do
"ice" e "isse", nas frases a seguir.
A) Mas que doidice! Eu jamais imaginaria que você voltaria da festa com o
vestido rasgado.
B) Eu queria que você não fugisse da responsabilidade de estudar.
C) Escreva o que compreendeu,
após analisar a escrita das palavras com "ice" e "isse".
D) A professora solicitou aos
alunos que colorissem o painel das
atividades.
Atividade retirada do Livro Ler e Escrever
Mat Certamente você sabe que os objetos à sua
volta têm formatos próprios, com características e nomes especiais.
alguns têm superfícies arrendondadas.
Chamam-se corpos redondos.
Outros têm
todos as superfícies planas. Chamam-se poliedros.
A) Complete o quadro com o nome de objetos de
cada um desses grupos.