quarta-feira, 17 de junho de 2020

5° ANO - Semana 15/06/2020 á 19/06/2020


SEGUNDA-FEIRA 15/06/2020:

COPIAR NO CADERNO
Etapa 2 – Leitura de carta de leitor
ATIVIDADE 2A – CONHECENDO OUTRAS CARTAS
1.  após ler (CARTA 1 e CARTA 2),  responda as questões.

CARTA 1
Olá revista “Infância Querida”,
Amei a matéria que vocês publicaram, no mês passado, sobre os vários sabores de
sorvete que existem no mundo. Sou apaixonado por sorvetes e, quando soube que existe sabor
de carvão, fiquei muito curioso em experimentar. Pena que ele só existe na China. Quem sabe
um dia irei até lá só para experimentá-lo! Obrigado por essa descoberta tão especial.
UM GRANDE ABRAÇO,
DANILO, 9 ANOS, SÃO PAULO
Elaborada pela Equipe CEIAI

CARTA 2
Prezada revista de “Olho no Universo”
Fiquei indignado ao ler a matéria publicada por vocês, em 29/08/2019, que aborda o tema
sobre a poluição nas praias de Pernambuco. A matéria reforça a ajuda voluntária de moradores,
que vivem nas proximidades das praias afetadas, para auxiliarem na limpeza das mesmas,
como se fosse uma ação positiva e saudável para ajudar o meio ambiente. Entendo que a
atitude desses moradores foi de se mobilizarem para salvar a vida marinha, que lá ainda restava.
Porém, como médico, sei dos perigos envolvidos nessa ação, sem o uso de equipamentos
adequados. Entrar em contato com as manchas de óleo que aparecem no litoral traz riscos à
saúde, ocasionando um grande risco de contaminação, levando desde a irritação na pele até
ao câncer. As luvas e as galochas usadas pelos moradores não são suficientes para a proteção.
Apenas indivíduos devidamente treinados e com equipamentos e vestimentas seguras podem
manusear esses compostos. Isso é muito perigoso. Diante disso, a matéria publicada poderia
ter alertado os leitores sobre a importância dessa ação ser feita pelos órgãos competentes e
profissionais habilitados.
Eduardo – São Paulo
Elaborada pela Equipe CEIAI

ATIVIDADE 12.1
1. Carlos é comerciante e tem uma loja de ferramentas. Ele
aprendeu a fazer muitos cálculos apenas mentalmente.
É comum ele precisar fazer multiplicações por 10, 100
e 1.000. Que resultados você acha que ele obtém ao
calcular:
3 x 10?                                              20 x 10?
3 x 100?                                            20 x 100?
3 x 1.000?                                         20 x 1.000?
2. Que regras práticas você pode formular para multiplicar um número por 10, por
100 e por 1.000?
3. Agora, calcule mentalmente estas outras multiplicações:
20 x 30                                             2 x 300
40 x 90                                             4 x 900
50 x 60                                             5 x 600
70 x 80                                             7 x 800
4. O que você observou de interessante nesses cálculos?
5. Acessar um site educativo plataforma dragonleam - racha-cuca
6. Hora de brincar


TERÇA-FEIRA 16/06/2020:

Copiar e responder no caderno.
ATIVIDADE 2B – ANALISANDO AS CARTAS
1. Após lerem e analisarem as cartas do dia anterior, preencham o quadro a seguir.

CARTA 1
·         Como a carta começa?
·         Como o leitor se identifica?
·         Qual o assunto da carta?
·         Qual a opinião do leitor?
·         Como a carta termina?

CARTA 2
·         Como a carta começa?
·         Como o leitor se identifica?
·         Qual o assunto da carta?
·         Qual a opinião do leitor?
·         Sobre o assunto?
·         Como a carta termina?

2. Carlos comprou parafusos que vieram acondicionados em diferentes pacotes
coloridos. Veja as informações no quadro:
PARAFUSOS COMPRADOS POR CARLOS

PACOTES
QUANTIDADE DE PACOTES
QUANTIDADE DE PARAFUSO POR PACOTE
AZUL
40
12
VERDE
20
15
AMARELO
20
24
VERMELHO
10
30

3. Calcule o número de parafusos nos pacotes:
·         Azuis
·         Verdes
·         Amarelos 
·         Vermelho
4. Assistir um filme
5. Fazer um desenho sobre o filme
6. Hora de brincar


QUARTA-FEIRA 17/06/2020:

Matemática – operações
1.    Arme e efetue no caderno.
a)    249+128=
b)     950+320=
c)     1230+95=
d)     2534+789=
e)     290-130=
f)      937-25=
g)     1200-39=
h)     2100-25=
i)      425x2=
j)      49x9=
k)     120x3=
l)      230x8=
m)   88:4=
n)     48:2=
o)     99:9=
p)     69:3=

2.     Leia as situações abaixo que envolvem vários amigos que gostam de jogar videogame e outras brincadeiras e resolva cada uma delas:

A. Para comprar um videogame, Luiz
pagou 10 parcelas de 45 reais.
Quanto custou o videogame?

B. Tiago tem 13 jogos e Mateus tem o
triplo de jogos de Tiago. Quantos
jogos Mateus tem?

C. Pedro conseguiu completar um
álbum com 240 figurinhas. Sabendo
que Daniel tem a metade da
quantidade de figurinhas de Pedro,
quantas figurinhas Daniel tem?

D. Gabriel tem 50 carrinhos, que são o
dobro da quantidade de carrinhos
de Vitor. Quantos carrinhos Vitor
tem?

3.    Ajudar nas tarefas de casa
4.    Hora de brincar


QUINTA-FEIRA 18/06/2020:
Conto - Sinais de Pontuação

Pontos de Vista
Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando estourou a discussão.
— Esta história já começou com um erro — disse a Vírgula.
— Ora, por quê? — perguntou o Ponto de Interrogação.
— Deveriam me colocar antes da palavra "quando" — respondeu a Vírgula.
— Concordo! — disse o Ponto de Exclamação. — O certo seria:
"Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português, quando estourou a discussão".
— Viram como eu sou importante? — disse a Vírgula.
— E eu também — comentou o Travessão. — Eu logo apareci para o leitor saber que você estava falando.
— E nós? — protestaram as Aspas. — Somos tão importantes quanto vocês. Tanto que, para chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo.
— O mesmo digo eu — comentou o Dois-Pontos. — Apareço sempre antes das Aspas e do Travessão.
— Estamos todos a serviço da boa escrita! — disse o Ponto de Exclamação. — Nossa missão é dar clareza aos textos. Se não nos colocarem corretamente, vira uma confusão como agora!

— Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase — disseram as Reticências. — Ou dar margem para outras interpretações...
— É verdade — disse o Ponto. — Uma pontuação errada muda tudo.
— Se eu aparecer depois da frase "a guerra começou" — disse o Ponto de Interrogação — é apenas uma pergunta, certo?
— Mas se eu aparecer no seu lugar — disse o Ponto de Exclamação — é uma certeza: "A guerra começou!"
— Olha nós aí de novo — disseram as Aspas.
— Pois eu estou presente desde o comecinho — disse o Travessão.
— Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma Vírgula, é preciso os dois — disse o Ponto e Vírgula. — E aí entro eu.
— O melhor mesmo é nos chamarem para trazer paz — disse a Vírgula.
— Então, que nos usem direito! — disse o Ponto Final. E pôs fim à discussão.
Conto de João Anzanello Carrascoza, ilustrado por Will.
Revista Nova Escola - Edição Nº 165

1 . Escreva o nome das pontuações e seus significados:
2. Ajudar nas tarefas de casa
3. Hora de Brincar  


SEXTA-FEIRA 19/06/2020:


Milhares de manifestantes antirracismo reuniram-se no centro de Paris, neste sábado, para denunciar a violência da polícia, mantendo a onda de indignação que tomou o mundo após a morte do homem negro de 46 anos George Floyd nos Estados Unidos.
A polícia francesa usou bombas de gás para impedir que os manifestantes marchassem pelo centro de Paris.
A questão racial despertada pela morte de Floyd sob custódia da polícia ressoou na França, especialmente nos vulneráveis subúrbios da cidade, onde grupos de direitos humanos afirmam que acusações de tratamento violento da polícia francesa contra moradores, frequentemente com raízes imigrantes, permanecem amplamente sem serem endereçados.
Um cartaz carregado pela multidão na Praça da República dizia: “Espero que não seja morto por ser negro hoje”. Outro carregava uma mensagem para o governo: “Se você semear injustiça, colherá revolta”.
Assa Traoré, irmã de Adama Traoré, 24 anos, que morreu perto de Paris, em 2016, após a polícia detê-lo, discursou à multidão.

“A morte de George Floyd ecoa com força na morte do meu irmãozinho na França”, disse. “O que está acontecendo nos Estados Unidos acontece na França. Nossos irmãos estão morrendo”.

A família de Traoré afirma que ele foi asfixiado quando três policiais prenderam-no no chão com o peso dos seus corpos. As autoridades afirmam que a causa da morte não está clara.
O ministro do Interior, Christophe Castaner, disse anteriormente nesta semana que reconhece que há “suspeitas comprovadas de racismo” nas agências policiais da França.
Protestos também ocorreram em outros países neste sábado, incluindo em diversas cidades australianas, Taipé, Zurique e Londres.
(por Reuters publicado 13/06 as 14:06 – jornal exame.com)

Leitura e análise do texto
1.    Descreva sua opinião sobre a notícia.
2.    Acessar um site educativo plataforma dragonleam -  racha-cuca
3.    Hora de brincar.
 
:)