SEGUNDA-FEIRA
15/06/2020:
COPIAR NO
CADERNO
Etapa 2 – Leitura de carta de leitor
ATIVIDADE 2A – CONHECENDO OUTRAS CARTAS
1. após ler (CARTA 1
e CARTA 2), responda as questões.
CARTA 1
Olá revista “Infância
Querida”,
Amei a matéria que vocês
publicaram, no mês passado, sobre os vários sabores de
sorvete que existem no mundo.
Sou apaixonado por sorvetes e, quando soube que existe sabor
de carvão, fiquei muito
curioso em experimentar. Pena que ele só existe na China. Quem sabe
um dia irei até lá só para
experimentá-lo! Obrigado por essa descoberta tão especial.
UM GRANDE ABRAÇO,
DANILO, 9 ANOS, SÃO PAULO
Elaborada pela Equipe CEIAI
CARTA 2
Prezada revista de “Olho no
Universo”
Fiquei indignado ao ler a
matéria publicada por vocês, em 29/08/2019, que aborda o tema
sobre a poluição nas praias de
Pernambuco. A matéria reforça a ajuda voluntária de moradores,
que vivem nas proximidades das
praias afetadas, para auxiliarem na limpeza das mesmas,
como se fosse uma ação
positiva e saudável para ajudar o meio ambiente. Entendo que a
atitude desses moradores foi
de se mobilizarem para salvar a vida marinha, que lá ainda restava.
Porém, como médico, sei dos
perigos envolvidos nessa ação, sem o uso de equipamentos
adequados. Entrar em contato
com as manchas de óleo que aparecem no litoral traz riscos à
saúde, ocasionando um grande
risco de contaminação, levando desde a irritação na pele até
ao câncer. As luvas e as
galochas usadas pelos moradores não são suficientes para a proteção.
Apenas indivíduos devidamente
treinados e com equipamentos e vestimentas seguras podem
manusear esses compostos. Isso
é muito perigoso. Diante disso, a matéria publicada poderia
ter alertado os leitores sobre
a importância dessa ação ser feita pelos órgãos competentes e
profissionais habilitados.
Eduardo – São Paulo
Elaborada pela Equipe CEIAI
ATIVIDADE 12.1
1. Carlos é comerciante e tem uma loja de ferramentas. Ele
aprendeu a fazer muitos cálculos apenas mentalmente.
É comum ele precisar fazer multiplicações por 10, 100
e 1.000. Que resultados você acha que ele obtém ao
calcular:
3 x 10?
20 x 10?
3 x 100? 20
x 100?
3 x 1.000? 20 x 1.000?
2. Que regras práticas você pode formular para multiplicar
um número por 10, por
100 e por 1.000?
3. Agora, calcule mentalmente estas outras multiplicações:
20 x 30 2
x 300
40 x 90 4 x 900
50 x 60 5
x 600
70 x 80 7
x 800
4. O que você observou de interessante nesses cálculos?
5. Acessar um site educativo plataforma dragonleam -
racha-cuca
6. Hora de brincar
TERÇA-FEIRA
16/06/2020:
Copiar e responder no caderno.
ATIVIDADE 2B – ANALISANDO AS CARTAS
1. Após lerem e analisarem as cartas do dia anterior,
preencham o quadro a seguir.
CARTA 1
·
Como a carta começa?
·
Como o leitor se identifica?
·
Qual o assunto da carta?
·
Qual a opinião do leitor?
·
Como a carta termina?
CARTA 2
·
Como a carta começa?
·
Como o leitor se identifica?
·
Qual o assunto da carta?
·
Qual a opinião do leitor?
·
Sobre o assunto?
·
Como a carta termina?
2. Carlos comprou parafusos que vieram acondicionados em
diferentes pacotes
coloridos. Veja as informações no quadro:
PARAFUSOS COMPRADOS POR CARLOS
PACOTES
|
QUANTIDADE DE PACOTES
|
QUANTIDADE DE PARAFUSO POR PACOTE
|
AZUL
|
40
|
12
|
VERDE
|
20
|
15
|
AMARELO
|
20
|
24
|
VERMELHO
|
10
|
30
|
3. Calcule o número de parafusos nos pacotes:
·
Azuis
·
Verdes
·
Amarelos
·
Vermelho
4. Assistir um filme
5. Fazer um desenho sobre o filme
6. Hora de brincar
QUARTA-FEIRA
17/06/2020:
Matemática – operações
1. Arme e
efetue no caderno.
a) 249+128=
b) 950+320=
c) 1230+95=
d) 2534+789=
e) 290-130=
f) 937-25=
g) 1200-39=
h) 2100-25=
i) 425x2=
j) 49x9=
k) 120x3=
l) 230x8=
m) 88:4=
n) 48:2=
o) 99:9=
p) 69:3=
2. Leia as situações abaixo que envolvem vários
amigos que gostam de jogar videogame e outras brincadeiras e resolva cada uma
delas:
A. Para comprar um videogame, Luiz
pagou 10 parcelas de 45 reais.
Quanto custou o videogame?
B. Tiago tem 13 jogos e Mateus tem o
triplo de jogos de Tiago. Quantos
jogos Mateus tem?
C. Pedro conseguiu completar um
álbum com 240 figurinhas. Sabendo
que Daniel tem a metade da
quantidade de figurinhas de Pedro,
quantas figurinhas Daniel tem?
D. Gabriel tem 50 carrinhos, que são o
dobro da quantidade de carrinhos
de Vitor. Quantos carrinhos Vitor
tem?
3. Ajudar
nas tarefas de casa
4. Hora
de brincar
QUINTA-FEIRA
18/06/2020:
Conto
- Sinais de Pontuação
Pontos
de Vista
Os
sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando
estourou a discussão.
—
Esta história já começou com um erro — disse a Vírgula.
—
Ora, por quê? — perguntou o Ponto de Interrogação.
—
Deveriam me colocar antes da palavra "quando" — respondeu a Vírgula.
—
Concordo! — disse o Ponto de Exclamação. — O certo seria:
"Os
sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português, quando
estourou a discussão".
—
Viram como eu sou importante? — disse a Vírgula.
— E
eu também — comentou o Travessão. — Eu logo apareci para o leitor saber que
você estava falando.
— E
nós? — protestaram as Aspas. — Somos tão importantes quanto vocês. Tanto que,
para chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo.
— O
mesmo digo eu — comentou o Dois-Pontos. — Apareço sempre antes das Aspas e do
Travessão.
—
Estamos todos a serviço da boa escrita! — disse o Ponto de Exclamação. — Nossa
missão é dar clareza aos textos. Se não nos colocarem corretamente, vira uma
confusão como agora!
— Às
vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase — disseram as Reticências. —
Ou dar margem para outras interpretações...
— É
verdade — disse o Ponto. — Uma pontuação errada muda tudo.
— Se
eu aparecer depois da frase "a guerra começou" — disse o Ponto de
Interrogação — é apenas uma pergunta, certo?
—
Mas se eu aparecer no seu lugar — disse o Ponto de Exclamação — é uma certeza:
"A guerra começou!"
—
Olha nós aí de novo — disseram as Aspas.
—
Pois eu estou presente desde o comecinho — disse o Travessão.
—
Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma Vírgula, é
preciso os dois — disse o Ponto e Vírgula. — E aí entro eu.
— O
melhor mesmo é nos chamarem para trazer paz — disse a Vírgula.
—
Então, que nos usem direito! — disse o Ponto Final. E pôs fim à discussão.
Conto
de João Anzanello Carrascoza, ilustrado por Will.
Revista
Nova Escola - Edição Nº 165
1 . Escreva o nome das pontuações e seus significados:
2. Ajudar nas tarefas de casa
3. Hora de Brincar
Milhares de manifestantes
antirracismo reuniram-se no centro de Paris, neste sábado, para denunciar a
violência da polícia, mantendo a onda de indignação que tomou o mundo após a
morte do homem negro de 46 anos George Floyd nos Estados Unidos.
A polícia francesa usou bombas
de gás para impedir que os manifestantes marchassem pelo centro de Paris.
A questão racial despertada
pela morte de Floyd sob custódia da polícia ressoou na França, especialmente
nos vulneráveis subúrbios da cidade, onde grupos de direitos humanos afirmam
que acusações de tratamento violento da polícia francesa contra moradores,
frequentemente com raízes imigrantes, permanecem amplamente sem serem
endereçados.
Um cartaz carregado pela
multidão na Praça da República dizia: “Espero que não seja morto por ser negro
hoje”. Outro carregava uma mensagem para o governo: “Se você semear injustiça,
colherá revolta”.
Assa Traoré, irmã de Adama
Traoré, 24 anos, que morreu perto de Paris, em 2016, após a polícia detê-lo,
discursou à multidão.
“A morte de George Floyd ecoa
com força na morte do meu irmãozinho na França”, disse. “O que está acontecendo
nos Estados Unidos acontece na França. Nossos irmãos estão morrendo”.
A família de Traoré afirma que
ele foi asfixiado quando três policiais prenderam-no no chão com o peso dos
seus corpos. As autoridades afirmam que a causa da morte não está clara.
O ministro do Interior,
Christophe Castaner, disse anteriormente nesta semana que reconhece que há
“suspeitas comprovadas de racismo” nas agências policiais da França.
Protestos também ocorreram em
outros países neste sábado, incluindo em diversas cidades australianas, Taipé,
Zurique e Londres.
(por Reuters publicado 13/06
as 14:06 – jornal exame.com)
Leitura e análise do texto
1. Descreva
sua opinião sobre a notícia.
2. Acessar
um site educativo plataforma dragonleam -
racha-cuca
3. Hora
de brincar.
:)