sexta-feira, 3 de julho de 2020

4º Ano - Semana de 29/06/2020 à 03/07/2020

SEGUNDA-FEIRA – 29/06/2020

Para quem não conseguiu acompanhar as aulas no Centro de Mídias no dia 29/06/2020 segue os links abaixo:

Historia com Profª Regiane O. Santos – A circulação de pessoas e as transformações no meio cultural

https://www.youtube.com/watch?v=8lGpMIAsebE


Matemática com Prof.ª Aline Gaque – sequência: 

https://www.youtube.com/watch?v=RcVucfYn2hc


Língua Portuguesa com prof.ª Regiane - Foco narrativo 1ª e 3ª pessoa: https://www.youtube.com/watch?v=JPQPI2jpfg0


1 – Leitura: Este texto foi o mesmo que a professora Regiane realizou a leitura com vocês na aula do Centro de Mídias. Realize a leitura novamente e responda as questões em seu caderno.

Copie as pergunta e realize as respostas em seu caderno:

a) Qual o foco narrativo no primeiro paragrafo do texto? (1ª ou 3ª pessoa)

b) Qual o foco narrativo a partir do segundo paragrafo? (1ª ou 3ª pessoa)


2 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ORTOGRAFIA

Realizar as perguntas e respostas em seu caderno.


ATIVIDADE 1 - Leiam as duas frases a seguir, observando a grafia e o sentido da palavra destacada em negrito:

- É lá fora a brincadeira de roda.

- Nada fora tão triste quanto o destino daquela bruxa que enganava as crianças.

RESPONDA: Qual o sentido (significado) dessas duas palavras?


ATIVIDADE 2 – USANDO O R

Agora, observem estas palavras:

SOBREVIVER - FUNCIONAR - SURGIR - CONSTRUIR - DERRETER - FAZER

Todas elas terminam com a letra R.


PROPOSTA: Vejam as palavras a seguir e pensem em como escrevê-las, de modo que também terminem com a letra R:

 saíram: 
 ouviram: 
 acharam: 
 encontraram:                       
 correndo: 
 morrendo: 


RESPONDA: Se você precisar procurar uma dessas palavras no dicionário, em que forma as encontrará: saíram ou sair? Por quê? 

4 – Matemática:

Está proposta valerá nota, por isso ao finalizar você deverá encaminhar para sua professora.

Realize as perguntas e resposta em seu caderno de matemática.



Fonte: desafiosmate.blogspot.com


Dicas do Dia / Hora da Brincadeira

Essa atividade foi retirada da página do Facebook TURMA DA MÔNICA. 

As Parlendas são versinhos ritmados e divertidos. 

Qual é a sua favorita?









TERÇA-FEIRA: 30/06/2020

Para quem não conseguiu acompanhar as aulas no Centro de Mídias no dia 30/06/2020 segue os links abaixo:

Língua portuguesa com a prof.ª Katia Kovacs - Coesão textual: 

https://www.youtube.com/watch?v=6F6xMZkvzvI


Artes com a prof. Joelson Lima – A dança do corpo

https://www.youtube.com/watch?v=DoHD5-yZaLM


Matemática com prof.ª: Aline Gaque – Sequências no dia a dia

https://www.youtube.com/watch?v=aKUWlTPZ_OE


HISTORIA EM QUADRINHOS

Proposta: Observe com atenção a história em quadrinhos.

FONTE: https://br.pinterest.com/pin/619245017490532505/


2 - LÍNGUA PORTUGUESA:

Com relação a historia em quadrinhos copie a pergunta e responda em seu caderno:

a) Quem são os personagens da historia?

b) O que acontece?

c) Quais são os verbos que aparecem na historia?

d) No terceiro quadrinho percebe-se que a Mônica: (copie somente o item correto)

(  ) Presenteia sua mãe.

(  ) Não gostou do vestido.

(  ) Quer ficar com o vestido.

(  ) Quer vender o vestido.


3 – MATEMÁTICA:

Assista ao vídeo que fala sobre os sólidos geométricos PIRÂMIDES.

https://www.youtube.com/watch?v=ykqenwlJtOc

O vídeo apresenta dois tipos de pirâmides a triangular e a quadriculada. Preencha a tabela em seu caderno conforme as informações no vídeo.


Dicas do Dia!

AJUDAR NAS TAREFAS DOMÉSTICAS: Após finalizar seus estudos não se esqueça da importância em ajudar nas tarefas de casa, organize uma rotina para ajudar nos afazeres domésticos, verifique com sua família no que você pode auxilia-los.


QUARTA-FEIRA  01/07/2020

Para quem não conseguiu acompanhar as aulas no Centro de Mídias no dia 01/07/2020 segue os links abaixo:

Educação Física com o prof.ª Joyce e Mara - Lutas: 

https://www.youtube.com/watch?v=BRYBuJ5ZV6E


Matemática com a prof.ª Aline Gaque- Prismas e Pirâmides : 

https://www.youtube.com/watch?v=bfM9y_5XYAw


Língua Portuguesa com a prof.ª Regiane O. Santos - Diálogos em texto : https://www.youtube.com/watch?v=-KCPYFz_64M


1 – LEITURA: 


FONTE: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2915/leitura-do-texto-dramatico-novas-aventuras-de-joao-grilo


PROJETO DIDÁTICO: Lendo e compreendendo textos dramáticos:

O texto da atividade 1 trata-se de uma parte de um cordel (aprendemos sobre esse gênero textual no terceiro ano). Essas estrofes são do cordel “As Proezas de João Grilo “de João Martins de Athayde.

O Cordel é um texto utilizado no nordeste e o personagem João Grilo é muito popular presentes em contos, cordéis e no livro  “O Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna.

Agora que você relembrou um pouco sobre o cordel, baseado em sua leitura da atividade 1 copie as perguntas e responda em seu caderno as questões abaixo:

a) Como foi o nascimento de João Grilo?

b) Ele é uma personagem da cidade ou do campo?

c) Como podemos comprovar isso?

d) Quais são as características físicas de João Grilo?

e) O que significa a palavra “sambudo”? (se não souber busque o significado no dicionário)

f) Quais são as características de personalidade de João Grilo?

g) O que significa a palavra “proeza”? (se não souber busque o significado no dicionário)

h) Que tipos de proezas vocês acham que João Grilo realizava? 


MATEMÁTICA:

Para complementar a aula da professora Aline Gaque pelo Centro de Mídias, assista o vídeo abaixo que explica sobre PIRAMIDE  e PRISMA.

https://www.youtube.com/watch?v=r5I_WMg_o8g

PROPOSTA: Responda em seu caderno de matemática.

Qual a diferença entre pirâmide e prisma?


4 - Dicas do Dia - CRIANDO ARTE!

Nós professoras amamos quando vocês alunos dão um retorno das atividades que sugerimos pra vocês, segue abaixo o trabalho da aluna Maria Clara do 4º ano A.

E a nossa dica de hoje é darmos continuidade ao estudo da tabuada. Que tal fazer um jogo da memoria com a tabuada do 9?

QUINTA-FEIRA 02/07/2020

Para quem não conseguiu acompanhar as aulas no Centro de Mídias no dia 02/07/2020 segue os links abaixo:

Português com Prof.ª Regiane O. Santos – Verbos de enunciação: 

https://www.youtube.com/watch?v=6TxyGzMWV3Q


Geografia com prof.ª Lilian Barboza  e prof. Joelson -  A formação do relevo e a ocupação humanas:

https://www.youtube.com/watch?v=Ueirb7nTCgc


Matemática com o prof.ª Aline Gaque – Planificações: 

https://www.youtube.com/watch?v=jMC2LcQ4Dfc


1 – HISTORIA EM QUADRINHOS


FONTE: https://br.pinterest.com/pin/619245017490532505/

2– Língua Portuguesa: Com base na aula da professora Regiane pelo Centro de Mídias, transforme a historia em quadrinhos em um texto no seu cadernos de acordo com as orientações:

- Foco narrativo na terceira pessoa (você será o narrador observador);

- Coloque dois ponto (:) após a fala do narrador para indicar que o personagem irá falar e travessão (-) para a fala dos personagens;

- Verbos de enunciação (São exemplos falar, perguntar, afirmar, responder, indagar, replicar, argumentar, pedir, implorar, comentar, exclamar)


3– MATEMÁTICA: De acordo com a aula da professora Aline Gaque pelo Centro de Mídias e o vídeo abaixo sobre planificação, segue a proposta abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Dt5R5UQb0xE


PROPOSTA: Pegue uma embalagem em sua casa pode ser pasta de dente, caixa de maisena entre outros que estarão como solido geométrico, abra a embalagem planificação desses solido, faça o contorno da embalagem aberta em seu caderno de matemática e preencha a tabela.


4 – DICA DO DIA: LEITURA


Acesse o link do Itaú e escolha um livro para realizar a leitura, segue abaixo uma dica, mas você poderá escolher outros:

https://www.euleioparaumacrianca.com.br/historias/malala-a-menina-que-queria-ir-para-a-escol/a


Sexta-feira  03/07/2020

Para quem não conseguiu acompanhar as aulas no Centro de Mídias no dia 03/07/2020 segue os links abaixo:

Língua Portuguesa com Prof.ª Regiane – Cenário, personagem, conflito e foco narrativo:

Matemática com Prof.ª Aline Gaque – Campo multiplicativo: 

Ciências com as prof.ª Aline Gaque – Fluxo de Energia e Ecossistema: https://www.youtube.com/watch?v=1E72cwTFOac

Obs: Devido a problemas técnicos, não foi possível anexar os vídeos das aulas de sexta-feira passadas no CMSP.

1  - LEITURA: Realize a leitura do texto da que foi passado na aula da professora Regiane pelo Centro de Mídias.


2 – Língua Portuguesa:

Veja abaixo a continuação do texto da atividade 1, porém ela está com algumas palavras repetidas ou inadequadas para a escrita de textos.

PROPOSTA: Copie a continuação do texto em seu caderno substituindo as palavras em destaque por outras que estão na tabela abaixo.

4 - NATUREZA E SOCIEDADE:

Vimos que os seres vivos precisam de energia para exercer suas funções do dia a dia e essa energia é adquirida por meio da alimentação e da absorção de Nutrientes existentes nos alimentos.


DICA DO DIA/FILME: Aproveite o final de semana para assistir um filme com alguém de sua família.

2  


5º ano - Semana de 06/07/2020 á 10/07/2020

AS AULAS ABAIXO ESTÃO BASEADAS NAS AULAS DO CENTRO DE MIDIAS SÃO PAULO.

Segunda-Feira, 06/07/2020:

   

 


ATIVIDADE 01  ENTREGA DIA  10/07

LEIA A REPORTAGEM ABAIXO E RESPONDA AS PERGUNTAS EM SEU CADERNO. NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR A DATA  E ENUMERAR AS PÁGINAS:

 

“Jornada de boas noticias – leia sem medo.”

Idosa De 91 Anos Se Recupera Do Novo Coronavírus Após 10 Dias De Internamento No Paraná: ‘Estou Maravilhosa’

 

9 DE ABRIL DE 2020

 

  Vitalina Ferreira dos Santos saiu do hospital neste domingo (5), em Cornélio Procópio. Ela e a filha, que a acompanhava, deverão ficar em quarentena por mais 10 dias em casa.

“Estou maravilhosa, estou aqui para o que der e vier!”, disse Vitalina Ferreira dos Santos, de 91 anos, após se recuperar do novo coronavírus. Ela ficou internada por 10 dias e recebeu alta médica neste domingo (5), em Cornélio Procópio, no norte pioneiro do Paraná.

  “Foi uma notícia agradável. O médico chegou batendo palminha para mim, comemorando a minha vitória”, disse sobre o momento que recebeu alta.

  Paraná tinha 7 mortes e 401 casos da Covid-19 até o sábado (4)

  A idosa mora em uma fazenda em Leópolis, também no norte pioneiro, e contou que tinha viajado para São Paulo (SP), no início de março, antes de ser infectada pela Covid-19.

  “Se eu tivesse pensado bem, não teria ido para lá, mas eu queria fazer uma visita para a minha neta mais velha”, relevou.

  De acordo com a filha Vitalina dos Santos Barbosa, a mãe dela teve pneumonia e ficou internada por um dia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Mas em nenhum momento apresentou um quadro grave de saúde.

  “Eu não estou me contendo de alegria. Só um milagre mesmo. Minha mãe é cardíaca, tem pressão alta e a recuperação foi ótima. Os médicos estão pasmos de ver, isso é mão de Deus!” contou emocionada.

  Vitalina e a filha, que a acompanhou no hospital, ficarão em isolamento domiciliar por dez dias, mesmo sem apresentarem sintomas da doença. A filha aguarda pelo teste da Covid-19.

  Dona Vitalina é mãe de 10 filhos, tem 21 netos, 19 bisnetos e cinco tataranetos. Não à toa, ela disse que não vê a hora de abraçar todo mundo.

  No hospital, segundo a filha, ela fazia videoconferência pelo celular com os familiares.

Fonte: https://g1.globo.com

 

1.       QUAL A FONTE E DATA DA REPORTAGEM?

2.       COPIE UMA FALA DA SR. VITALINA.

3.       QUAL O TOTAL DE PARENTES QUE ELA DISSE QUE TEM (FILHOS, NETOS, BISNETOS E TATARANETOS)

4.       PODEMOS CONSIDERAR A SR. VITALINA E SUA FILHA  CIDADÃS? EXPLIQUE SUA RESPOSTA USANDO EXEMPLOS – MÍNIMO 4 LINHAS

5.       QUAL A MANCHETE DA REPORTAGEM? QUAL SUA IMPORTANCIA?

 

    

 

 

 

Terça-Feira, 07/07/2020:



 

 

ATIVIDADE 2 ENTREGA DIA  20/07

 

Acesse o site da plataforma DragonLearn – os dados de acesso estão com as professoras (login e senha)

 

https://dragonlearn.com.br/

 

PASSO A PASSO APÓS REALIZAR LOGIN

 

1ª NÚMEROS E QUANTIDADE

2ª DIVISORES MÚLTIPLOS

3ª  DIVISORES E MÚLTIPLOS - ao entrar terão cincos exercícios para

 

 



 



Quarta-Feira, 08/07/2020:




 

  

 

ATIVIDADE 3 – DICAS DE COMO ECONOMIZAR AGUA - CIÊNCIA, HISTÓRIA E GEOGRAFIA ENTREGA DIA 13/07

 

MATERIAL:

* SULFITE, IMAGENS DE REVISTAS OU JORNAL(AGUA ), LAPIS DE ESCREVER, CANETINHA, LAPIS PARA COLORIR, CARTOLINA, TESOURA, COLA, PAPELÃO, O QUE VOCÊ TIVER E MUUITA CRIATIVIDADE.

 

1.FAÇA PEQUENAS PLACAS, DO TAMANHO QUE QUISER USANDO FOLHA, PAPELÃO, CAIXA DE LEITE, CARTOLINA,  O QUE TIVER E ACHAR MELHOR. DECORE SUAS PLACAS COMO PREFERIR.  LEMBRE SE DE  FAZER PLACAS QUE CAIBAM FRASES E/OU IMAGENS

 

2. ESCREVA PEQUENAS FRASES DE COMO FAZER USO CONSCIENTE DA AGUÁ, TANTO A POPULAÇÃO COMO AS GRANDES INDUSTRIAS, PELO MENOS UMA PARA CADA.

 

3. TIRE FOTOS OU GRAVE VIDEOS  DE VOCÊ CONFECCIONANDO AS PLACAS E DO PRODUTO FINAL, ENVIE PARA A SUA PROFESSORA.

 

4. SEGUE ABAIXO ALGUMAS DICAS

 




 

Quinta-Feira, 09/07/2020:

  

ATIVIDADE 4 – RECEITA FESTA JUNINA – ENTREGA ATÉ DIA 15/07

 

CHEGOU A HORA BOA.

 

JUNTAMENTE COM UM ADULTO, PESQUISE UMA RECEITA TIPICA DA FESTA JUNINA E A FAÇA  REGISTRANDO O PROCESSO DA MANEIRA DE ACHAR MELHOR, SEJA POR FOTOS OU VIDEOS.

 

NÃO ESQUEÇA DE ENVIAR AS FOTOS E/OU VIDEOS PARA SUA PROFESSORA. CAPRICHE

 

*ANOTE EM SEU CADERNO A RECEITA QUE ESCOLHEU.

 

Sexta-Feira, 10/07/2020:

Aproveite para colocar seu conteúdo em ordem! 

 

CURIOSIDADE

 

http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=31  - DE ONDE VEM A AGUA?

http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=47 - TRATAMENTO DE AGUA

http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=35 - DISTRIBUIÇÃO DE AGUA

 

https://www.tudogostoso.com.br/especial/3-festa-junina - RECEITAS FESTA JUNINA