SEGUNDA-FEIRA – 29/06/2020
Para quem não conseguiu acompanhar as aulas no Centro de
Mídias no dia 29/06/2020 segue os links abaixo:
Historia com Profª Regiane O. Santos – A circulação de
pessoas e as transformações no meio cultural
https://www.youtube.com/watch?v=8lGpMIAsebE
Matemática com Prof.ª Aline Gaque – sequência:
https://www.youtube.com/watch?v=RcVucfYn2hc
Língua Portuguesa com prof.ª Regiane - Foco narrativo
1ª e 3ª pessoa: https://www.youtube.com/watch?v=JPQPI2jpfg0
1 – Leitura: Este texto foi o mesmo que a professora Regiane
realizou a leitura com vocês na aula do Centro de Mídias. Realize a leitura
novamente e responda as questões em seu caderno.
Copie as pergunta e realize as respostas em seu caderno:
a) Qual o foco narrativo no primeiro paragrafo do texto? (1ª
ou 3ª pessoa)
b) Qual o foco narrativo a partir do segundo paragrafo? (1ª
ou 3ª pessoa)
2 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ORTOGRAFIA
Realizar as perguntas e respostas em seu caderno.
ATIVIDADE 1 - Leiam as duas frases a seguir, observando a
grafia e o sentido da palavra destacada em negrito:
- É lá fora a
brincadeira de roda.
- Nada fora tão
triste quanto o destino daquela bruxa que enganava as crianças.
RESPONDA: Qual o sentido (significado) dessas duas palavras?
ATIVIDADE 2 – USANDO O R
Agora, observem estas
palavras:
SOBREVIVER - FUNCIONAR - SURGIR - CONSTRUIR - DERRETER - FAZER
Todas elas terminam com a letra R.
PROPOSTA: Vejam as palavras a seguir e pensem em como
escrevê-las, de modo que também terminem com a letra R:
saíram: | |
ouviram: | |
acharam: | |
encontraram: | |
correndo: | |
morrendo: |
RESPONDA: Se você precisar procurar uma dessas palavras no dicionário, em que forma as encontrará: saíram ou sair? Por quê?
4 – Matemática:
Está proposta valerá nota, por isso ao finalizar
você deverá encaminhar para sua professora.
Realize as perguntas e resposta em seu caderno de matemática.
Fonte: desafiosmate.blogspot.com
Dicas do Dia / Hora da Brincadeira
Essa atividade foi retirada da página do Facebook TURMA DA MÔNICA.
As Parlendas são versinhos ritmados e divertidos.
Qual é a sua
favorita?
TERÇA-FEIRA: 30/06/2020
Para quem não conseguiu acompanhar as aulas no Centro de
Mídias no dia 30/06/2020 segue os links abaixo:
Língua portuguesa com a prof.ª Katia Kovacs - Coesão textual:
https://www.youtube.com/watch?v=6F6xMZkvzvI
Artes com a prof. Joelson Lima – A dança do corpo
https://www.youtube.com/watch?v=DoHD5-yZaLM
Matemática com prof.ª: Aline Gaque – Sequências no dia a dia
https://www.youtube.com/watch?v=aKUWlTPZ_OE
HISTORIA EM QUADRINHOS
Proposta: Observe com atenção a história em quadrinhos.
FONTE: https://br.pinterest.com/pin/619245017490532505/
2 - LÍNGUA PORTUGUESA:
Com relação a historia em quadrinhos copie a pergunta e
responda em seu caderno:
a) Quem são os personagens da historia?
b) O que acontece?
c) Quais são os verbos que aparecem na historia?
d) No terceiro quadrinho percebe-se que a Mônica: (copie somente o item correto)
( ) Presenteia sua mãe.
( ) Não gostou do vestido.
( ) Quer ficar com o vestido.
( ) Quer vender o vestido.
3 – MATEMÁTICA:
Assista ao vídeo que fala sobre os sólidos geométricos PIRÂMIDES.
https://www.youtube.com/watch?v=ykqenwlJtOc
O vídeo apresenta dois tipos de pirâmides a triangular e a
quadriculada. Preencha a tabela em seu caderno conforme as informações no
vídeo.
Dicas do Dia!
AJUDAR NAS TAREFAS DOMÉSTICAS: Após finalizar
seus estudos não se esqueça da importância em ajudar nas tarefas de casa,
organize uma rotina para ajudar nos afazeres domésticos, verifique com sua
família no que você pode auxilia-los.
QUARTA-FEIRA 01/07/2020
Para quem não conseguiu acompanhar as aulas no Centro de Mídias
no dia 01/07/2020 segue os links abaixo:
Educação Física com o prof.ª Joyce e Mara - Lutas:
https://www.youtube.com/watch?v=BRYBuJ5ZV6E
Matemática com a prof.ª Aline Gaque- Prismas e Pirâmides :
https://www.youtube.com/watch?v=bfM9y_5XYAw
Língua Portuguesa com a prof.ª Regiane O. Santos - Diálogos
em texto : https://www.youtube.com/watch?v=-KCPYFz_64M
1 – LEITURA:
PROJETO DIDÁTICO: Lendo e compreendendo textos dramáticos:
O texto da atividade 1 trata-se de uma parte de um cordel
(aprendemos sobre esse gênero textual no terceiro ano). Essas estrofes são do
cordel “As Proezas de João Grilo “de João Martins de Athayde.
O Cordel é um texto utilizado no nordeste e o personagem
João Grilo é muito popular presentes em contos, cordéis e no livro “O Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna.
Agora que você relembrou um pouco sobre o cordel, baseado em
sua leitura da atividade 1 copie as perguntas e responda em seu caderno as
questões abaixo:
a) Como foi o nascimento de João Grilo?
b) Ele é uma personagem da cidade ou do campo?
c) Como podemos comprovar isso?
d) Quais são as características físicas de João Grilo?
e) O que significa a palavra “sambudo”? (se não souber busque
o significado no dicionário)
f) Quais são as características de personalidade de João
Grilo?
g) O que significa a palavra “proeza”? (se não souber busque
o significado no dicionário)
h) Que tipos de proezas vocês acham que João Grilo realizava?
MATEMÁTICA:
Para complementar a aula da professora Aline Gaque pelo
Centro de Mídias, assista o vídeo abaixo que explica sobre PIRAMIDE e PRISMA.
https://www.youtube.com/watch?v=r5I_WMg_o8g
PROPOSTA: Responda em seu caderno de matemática.
Qual a diferença entre pirâmide e prisma?
4 - Dicas do Dia - CRIANDO ARTE!
Nós professoras amamos quando vocês alunos dão um retorno das atividades que sugerimos pra vocês, segue abaixo o trabalho da aluna Maria Clara do 4º ano A.
E a nossa dica de hoje é darmos continuidade ao estudo da
tabuada. Que tal fazer um jogo da memoria com a tabuada do 9?
QUINTA-FEIRA 02/07/2020
Para quem não conseguiu acompanhar as aulas no Centro de
Mídias no dia 02/07/2020 segue os links abaixo:
Português com Prof.ª Regiane O. Santos – Verbos de enunciação:
https://www.youtube.com/watch?v=6TxyGzMWV3Q
Geografia com prof.ª Lilian Barboza e prof. Joelson - A formação do relevo e a ocupação humanas:
https://www.youtube.com/watch?v=Ueirb7nTCgc
Matemática com o prof.ª Aline Gaque – Planificações:
https://www.youtube.com/watch?v=jMC2LcQ4Dfc
1 – HISTORIA EM QUADRINHOS
FONTE: https://br.pinterest.com/pin/619245017490532505/
2– Língua Portuguesa: Com base na aula da professora Regiane
pelo Centro de Mídias, transforme a historia em quadrinhos em um texto no seu
cadernos de acordo com as orientações:
- Foco narrativo na terceira pessoa (você será o narrador
observador);
- Coloque dois ponto (:) após a fala do narrador para
indicar que o personagem irá falar e travessão (-) para a fala dos personagens;
- Verbos de enunciação (São exemplos falar, perguntar,
afirmar, responder, indagar, replicar, argumentar, pedir, implorar, comentar,
exclamar)
3– MATEMÁTICA: De acordo com a aula da professora Aline
Gaque pelo Centro de Mídias e o vídeo abaixo sobre planificação, segue a
proposta abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=Dt5R5UQb0xE
PROPOSTA: Pegue uma embalagem em sua casa pode ser pasta de dente, caixa de maisena entre outros que estarão como solido geométrico, abra a embalagem planificação desses solido, faça o contorno da embalagem aberta em seu caderno de matemática e preencha a tabela.
4 – DICA DO DIA: LEITURA
Acesse o link do Itaú e escolha um livro para realizar a
leitura, segue abaixo uma dica, mas você poderá escolher outros:
https://www.euleioparaumacrianca.com.br/historias/malala-a-menina-que-queria-ir-para-a-escol/a
Sexta-feira 03/07/2020
Para quem não conseguiu acompanhar as aulas no Centro de
Mídias no dia 03/07/2020 segue os links abaixo:
Obs: Devido a problemas técnicos, não foi possível anexar os vídeos das aulas de sexta-feira passadas no CMSP.
1 - LEITURA: Realize a leitura do texto da que foi passado na aula da professora Regiane pelo Centro de Mídias.
2 – Língua Portuguesa:
Veja abaixo a continuação do texto da atividade 1, porém ela
está com algumas palavras repetidas ou inadequadas para a escrita de textos.
PROPOSTA: Copie a continuação do texto em seu caderno
substituindo as palavras em destaque por outras que estão na tabela abaixo.
4 - NATUREZA E SOCIEDADE:
Vimos que os seres vivos precisam de energia para exercer suas funções do dia a dia e essa energia é adquirida por meio da alimentação e da absorção de Nutrientes existentes nos alimentos.
DICA DO DIA/FILME: Aproveite o final de semana para assistir
um filme com alguém de sua família.
2