quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Atividades de Artes - Profª Ariane (outubro/2020)

ARTES:


ATIVIDADE 1: Agora iremos entender o que são os sons internos, ou seja, os sons que são emitidos pelo nosso corpo.

Atividade 2: Assista ao vídeo e anote no caderno quantos sons você conseguiu identificar.



ATIVIDADE 3: Faça o desenho dos objetos que você identificou na atividade anterior

ATIVIDADE 4: Responda em seu caderno:
1.    O que achou dessa atividade?
2.    Você teve dificuldades para realizar a atividade proposta? Se sim, qual?
3.    Qual som você identificou mais? Sons internos ou externos?

Atividades de Artes - Profª Ariane (AGOSTO/2020)

 

Mês: AGOSTO

ATIVIDADE 1:

Pense numa história, pode ser alguma ideia criada por você ou alguma história que já exista. Escolha os objetos que se tornarão seus personagens e conte a história através deles.

 

ATIVIDADE 2:

Faça a ilustração da história que você criou.

 

ATIVIDADE 3:

Escreva o que você achou da atividade. Como foi usar diferentes objetos para fazer teatro? Quais foram os objetos que você utilizou?

 

ATIVIDADE 4:

Faça um desenho unindo partes de todas as histórias que foram apresentadas, lembrando que ela precisa ter um início, meio e fim.

Atividades de Artes - Profª Ariane (JULHO/2020)

MÊS: JULHO

Atividade 3: Crie uma coreografia com tema FESTA JULINA

Se puder, envie um vídeo de vocês dançando a coreografia que criaram.


Atividade 4: O que você achou das atividades até agora? Escreva no seu caderno como foi a criação da sua coreografia.


Atividade 5: Faça uma ilustração no caderno de desenho com a temática da Festa Junina.

 

1º ano - Semana de 05/10/2020 à 09/10/2020

Sequência didática - sistema de escrita

Conhecendo o alfabeto, números e ouvindo historinhas. As propostas dessas atividades sequenciais foram elaboradas de acordo com o livro ler e escrever e emai.

 

Segunda Feira (05/10/2020)

Peça para alguém de sua família ler a história de:  A princesa e a ervilha.
Link:
https://bebeatual.com/historias-princesa-e-a-ervilha_97

- Escreva o alfabeto e circule as letras do seu nome.

Conversando sobre a história:

a)    Qual é o nome da história?

b)    Alguém fala mais que outros nessa história?

c)    Desenhe ou escreva o que você mais gostou da história?

 

Terça-Feira (06/10/2020)

EMAI atividade 20.5


Ler e Escrever pág. 126

 

 

Quarta-Feira (07/10/2020)
Voltando para a página 121

Atividade - O Pato tira retrato
Obs: A família deverá realizar a leitura juntamente com o aluno.

a)    Após a leitura, circule as palavras que contenham a letra T e leia-as em voz alta.

b)    Escreva todas as palavras circuladas no seu caderno mas, antes faça o cabeçalho como de costume em sala de aula.

 

Quinta-Feira (08/10/2020)

EMAI pág. 24 atividade 21.1


  1. Alguém de sua família irá assistir a história: https://youtu.be/w7sFkkvNF30

a)    Qual a moral da história?

b)    Desenhe a história do seu jeito:



 

Sexta-Feira (09/10/2020)

Lista de palavras da história de ontem. (nome da história)

a)    Escreva 5 palavras que mais te chamou a atenção, capricha tá?!

b) EMAI pág 26.

BOM FINAL DE SEMANA !!!


2º ano - Semana de 31/08/2020 à 04/09/2020

BONS ESTUDOS!

 

31/08- SEGUNDA-FEIRA

SEQÛENCIA DIDÁTICA-SISTEMA DE LEITURA E ESCRITA.

1. ASSISTIR AS AULAS PELO CENTRO DE MÍDIAS.

2.  LEIA, ESCREVA O BILHETE E RESPONDA EM SEU CADERNO.



01/09- TERÇA-FEIRA

1. ASSISTIR AS AULAS PELO CENTRO DE MÍDIAS.

2. LEIA COM ATENÇÃO E ESCREVA NO CADERNO AS INFORMAÇÕES SOBRE O SETEMBRO AMARELO.


 


02/09- QUARTA-FEIRA

1. ASSISTIR AS AULAS PELO CENTRO DE MÍDIAS.

2.    ESCREVA EM SEU CADERNO AS PERGUNTAS E RESPOSTAS DAS ADIVINHAS.

 



 03/09- QUINTA-FEIRA

1.     ASSISTIR AS AULAS PELO CENTRO DE MÍDIAS.

2.     RESPONDA EM SEU CADERNO.

LEMBRANDO: NA ORDEM CRESCENTE, OS NÚMEROS ESTÃO NA ORDEM DO MENOR PARA O MAIOR.

NA ORDEM DECRESCENTE, OS NÚMEROS ESTÃO NA ORDEM DO MAIOR PARA O MENOR.


 

04/09- SEXTA-FEIRA

1.     ASSISTIR AS AULAS PELO CENTRO DE MÍDIAS.

2.     RESPONDA NO CADERNO CONFORME O MODELO.



3. SESSÃO CIMEMA COM PIPOCA:

ESCOLHA UM FILME COM SUA FAMILIA PARA ASSISTIREM. BOM FILME!!

5º ano - Semana de 05/10/2020 à 09/10/2020

 

Segunda

 


https://youtu.be/EyNcfkSUqZs



Campanha outubro rosa: afinal, de onde ela veio?

 Provavelmente, você já ouviu falar sobre a campanha Outubro Rosa, que acontece todos os anos, não apenas no Brasil, mas também em várias partes do mundo.

Mas você sabe qual foi o ponto de partida? De onde surgiu a ideia? Sabe o motivo de essa campanha ser tão importante?

Se você quer descobrir as respostas para essas perguntas, continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Como funciona a campanha Outubro Rosa?

O grande objetivo desse programa é chamar a atenção das pessoas para uma das doenças que mais mata as mulheres: o câncer de mama.

É um tipo de alerta para que elas façam exames periódicos, para facilitar o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura.

A campanha incentiva também o autoexame das mamas (que já não é mais recomendado em alguns países), no qual a mulher pode, através do toque, identificar o surgimento de um tipo de caroço na r

Como tudo começou?

Todo o movimento teve início nos Estados Unidos, na cidade de Nova Iorque, em 1990. A Fundação Susan G. Komen For The Cure promoveu uma corrida para arrecadar dinheiro e também informar e alertar sobre o câncer de mama.

Todas as pessoas que participaram da corrida usaram um laço rosa na altura do peito. Hoje, ele se tornou o símbolo do movimento.

A partir de então, a corrida acontecia normalmente todos os anos, até que, em 1997, outras cidades do país aderiram à campanha.

Foi assim que outubro ficou conhecido como o mês do câncer de mama e deram o nome de Outubro Rosa ao movimento.

 

Por que a conscientização é importante?

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo mais prevalente entre as mulheres e representa 28% dos casos de câncer por ano. Além disso, uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2012, mostrou que, em 20 anos, as mortes de mulheres pelo câncer de mama aumentou em 16,7%.

Esses números mostram porquê essa conscientização é importante. O Outubro Rosa é uma lembrança de que as mulheres precisam se cuidar e fazer exames como uma forma de prevenção. Quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, melhor é o prognóstico.

 

  https://youtu.be/EyNcfkSUqZs

ATIVIDADE:  AGORA QUE você entendeu um pouquinho sobre o outubro rosa, monte um cartaz, motivando as mulheres de nossas vidas a se cuidarem fazendo o auto exame.

 

 Terça-feira:

 Incêndios no Pantanal voltam a atingir áreas que já tinham sido queimadas este ano | Jornal Nacional | G1 https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/10/03/incendios-no-pantanal-voltam-a-atingir-areas-que-ja-tinham-sido-queimadas-este-ano.ghtml

 

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2020/09/setembro-tem-recorde-historico-de-queimadas-no-pantanal.shtml

 

https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/atualidades/queimadas-no-pantanal-causas-e-impactos-no-meio-ambiente.htm

 

ATIVIDADE:  Faça a leitura dos três links e compare as informações, em seguida elabore um texto sobre o tema abordado.

 

 Quarta-feira :

Projeto Didático

Mata Atlântica: Um mundo para conhecer e cuidar.

ATIVIDADE 1A

Este projeto tem por finalidade estudar sobre a mata Atlântica e organizar, após todas etapas um seminário para informar e conscientizar os demais alunos (A) da escola a respeito da importância de nossas ações para a organização de uma vida sustentável.  Precisamos perceber as consequências das nossas atitudes para a qualidade de vida do planeta , de modo que possamos nos sentir incentivados a mudar nosso comportamento.

Texto 1ª   A terra está mesmo doente?

Link para melhor compreensão das atividades:

https://youtu.be/sSQw7wniL0c

Diante das explicações, responda as páginas: 157, 158, 159.

 

Quinta-feira

 ATIVIDADE 3ª

Na etapa 3, você estudará sobre a mata Atlântica, utilizando a leitura de vários  textos e registrando as informações dos estudos que foram desenvolvidas.

Link para melhor compreensão:

https://youtu.be/DA-bQmk_Wl4

Após assistir a explicação responda as páginas: 163, 164 e quadro da 165.

 

 

Sexta-feira:

 https://youtu.be/AeVu4Gn_IbM

 

1) Represente, por meio de figuras, as frações abaixo:

a) 3

10

b) 5

  8

c) 6

 7

d) 3

  5

e) 2

  6

 

2) Observe as imagens abaixo e complete com a fração equivalente


3) Em uma escola estudam 1.920 alunos distribuídos igualmente em três períodos: manhã, tarde e noite.

a)   Quantos alunos estudam em cada período?

R:

 

b)   Quantos estudam em cada sala, se há 16 salas de aula em cada período?

R:

  

4)    Foram guardados 1.296 livros em 12 estantes, cada uma com 6 prateleiras.

a)   Quantos livros foram guardados em cada estante?

R:

 

b)    Quantos livros foram guardados em cada prateleira?

R:

 

 

 

5 º ANO – Semana de 28/09/2020 à 02/10/2020

 

 SEGUNDA-FEIRA: 28/09/2020

 



A primavera é uma estação do ano. Essa estação é caracterizada por apresentar dias com temperaturas amenas, além disso, em algumas regiões, também ocorre a floração de diversas plantas. A primavera inicia-se logo após o inverno e encerra-se dando início à estação do verão. A primavera é conhecida como a estação das flores.

Observe o poema abaixo:

 


 

O poema "A primavera endoideceu", de Sérgio Caparelli, é construído baseado no humor e no lúdico, uma vez que as palavras formam o desenho de uma flor, que é um elemento característico da primavera.

Veja outros textos escritos de diferentes formas:





1-  Atividade no caderno:

 Agora faça você mesmo, escolha uma das estações do ano que estão em destaque no texto a cima e escreva em seu caderno um texto ou um poema, mas escreva em forma de imagem, use uma estrutura diferente para o seu texto, seja criativo e envie a foto para sua professora.

 

Para quem perdeu as aulas do centro de mídias da semana passada pode assistir neste link:

 

21/09 - 5º ano EF - Língua Portuguesa - Vamos rir? - Prof.ª. Regiane Oliveira Santos

https://www.youtube.com/watch?v=xHr_EEtJZUE

 

21/09 - 5º ano EF - História - Humanos da terra Prof.ª. Regiane Oliveira Santos

https://www.youtube.com/watch?v=SZIdbE4E3F0

 

 

 TERÇA-FEIRA: 29/09/2020

 Apostila Emai-Ler e escrever de matemática (atividade 16.1, página 9 – Situação problema).

https://www.youtube.com/watch?v=cJE82QUs0NI

 

Assista a vídeo aula para conseguir fazer as atividades na sua apostila.

Para quem ainda não conseguiu pegar a apostila na escola, segue a imagem do livro para copiar e fazer no seu caderno.

 


Para quem perdeu as aulas do centro de mídias da semana passada pode assistir neste link:

 

22/09 – 5º ano EF – Arte – Sons do mundo – Prof. Joelson Vieira Lima

https://www.youtube.com/watch?v=XNCS342mJZA

 

22/09 - 5º ano EF - Matemática - Calcular, comparar e escolher: Seu papel como consumidor: Parte I – Prof.ª Lilian Barboza

https://www.youtube.com/watch?v=NeOmcndnMt4

 

 

 QUARTA-FEIRA: 30/09/2020 

Apostila Emai- Ler e escrever de português (atividade 2 A – Leitura percorrendo museus, página 140 e 141).

https://www.youtube.com/watch?v=4mkB6bxuQV8

 

1-   Atividade: 

Assista a vídeo aula para conseguir fazer as atividades. Faça uma pesquisa descubra mais sobre os museus depois faça um vídeo explicando sobre o museu que você mais gostou, se você não tiver como fazer o vídeo pode mandar a foto somente da pesquisa escrita no caderno.

 

 Para quem perdeu as aulas do centro de mídias da semana passada pode assistir neste link:

 23/09 - 5º ano EF - Educação Física - Jogos e brincadeiras do mundo - Franciele Lopes

https://www.youtube.com/watch?v=sXrAH5bJcGk

 

23/09 - 5º ano EF - Matemática - Calcular, comparar e escolher: Seu papel como consumidor: Parte II - Prof.ª Lilian Barboza

https://www.youtube.com/watch?v=9vLB9wW5ODo

 

 QUINTA-FEIRA: 01/10/2020 

Apostila Emai-Ler e escrever de matemática (atividade 16.2, página 10 – Tabela e interpretação).

https://www.youtube.com/watch?v=MEXmAEW7gUg

 

Assista a vídeo aula para conseguir fazer as atividades na sua apostila.

Para quem ainda não conseguiu pegar a apostila na escola, segue a imagem do livro para copiar e fazer no seu caderno.

  



 

 Para quem perdeu as aulas do centro de mídias da semana passada pode assistir neste link:

 

24/09 - 5º ano EF - Geografia - Interações entre campo e cidade – Prof.ª Regiane Taveira

https://www.youtube.com/watch?v=TieUcA8Y6Tg

 

24/09 - 5º ano EF - Língua Portuguesa - Fazer rir - Prof.ª Regiane Oliveira Santos

https://www.youtube.com/watch?v=Nw1epUpy7L0

 

SEXTA-FEIRA 02/10/2020  

Apostila Emai- Ler e escrever de português (atividade 3 A – Leitura percorrendo museus, página 142 e 143).

https://www.youtube.com/watch?v=5w8yc2mOl_Q

 

Assista a vídeo aula para conseguir fazer as atividades.

 

1-  Atividade:

Nesta atividade 3, você irá grifar na sua apostila no texto “História do Museu Biológico” página 143 as informações mais importantes, logo abaixo estão os tópicos que você irá seguir, para quem não tem apostila segue a imagem do texto logo abaixo, você deverá copiar as informações no seu caderno, e preste atenção, você deverá procurar as seguintes informações que estão no texto.

 

·       O nome do museu.

·       Quando foi construído.

·       A localização do museu.

·       Que animais são abrigados no museu.

·       O nome do pesquisador que descobriu o soro antiofídico.

·       Quando foi inaugurado o prédio principal.

·       Se você pudesse ir visitar o museu agora, qual é o animal que você gostaria mais de ver? Faça um desenho do animal que você quer ir ver no museu do Instituto Butantan.


 Para quem perdeu as aulas do centro de mídias da semana passada pode assistir neste link:

 

25/09 - 5º ano EF - Ciências - Equilíbrio ambiental: Possíveis ações - Prof.ª Lilian Barboza

https://www.youtube.com/watch?v=7ieD8fy9k10

 

25/09 - 5º ano EF - Língua Portuguesa - Nosso conto - Prof.ª Regiane Oliveira Santos

https://www.youtube.com/watch?v=pSa235giuJw

 

25/09 - 5º ano EF - Matemática - Jogo das pistas numéricas – Prof.ª Aline Pereira Gaque Lopes Pardo

https://www.youtube.com/watch?v=TPnbfNI_qvA

 

 Uma ótima semana e bons estudos a todos!