quarta-feira, 7 de outubro de 2020

5º ano - Semana de 05/10/2020 à 09/10/2020

 

Segunda

 


https://youtu.be/EyNcfkSUqZs



Campanha outubro rosa: afinal, de onde ela veio?

 Provavelmente, você já ouviu falar sobre a campanha Outubro Rosa, que acontece todos os anos, não apenas no Brasil, mas também em várias partes do mundo.

Mas você sabe qual foi o ponto de partida? De onde surgiu a ideia? Sabe o motivo de essa campanha ser tão importante?

Se você quer descobrir as respostas para essas perguntas, continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Como funciona a campanha Outubro Rosa?

O grande objetivo desse programa é chamar a atenção das pessoas para uma das doenças que mais mata as mulheres: o câncer de mama.

É um tipo de alerta para que elas façam exames periódicos, para facilitar o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura.

A campanha incentiva também o autoexame das mamas (que já não é mais recomendado em alguns países), no qual a mulher pode, através do toque, identificar o surgimento de um tipo de caroço na r

Como tudo começou?

Todo o movimento teve início nos Estados Unidos, na cidade de Nova Iorque, em 1990. A Fundação Susan G. Komen For The Cure promoveu uma corrida para arrecadar dinheiro e também informar e alertar sobre o câncer de mama.

Todas as pessoas que participaram da corrida usaram um laço rosa na altura do peito. Hoje, ele se tornou o símbolo do movimento.

A partir de então, a corrida acontecia normalmente todos os anos, até que, em 1997, outras cidades do país aderiram à campanha.

Foi assim que outubro ficou conhecido como o mês do câncer de mama e deram o nome de Outubro Rosa ao movimento.

 

Por que a conscientização é importante?

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo mais prevalente entre as mulheres e representa 28% dos casos de câncer por ano. Além disso, uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2012, mostrou que, em 20 anos, as mortes de mulheres pelo câncer de mama aumentou em 16,7%.

Esses números mostram porquê essa conscientização é importante. O Outubro Rosa é uma lembrança de que as mulheres precisam se cuidar e fazer exames como uma forma de prevenção. Quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, melhor é o prognóstico.

 

  https://youtu.be/EyNcfkSUqZs

ATIVIDADE:  AGORA QUE você entendeu um pouquinho sobre o outubro rosa, monte um cartaz, motivando as mulheres de nossas vidas a se cuidarem fazendo o auto exame.

 

 Terça-feira:

 Incêndios no Pantanal voltam a atingir áreas que já tinham sido queimadas este ano | Jornal Nacional | G1 https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/10/03/incendios-no-pantanal-voltam-a-atingir-areas-que-ja-tinham-sido-queimadas-este-ano.ghtml

 

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2020/09/setembro-tem-recorde-historico-de-queimadas-no-pantanal.shtml

 

https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/atualidades/queimadas-no-pantanal-causas-e-impactos-no-meio-ambiente.htm

 

ATIVIDADE:  Faça a leitura dos três links e compare as informações, em seguida elabore um texto sobre o tema abordado.

 

 Quarta-feira :

Projeto Didático

Mata Atlântica: Um mundo para conhecer e cuidar.

ATIVIDADE 1A

Este projeto tem por finalidade estudar sobre a mata Atlântica e organizar, após todas etapas um seminário para informar e conscientizar os demais alunos (A) da escola a respeito da importância de nossas ações para a organização de uma vida sustentável.  Precisamos perceber as consequências das nossas atitudes para a qualidade de vida do planeta , de modo que possamos nos sentir incentivados a mudar nosso comportamento.

Texto 1ª   A terra está mesmo doente?

Link para melhor compreensão das atividades:

https://youtu.be/sSQw7wniL0c

Diante das explicações, responda as páginas: 157, 158, 159.

 

Quinta-feira

 ATIVIDADE 3ª

Na etapa 3, você estudará sobre a mata Atlântica, utilizando a leitura de vários  textos e registrando as informações dos estudos que foram desenvolvidas.

Link para melhor compreensão:

https://youtu.be/DA-bQmk_Wl4

Após assistir a explicação responda as páginas: 163, 164 e quadro da 165.

 

 

Sexta-feira:

 https://youtu.be/AeVu4Gn_IbM

 

1) Represente, por meio de figuras, as frações abaixo:

a) 3

10

b) 5

  8

c) 6

 7

d) 3

  5

e) 2

  6

 

2) Observe as imagens abaixo e complete com a fração equivalente


3) Em uma escola estudam 1.920 alunos distribuídos igualmente em três períodos: manhã, tarde e noite.

a)   Quantos alunos estudam em cada período?

R:

 

b)   Quantos estudam em cada sala, se há 16 salas de aula em cada período?

R:

  

4)    Foram guardados 1.296 livros em 12 estantes, cada uma com 6 prateleiras.

a)   Quantos livros foram guardados em cada estante?

R:

 

b)    Quantos livros foram guardados em cada prateleira?

R:

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário