sábado, 30 de maio de 2020

4º Ano - Semana de 25/05/2020 à 29/05/2020.


SEGUNDA-FEIRA – 25/05/2020 (FERIADO ANTECIPADO)

TERÇA-FEIRA: 26/05/2020

1 – Assistir as aulas pelo Centro de Mídias. Antes de iniciar pegue o caderno, realize o cabeçalho e faça as anotações da aula.
Para quem não conseguiu acessar segue o link:



    
    2.   Projeto: Confabulando com fabula.
Reescreva uma fabula em seu caderno. Você irá escolher a fábula, pode ser uma que você goste ou fazer uma pesquisa e escrever em seu caderno.
Orientações:
- Colocar Titulo;
- Iniciar os parágrafos com letra maiúscula;
- Colocar os sinais de pontuação;
- Lembrando que as historias possuem começo, meio e fim.

3. Sequencia Ortográfica – Poema concreto
Observe o poema concreto e realize a leitura.



Com base na leitura do texto responda em seu caderno:
A – Qual o titulo do texto?
B- - Qual o nome do autor?
C- As palavras no poema formam qual imagem?
D – A imagem tem haver com o tema? Por quê?
E – O texto fala que um garoto de três anos nunca viu a chuva, como isso é possível? Será que tem haver com a região que ele mora que é o nordeste?

4 – Criando Arte:
Na aula do Centro de Mídias as professoras Gislaine e Thais falaram na aula de matemática sobre figuras e sólidos geométricos, assista ao vídeo abaixo que fala sobre o mesmo assunto:

PROPOSTA: Ainda no Centro de Mídias as professoras deram uma atividade para construir sólidos geométricos com palitos de dente e balinhas ou massinha. Veja a proposta que a colega Heloisa Vitória do 4º ano A fez:




Lembrem-se
A parte da massinha representa a VERTICE do solido geométrico.
A parte do palito representa a ARESTA do sólido geométrico.

5 – Leitura Livre – Separe 30 minutos do seu dia para realizar leitura, você pode aproveitar para ler o livro que recebeu no Kit, o gibi ou outro de seu interesse. Não se esqueça de preencher sua ficha de leitura diária.

6 – Ajudar nas tarefas domesticas – Este momento em que vocês estão o tempo todo em casa, organize uma rotina para ajudar nos afazeres domésticos, verifique com sua família no que você pode auxilia-los.



QUARTA-FEIRA 27/05/2020

 1 – Assistir as aulas pelo Centro de Mídias. Antes de iniciar pegue o caderno, realize o cabeçalho e faça as anotações da aula.
Para quem não conseguiu acessar segue o link:
https://www.youtube.com/watch?v=L29bD4bajL0


2 – Vamos ler!
Na aula do Centro de Mídias a professora Ana Paula Gugelmin trouxe um trecho do Cordel “Uma viagem ao céu”. Realize a leitura e as propostas.
Uma viagem ao céu – Leandro Gomes de Barros
Uma vez, eu era pobre,
 Vivia sempre atrasado,
Botei um negócio bom
Porém vendi-o fiado
Um dia até emprestei    
O livro do apurado.
Dei a balança de esmola
 E fiz lenha do balcão,
Desmanchei as prateleiras,
Fiz delas um marquezão,
Porém, roubaram-me a cama
Fique dormindo no chão.
Estava pensando na vida
Como havia de passar,
Não tinha mais um vintém,
Nem jeito pra trabalhar.
O marinheiro da venda
Não queria mais fiar.
      A)     Em seu caderno anote o nome do Texto e o autor;
     B)      Uma das características do Cordel é uma linguagem informal, o que isso quer dizer?
      C)      O Cordel possui versos e rimas. Quantos versos tem esse trecho do texto?

FONTE: :http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jn000024.pdf

3 – Lista
Ainda sobre o Cordel faça uma lista com as palavras que rimam.

5– No Centro de Mídias na aula de matemática com as professoras Daiane Siqueira e Juliana  revisamos a adição e a subtração.
                          SINAIS UTILIZADOS:



PROPOSTA: Copie as situações problemas em seu caderno de matemática e realize as operações.



5 – Esse é o momento de movimentar o corpo.
Sugestões: Exercícios da aula do Centro de Mídias com as professoras  Mara Valeria e Juliana Vilas. Acesse o link na proposta 1, é a ultima aula do vídeo, divirtam-se e movimente o corpo!



QUINTA-FEIRA 28/05/2020

1 – Assistir as aulas pelo Centro de Mídias. Antes de iniciar pegue o caderno, realize o cabeçalho e faça as anotações da aula.
Para quem não conseguiu acessar segue o link:


2 – Projeto Confabulando com fabula
Copie a fabula abaixo em seu caderno, completando com as palavras que estão no retângulo.




Responda:
A– Qual o título da fabula?
B– Qual a moral da historia?
C – Pesquise o significado da palavra desdenhar e escreva o significado.
D – Pinte o trecho marcado por travessão. O que indica a travessão?
3 – Apostila Aprender Sempre de Língua Portuguesa:
Realize os exercícios B e C da página 13, preencher a tabela de acordo com os personagens do texto a Chapeuzinho Vermelho das páginas 11 e 12.

4 – Criando Arte
Segue uma dica bem bacana que a aluna Maria Clara do 4º ano A encaminhou.
- Escreva a tabuada do 6 em uma folha, não coloque o resultado.
6 x1 = 6
6 x2 = 12
6 X 3 = 18
6 X4 = 24
6 x5 = 30
6 X 6 = 36
6 X7 = 42
6 X 8 = 48
6X 9 = 54
6 X 10 = 60

- Corte separando os pedaços.
- Dobre os pedacinhos fechando.
- Coloque em uma bacia e brinque de pegar com os olhos fechados e acertar o resultado.




5 – Leitura Livre – Como está sua leitura do livro que recebeu do Kit? Coloque sua leitura em dias, se já realizou a leitura do livro que recebeu, inicie a leitura de outro livro, não se esqueça de preencher sua ficha de leitura.

6 – Ajudar nas tarefas domesticas  - Ajudar nas tarefas domesticas é sempre muito bom, verifique com sua família no que você pode contribuir para a organização



 Sexta-feira  29/05/2020

1 – Assistir as aulas pelo Centro de Mídias. Antes de iniciar pegue o caderno, realize o cabeçalho e faça as anotações da aula.
Para quem não conseguiu acessar segue o link:

2 – Sequencia didática: Produção e destino do lixo
ETAPA 6
Na aula do dia 28/05/2020 do Centro de Midias, a professora apresentou um texto sobre lixo urbano. Realize a leitura do texto retirado do site: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/lixo-urbano.htm





Leia novamente, porém um paragrafo por vez, cada paragrafo que você ler faça a anotação das palavras que você acha mais importante como fonte de informação.
Ao finalizar as anotações, forme um “esquema” com as palavras que você anotou.
Essa é uma maneira de organizar suas ideias referente a leitura que organizou.

3 – Apostila Aprender Sempre de matemática:
Resolução de problemas da página 6, exercício 5.

5 – Hora da brincadeira – Momento de deixar celular, televisão, computador e fazer o corpo se mexer, as dicas de hoje são batata-quente, arranca rabo, telefone sem fio e passa anel. Divirtam-se !

Fazendo Arte:
Aula 1:
Escreva o que você achou da atividade. Como foi usar diferentes objetos para fazer teatro? Quais foram os objetos que você utilizou?

Aula 2:

Faça um desenho unindo partes de todas as histórias que foram apresentadas, lembrando que ela precisa ter um início, meio e fim.