SEGUNDA-FEIRA
– 25/05/2020 (FERIADO ANTECIPADO)
TERÇA-FEIRA: 26/05/2020
1 –
Assistir as aulas pelo Centro de Mídias. Antes de iniciar pegue o caderno,
realize o cabeçalho e faça as anotações da aula.
Para quem não conseguiu
acessar segue o link:
2. Projeto: Confabulando com fabula.
Reescreva uma fabula em seu
caderno. Você irá escolher a fábula, pode ser uma que você goste ou fazer uma
pesquisa e escrever em seu caderno.
Orientações:
- Colocar Titulo;
- Iniciar os parágrafos com
letra maiúscula;
- Colocar os sinais de
pontuação;
- Lembrando que as historias
possuem começo, meio e fim.
3. Sequencia Ortográfica – Poema concreto
Observe o poema concreto e
realize a leitura.
Fonte da imagem: https://br.pinterest.com/pin/692498880183504502/
Com base na leitura do texto
responda em seu caderno:
A – Qual o titulo do texto?
B- - Qual o nome do autor?
C- As palavras no poema
formam qual imagem?
D – A imagem tem haver com o
tema? Por quê?
E – O texto fala que um
garoto de três anos nunca viu a chuva, como isso é possível? Será que tem haver
com a região que ele mora que é o nordeste?
4 – Criando Arte:
Na aula do Centro de Mídias
as professoras Gislaine e Thais falaram na aula de matemática sobre figuras e
sólidos geométricos, assista ao vídeo abaixo que fala sobre o mesmo assunto:
PROPOSTA: Ainda no Centro de Mídias as professoras deram uma atividade para construir sólidos geométricos com palitos de dente e balinhas ou massinha. Veja a proposta que a colega Heloisa Vitória do 4º ano A fez:
Lembrem-se
A parte da massinha representa
a VERTICE do solido geométrico.
A parte do palito representa
a ARESTA do sólido geométrico.
5 – Leitura
Livre – Separe 30 minutos do seu dia para realizar leitura,
você pode aproveitar para ler o livro que recebeu no Kit, o gibi ou outro de
seu interesse. Não se esqueça de preencher sua ficha de leitura diária.
6 – Ajudar
nas tarefas domesticas – Este momento em que vocês estão o tempo todo em casa,
organize uma rotina para ajudar nos afazeres domésticos, verifique com sua
família no que você pode auxilia-los.
QUARTA-FEIRA
27/05/2020
1 – Assistir as aulas pelo
Centro de Mídias. Antes de iniciar pegue o caderno, realize o cabeçalho e faça
as anotações da aula.
Para quem não conseguiu
acessar segue o link:
https://www.youtube.com/watch?v=L29bD4bajL0
2 –
Vamos ler!
Na aula do Centro de Mídias a professora Ana Paula Gugelmin
trouxe um trecho do Cordel “Uma viagem ao céu”. Realize a leitura e as
propostas.
Uma
viagem ao céu – Leandro Gomes de Barros
Uma vez, eu era pobre,
Vivia
sempre atrasado,
Botei um negócio bom
Porém vendi-o fiado
Um dia até emprestei
Dei a balança de esmola
E fiz
lenha do balcão,
Desmanchei as prateleiras,
Fiz delas um marquezão,
Porém, roubaram-me a cama
Fique dormindo no chão.
Estava pensando na vida
Como havia de passar,
Não tinha mais um vintém,
Nem jeito pra trabalhar.
O marinheiro da venda
Não queria mais fiar.
A)
Em seu caderno anote o nome do Texto e o
autor;
B)
Uma das características do Cordel é uma
linguagem informal, o que isso quer dizer?
C)
O Cordel possui versos e rimas. Quantos
versos tem esse trecho do texto?
FONTE: :http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jn000024.pdf
Fonte imagem : https://lerlivrogratis.com/literatura_de_cordel/uma_viagem_ao_ceu/uma_viagem_ao_ceu.html
3
– Lista
Ainda sobre o Cordel faça
uma lista com as palavras que rimam.
5–
No Centro de Mídias na aula de matemática com as professoras Daiane Siqueira e
Juliana revisamos a adição e a
subtração.
SINAIS UTILIZADOS:
PROPOSTA:
Copie as situações problemas em seu caderno de matemática e realize as
operações.
5
– Esse é o momento de movimentar o corpo.
Sugestões:
Exercícios
da aula do Centro de Mídias com as professoras
Mara Valeria e Juliana Vilas. Acesse o link na proposta 1, é a ultima
aula do vídeo, divirtam-se e
movimente o corpo!
QUINTA-FEIRA
28/05/2020
1 –
Assistir as aulas pelo Centro de Mídias. Antes de iniciar pegue o caderno,
realize o cabeçalho e faça as anotações da aula.
Para quem não conseguiu
acessar segue o link:
2 –
Projeto Confabulando com fabula
Copie a fabula abaixo em seu caderno, completando com as
palavras que estão no retângulo.
Responda:
A– Qual
o título da fabula?
B– Qual a moral da historia?
C – Pesquise o significado da palavra desdenhar e escreva o significado.
D – Pinte o trecho marcado por travessão. O que indica a
travessão?
3
– Apostila Aprender Sempre de Língua Portuguesa:
Realize os exercícios B e C
da página 13, preencher a tabela de acordo com os personagens do texto a
Chapeuzinho Vermelho das páginas 11 e 12.
4 –
Criando Arte
Segue uma dica bem bacana que a aluna Maria Clara do 4º
ano A encaminhou.
- Escreva a tabuada do 6 em uma folha, não coloque o
resultado.
6 x1
= 6
|
6 x2
= 12
|
6 X 3
= 18
|
6 X4
= 24
|
6 x5
= 30
|
6 X 6
= 36
|
6 X7
= 42
|
6 X 8
= 48
|
6X 9
= 54
|
6 X
10 = 60
|
- Corte separando os pedaços.
- Dobre os pedacinhos fechando.
- Coloque em uma bacia e brinque de pegar com os olhos
fechados e acertar o resultado.
5 –
Leitura Livre – Como está sua leitura do livro que recebeu do
Kit? Coloque sua leitura em dias, se já realizou a leitura do livro que
recebeu, inicie a leitura de outro livro, não se esqueça de preencher sua ficha
de leitura.
6 –
Ajudar nas tarefas domesticas - Ajudar
nas tarefas domesticas é sempre muito bom, verifique com sua família no que
você pode contribuir para a organização
1 – Assistir as aulas pelo
Centro de Mídias. Antes de iniciar pegue o caderno, realize o cabeçalho e faça
as anotações da aula.
Para quem não conseguiu
acessar segue o link:
2 –
Sequencia didática: Produção e destino do lixo
ETAPA
6
Na
aula do dia 28/05/2020 do Centro de Midias, a professora apresentou um texto
sobre lixo urbano. Realize a leitura do texto retirado do site: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/lixo-urbano.htm
Leia novamente, porém um paragrafo por vez, cada
paragrafo que você ler faça a anotação das palavras que você acha mais
importante como fonte de informação.
Ao finalizar as anotações, forme um “esquema” com as
palavras que você anotou.
Essa é uma maneira de organizar suas ideias referente a
leitura que organizou.
3 – Apostila
Aprender Sempre de matemática:
Resolução de problemas da página 6, exercício 5.
5 –
Hora da brincadeira – Momento de deixar celular, televisão,
computador e fazer o corpo se mexer, as dicas de hoje são batata-quente,
arranca rabo, telefone sem fio e passa anel. Divirtam-se !
Fazendo Arte:
Fazendo Arte:
Aula
1:
Escreva o que você achou da atividade. Como foi usar
diferentes objetos para fazer teatro? Quais foram os objetos que você utilizou?
Aula
2:
Faça um desenho unindo partes de todas as histórias que
foram apresentadas, lembrando que ela precisa ter um início, meio e fim.