quarta-feira, 1 de julho de 2020

Atividades de Artes - Profª Ariane (Junho/2020)

Arte – Professora: Ariane

Mês: Junho

Música e Dança

ATIVIDADE 1

Atividade1: Escreva no caderno de desenho a letra da música “Xote dos Milagres” do grupo Falamansa e faça a ilustração da música.

ATIVIDADE 2

Atividade 2: Pensando na música que você ilustrou na aula anterior, crie uma coreografia para ela. Peça ajuda aos seus familiares para ensaiar e criarem juntos, pode ser apenas do refrão da música.



2° ano - Semana de 20/07/2020 á 03/07/2020

 - ASSISTIR ÀS AULAS PELO CENTRO DE MÍDIAS. 

 - ACESSAR OS LINKS DE JOGOS ONLINE

                        FESTA JUNINA 


SEGUNDA - FEIRA, 29/06/2020:

CAÇA - PALAVRAS

https://wordwall.net/resource/3065198


FORCA

https://wordwall.net/resource/3066319


TERÇA - FEIRA, 30/06/2020:

ROLETA

https://wordwall.net/resource/3055637

QUIZ

https://wordwall.net/resource/3049200


QUARTA - FEIRA, 01/07/2020:

LIGAR

https://wordwall.net/resource/3065766

LEITURA COM APOIO - FRASES

https://wordwall.net/resource/2961787


QUINTA - FEIRA, 02/07/2020:

JOGOS DOS BALÕES

https://wordwall.net/resource/2905180

QUIZ

https://wordwall.net/resource/3042183


SEXTA - FEIRA, 03/07/2020:

MÚSICA DE FESTA JUNINA PARA CRIANÇAS


RECEITAS PARA FESTAS JUNINAS



BOA DIVERSÃO!!!


1º ano - Semana de 29/06/2020 á 03/07/2020

Seqüência didática- Sistema de escrita, conhecendo o alfabeto, os números e ouvindo historinhas. As propostas dessa seqüência foram elaboradas de acordo com o livro ler e escrever.

 

Segunda- feira 29 de junho de 2020

https://oespacoeducar.com.br/2019/04/23/educacao-infantil-projeto-familia-completo-com-material-para-download/

Escreva em seu caderno o cabeçalho, como feito em sala de aula.

1-existe diferentes tipos de família e cada uma é de um jeito.

Há famílias com muitas crianças e outras com muitos adultos.


 

2- Marque as características da sua família.

(  ) tem muitas crianças   ( ) é formada por avos tios e primos.

( ) conversa bastante       ( ) conversa pouco.

( ) é formada apenas por avos  ( ) tem muitos adultos.

 

3- Pesquisem e escrevam o nome das pessoas que moram com você.

 

Terça feira, 30 de junho de 2020

1-      Verifique a tabela abaixo e responda.



 QUARTA FEIRA, 01 DE JULHO DE 2020

Vamos ouvir e ler a cantiga.


 EU VI UMA BARATA NA CARECA DO VOVÔ

ASSIM QUE ELA ME VIU,

BATEU ASAS E VOOU.

2-      FAÇA UM COLORIDO NA RESPOSTA CORRETA:

NA CARECA DO VOVÕ TINHA UMA:

LATABATATA – GRAVATA – BARATA

3-      Q UEM VIU A BARATA NA CARECA DO VOVÔ?

EU - TU-  ELE-  NÓS

 

 

QUINTA FEIRA 02 DE JUNHO 2020

 

1-    FAÇA UMA LISTA COM O NOME DE 10 COLEGAS.

2-    ESCREVA OS NUMEROS DE 1 A 60 E CIRCULE SUA IDADE.

 

 SEXTA FEIRA 02 DE JULHO DE 2020


A-   QUE DIA É O PRIMEIRO DOMINGO DO MÊS?

B-   QUANTAS SEMANAS TÊM O MÊS?

C-   ESCREVA OS NÚMEROS QUE ESTÃO NA SEGUNDA SEMANA.

D-   NA TERCEIRA QUINTA-FEIRA DESTE MÊS OCORRERA UMA GINCANA NA ESCOLA. CIRCULE NO CALENDÁRIO ESTE DIA.


5º ano - Semana de 29/06/2020 á 03/07/2020

SEGUNDA-FEIRA, 29/06/2020:

      Trem-bala - Ana Vilela


Análise e entendimento da música.

1.    Qual é o tema da música? _____________

2.    Quem canta?_________________________

3.    Quem é o compositor?__________________

4.    Qual é a mensagem que a música nos trás?____________________

5.    Qual é o significado da expressão “trem-bala" empregada na última estrofe da música?_______________________________________

6.    Em: “É sobre saber que em algum lugar alguém dela por ti” A expressão destacada sugere que:

 

A)   (  )   Temos que viver sem pensar no amanhã

B)   (  )   Sempre teremos alguém  pensando e se preocupando com a gente

C)   (  )   Que a vida passa muito rápido, e que devemos valorizar cada momento

 

7.    Escreva os versos da música que fala sobre a união de pais e filhos. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Terça-feira 30/06/2020:

 Crônicas: O pintinho

 Carlos Drummond de Andrade

     Foi talvez de um filme de Walt Disney que nasceu a moda de enfeitar com pintinhos vivos as mesas de aniversário infantil. Era uma excelente ideia, no mundo ideal do desenho animado; conduzida para o mundo concreto dos apartamentos, também alcançou êxito absoluto. Muitos garotos e garotas jamais tinham visto um pinto de verdade, e queriam comê-lo, assim como estava, imaginando ser uma espécie de doce mecânico, mais saboroso. Houve que contê-los e ensinar-lhes noções urgentes de biologia. As senhoras e moças deliciaram-se com a surpresa e gula dos meninos, e foram unânimes em achar os pintos uns amorecos. Mas estes, encurralados num centro de mesa, entre flores que não lhes diziam nada ao paladar, e atarantados por aquele rumor festivo e suspeito, deviam sentir-se absolutamente desgraçados.

        Como a celebração do aniversário terminasse, e ninguém sabia o que fazer com os pintos, pareceu à dona da casa que seria gentil e cômodo oferecer um a cada criança, transferindo assim às mães o problema do destino a dar-lhes. O único inconveniente da solução era que havia mais guris do que pintos, e não foi simples convencer aos não contemplados que aquilo era brincadeira para guris ainda bobinhos, e que mocinhas e rapazinhos de nível mental superior não se preocupam com essas frioleiras.

        Os pintos, em consequência, espalharam-se pela cidade, cada qual com seu infortúnio e seu proprietário exultante. O interesse das primeiras horas continuava a revestir-se de feição ameaçadora para a integridade física dos recém-nascidos (se é que pinto produzido em incubadora realmente nasce). Um deles foi parar num apartamento refrigerado, e posto a um canto da copa, sobre uma caixinha de papelão forrada de flanela. Semeou-se em redor o farelinho malcheiroso que o gerente do armazém recomendara como alimento insubstituível para pintos tenros, e que (o pai leu na enciclopédia) devia ser, teoricamente, farinha de baleia. A ideia da baleia alimentando o pinto encheu o garotinho de assombro, e pela primeira vez o mundo lhe apareceu como um sistema.

        O pinto sentia um frio horroroso, mas desprezava a flanela, e a todo instante se descobria, tentando fugir. Procurava algo que ele mesmo não sabia se era calor da galinha ou da criadeira. À falta de experiência, dirigiu seus passinhos na direção das saias que circulavam pela copa. As saias nada podiam fazer por ele, senão recolocá-lo em seu ninho, mas o pinto procurava sempre, e piava.

        O garoto queria carregá-lo, inventava comidas que talvez interessassem àquele paladar em formação. Não, senhor — explicou-lhe a mãe:

        — Não se pode pegar, não se pode brincar, não se pode dar nada, a não ser farelo e água.

        — Nem carinho?

        — Meu amor, carinho de gente é perigoso para bicho pequeno.

        Mas o pinto, mesmo sem saber, estava querendo era um palmo sujo de terra, com insetos e plantas comestíveis, o raio de sol batendo na poça d’água caída do céu, e companhia à sua altura e feição, e, numa casa assim tão bonita e confortável, esses bens não existiam. E piava.

        A situação começou a preocupar a dona da casa, que telefonou à amiga doadora do pinto: que fazer com ele?

        — Querida, procure criá-lo com paciência, e no fim de três meses bote na panela, antes que vire galo. É o jeito.

        Não virou galo, nem caiu na panela. No fim de três dias, piando sempre e sentindo frio, o pinto morreu. Foi sua primeira e única manifestação de vida, propriamente dita.

        O menino queria guardá-lo consigo, supondo que, inanimado, o pinto se transformara em brinquedo, manuseável. Foi chamado para dentro, e quando voltou o corpinho havia desaparecido na lixeira.

                                                   Carlos Drummond de Andrade, no livro “Fala, amendoeira”. São Paulo

 

Entendendo a crônica:

01 – Muitos dos meninos convidados para a festa de aniversário retratada pelo narrador nunca tinham visto um pintinho de verdade.

a)   Segundo o narrador, qual era o desejo desses meninos em relação aos pintinhos?

b)   A pessoa responsável pela festa teve como preocupação principal o sucesso da festa, mas não planejou o destino que seria dado aos pintinhos. Como ela resolveu esse problema ao final da festa.

02 – A crônica conta uma história que poderia acontecer no dia-a-dia, uma moda que, no desenrolar da história, se tornaria um grande problema. Assinale a opção que apresenta o tema/assunto destacado nessa crônica.

a)   A alegria das crianças que puderam compartilhar a vida urbana com a vida rural.

b)   O problema da sociedade quando um objeto (ou animal, neste caso) é usado por causa de uma simples moda e depois esquecido pelo próprio consumidor.

 

03 – Que crítica podemos perceber nessa crônica?

     

04 – O narrador refere-se inicialmente a uma nova decoração das mesas em festa de aniversário infantil.

a)   Na festa que ele relata, o aniversariante é destacado como figura principal?

 

b)   Qual é o destaque da festa?

 

05 – A pessoa responsável pela festa teve como preocupação principal o sucesso da festa.

a)   Ela planejou o destino que seria dado aos pintinhos?

 

b)   Como ela resolveu esse problema?

 

06 – A partir do terceiro parágrafo do texto o narrador conta o que aconteceu com os pintinhos depois da festa.

a)   Como foi a adaptação desse pintinho ao novo ambiente?

 

b)   Na sua opinião os outros pintinhos passaram por uma situação muito diferente da vivida por esse pintinho?

 

07 – O narrador imagina que o pintinho, mesmo sem saber, procurava algo no apartamento em que estava.

a)   O que o pintinho procurava?

      b)   Na verdade, a ave sentia falta de quê?


Quarta-feira, 01/07/2020:

 GRAMÁTICA

1.Forme adjetivos acrescentando oso, eza ou osa.

A.Gosto  =

b.Poder =

c.Orgulho =

d.Mole =

e.Rico =

f.Cheiro=

g.Estudo =

h.Pobre =

i.Sabor =

j.Triste =

k.Esperto =

l.Franco =

 

2.Classifique as palavras abaixo em substantivo ou adjetivo de acordo com o código:

A – adjetivo

B – substantivo

(   ) pedra

(   )carinhoso

(   )inteligente

(   )mesa

(   )caprichoso

(   )caderno

(   )Jairo

(   )Alice

(   )Manaus

(   )desobediente

(   )alto

(   )alegre

3.Complete a cruzadinha com  ADJETIVOS:

1. Menino que tem coragem..............

2.Boletim da escola............................

3.Filme que assusta............................

4.Aquele que tem preguiça................

5. Revista da semana.........................

6.Festa do mês de junho...................

7.Queijo de Minas.............................

8.Pagamento de conta feita por mês...

9.Quem tem carinho por outra pessoa é...


4.Circule os verbos e grife os adjetivos na música abaixo:


Anjo da Internet -Maísa

Caiu na net ela domina os likes e as curtidas

Na rede social ela é muito bem vista

Fotos no Instagram, ela quer impressionar

Uma foto por minuto essa garota quer postar

 

Ela é simplesmente um anjo na internet

Caiu na rede é peixe, com ela ninguém se mete

Fotos no Instagram, ela quer impressionar

Uma foto por minuto essa garota quer postar


Ela chama atenção na mídia social

Invejada por todos, ela é sensacional

Tem marra de chata, pose de menininha

Mas quando dança e canta essa garota é uma gracinha

 

Uma foto por minuto

Mil curtidas por segundo

Na rede social o que não falta é assunto

Vive dentro do seu mundo, vive fantasiando

E tudo que ela faz, geral tá compartilhando

 

Ela é simplesmente um anjo na internet

Caiu na rede é peixe, com ela ninguém se mete

Fotos no Instagram, ela quer impressionar

Uma foto por minuto essa garota quer postar



Ela é poderosa, tá de batom rosa

Todo mundo se inspira, ela é toda pomposa

No Twitter ela arrasa, Snap é sensação

E seus comentários tão cheios de coração.

https://www.letras.mus.br/carinha-de-anjo/anjo-da-internet/


Quinta-feira, 02/07/2020:

 Problemas sobre frações e números ordinais

1)   Sabendo que um dia tem 24 horas, qual é a fração representa 10:00 horas da manhã?

R:

 2)    1)    De uma caixa com 48 ovos, Jaciara usou 2/3 para fazer bolos e doces. Quantos ovos ela usou? Quantos ovos sobraram?

R:

 3)    Romildo partiu um bolo em 20 pedaços, ele vendeu 2/4 a dinheiro e restante a crédito. Quantos pedaços foram vendidos em dinheiro? Quantos foram vendidos no crédito?

R:

 4)    De um saco contendo 36 balas, Tânia deu 3/6 das balas a Maria, 1/6  a Lila e ficou com 2/6 . Com quantas balas cada um ficou?

Tânia

Maria

Lila

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5)   Uma barra de chocolate foi divida em 16 partes. Roni comeu 4 partes, Amauri comeu 2 partes, Mirtes comeu 6 partes, Tárcia comeu o restante. Qual fração que representa a parte comida por:

 

Roni

Amauri

Mirtes

Tárcia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Números Ordinais

1) Escreva os números ordinais abaixo por extenso:

a) 72º:

b) 84º:

c) 522º

d) 376º:

e) 513º:

f) 157º:

 

2) Leia e descubra o que se pede com números ordinais:

a) No registro da escola sou o número 154. Qual é minha posição, em números ordinais?

R: 

b) Em uma corrida com 249 participantes, fui o ultimo a chegar. Qual foi minha classificação em números ordinais?

R: 


Sexta-feira, 03/07/2020

 A água e suas propriedades

A água na forma líquida (segundo os conhecimentos atuais). Praticamente todas as formas de vida conhecidas dependem da água, o que explica o fato de se encontrarem organismos vivos apenas na Terra.

A maior parte da água no planeta está nos 
oceanos e mares. Só 3% estão nos rios, lagos, nas geleiras e nos glaciares. A água doce encontra-se também debaixo da superfície do solo - é o que se chama lençol freático.

Conforme o lugar, formam-se verdadeiros rios subterrâneos. O ser humano faz perfurações profundas em alguns locais para captar água - são os poços artesianos.

 

Ciclo hidrológico, ou ciclo da água

A água também faz parte do corpo dos seres vivos. Percebemos sua existência em nosso corpo quando transpiramos, urinamos ou choramos, embora nesses casos, ela esteja misturada com outros produtos do nosso metabolismo.

A água está sempre se renovando. Existe um ciclo hidrológico, ou ciclo da água. Isso quer dizer que não existe "água nova". A água que se bebe, já foi nuvem (vapor), por exemplo. Essa renovação se repete desde o início da vida na Terra. Assim, a água que abastece os seres vivos hoje, é a mesma que os 
dinossauros bebiam! Por isso é tão importante evitar a poluição e o desperdício. Caso contrário, a água se esgotará e com ela toda a vida.

 

Três estados da água

A água pode ser encontrada na natureza em três estados físicos: sólido (gelo), líquido, e gasoso (vapor de água).

A água do ambiente (incluindo a que se encontra nos seres vivos) evapora por ação do calor. Quando nossa transpiração seca, por exemplo, a água evapora e passa do estado líquido (gotas de suor) para o gasoso.

No vapor de água existem partículas minúsculas, tão leves que são carregadas pelo ar. Então, formam-se as nuvens, da água que evapora dos oceanos, mares, lagos e rios. A mudança de temperatura causa um fenômeno chamado condensação.

A água passa do estado gasoso para o líquido, na forma de chuva. Essa, por sua vez, cai de volta no ambiente. A terra absorve essa água que é aproveitada, parte pelas raízes das plantas e parte vai para os lençóis freáticos. Esse ciclo nunca pára.

 

Propriedades da água

Veja as características fazem da água um recurso único e fundamental na natureza.

·         Capacidade térmica: quando se aquece um copo de papel com água dentro, pode-se notar que o papel não queima e a temperatura da água aumenta. Isso acontece porque a água é capaz de absorver o calor do papel. Essa propriedade é conhecida como capacidade térmica.

Os vegetais, que têm água em sua composição, conseguem absorver a radiação solar (para realizar a fotossíntese) sem se queimarem. A transpiração, tanto nos vegetais quanto nos animais, tem o mesmo efeito: auxilia o resfriamento do corpo, pois a água, quando evapora, absorve uma grande quantidade de calor do meio onde está.
 

Atividades:

Agora é sua vez de pesquisar e responder:

 1)   O que é água potável?

R.

 2)   Qual o ponto de ebulição da água?

R. 

3)   O que é água termal?

R.

 4)   Como é a água destilada?

R.

 5)   O que é eletrólise da água?

R.

 6)   Cite 3 propriedades dos líquidos.

R.