Atividade1: Escreva no
caderno de desenho a letra da música “Xote dos Milagres” do grupo Falamansa e
faça a ilustração da música.
ATIVIDADE 2
Atividade 2: Pensando
na música que você ilustrou na aula anterior, crie uma coreografia para ela.
Peça ajuda aos seus familiares para ensaiar e criarem juntos, pode ser apenas
do refrão da música.
Seqüência didática- Sistema
de escrita, conhecendo o alfabeto, os números e ouvindo historinhas. As
propostas dessa seqüência foram elaboradas de acordo com
o livro ler e escrever.
4.Qual é a
mensagem que a música nos trás?____________________
5.Qual é o
significado da expressão “trem-bala" empregada na últimaestrofe
damúsica?_______________________________________
6.Em: “É
sobre saber que em algum lugar alguém dela por ti” Aexpressãodestacada
sugere que:
A)() Temos
que viver sem pensar no amanhã
B)() Sempre
teremos alguémpensando e se preocupando
com a gente
C)()Que
a vida passa muito rápido, e que devemos valorizar cada momento
7.Escreva
os versos da música que fala sobre a união de pais e filhos. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Terça-feira 30/06/2020:
Crônicas: O pintinho
Carlos Drummond de
Andrade
Foi talvez
de um filme de Walt Disney que nasceu a moda de enfeitar com pintinhos vivos as
mesas de aniversário infantil. Era uma excelente ideia, no mundo ideal do
desenho animado; conduzida para o mundo concreto dos apartamentos, também
alcançou êxito absoluto. Muitos garotos e garotas jamais tinham visto um pinto
de verdade, e queriam comê-lo, assim como estava, imaginando ser uma espécie de
doce mecânico, mais saboroso. Houve que contê-los e ensinar-lhes noções
urgentes de biologia. As senhoras e moças deliciaram-se com a surpresa e gula
dos meninos, e foram unânimes em achar os pintos uns amorecos. Mas estes,
encurralados num centro de mesa, entre flores que não lhes diziam nada ao
paladar, e atarantados por aquele rumor festivo e suspeito, deviam sentir-se
absolutamente desgraçados.
Como
a celebração do aniversário terminasse, e ninguém sabia o que fazer com os
pintos, pareceu à dona da casa que seria gentil e cômodo oferecer um a cada
criança, transferindo assim às mães o problema do destino a dar-lhes. O único
inconveniente da solução era que havia mais guris do que pintos, e não foi
simples convencer aos não contemplados que aquilo era brincadeira para guris
ainda bobinhos, e que mocinhas e rapazinhos de nível mental superior não se preocupam
com essas frioleiras.
Os
pintos, em consequência, espalharam-se pela cidade, cada qual com seu
infortúnio e seu proprietário exultante. O interesse das primeiras horas
continuava a revestir-se de feição ameaçadora para a integridade física dos
recém-nascidos (se é que pinto produzido em incubadora realmente nasce). Um
deles foi parar num apartamento refrigerado, e posto a um canto da copa, sobre
uma caixinha de papelão forrada de flanela. Semeou-se em redor o farelinho
malcheiroso que o gerente do armazém recomendara como alimento insubstituível
para pintos tenros, e que (o pai leu na enciclopédia) devia ser, teoricamente,
farinha de baleia. A ideia da baleia alimentando o pinto encheu o garotinho de
assombro, e pela primeira vez o mundo lhe apareceu como um sistema.
O
pinto sentia um frio horroroso, mas desprezava a flanela, e a todo instante se
descobria, tentando fugir. Procurava algo que ele mesmo não sabia se era calor
da galinha ou da criadeira. À falta de experiência, dirigiu seus passinhos na
direção das saias que circulavam pela copa. As saias nada podiam fazer por ele,
senão recolocá-lo em seu ninho, mas o pinto procurava sempre, e piava.
O
garoto queria carregá-lo, inventava comidas que talvez interessassem àquele
paladar em formação. Não, senhor — explicou-lhe a mãe:
—
Não se pode pegar, não se pode brincar, não se pode dar nada, a não ser farelo
e água.
—
Nem carinho?
—
Meu amor, carinho de gente é perigoso para bicho pequeno.
Mas
o pinto, mesmo sem saber, estava querendo era um palmo sujo de terra, com
insetos e plantas comestíveis, o raio de sol batendo na poça d’água caída do
céu, e companhia à sua altura e feição, e, numa casa assim tão bonita e
confortável, esses bens não existiam. E piava.
A
situação começou a preocupar a dona da casa, que telefonou à amiga doadora do
pinto: que fazer com ele?
—
Querida, procure criá-lo com paciência, e no fim de três meses bote na panela,
antes que vire galo. É o jeito.
Não
virou galo, nem caiu na panela. No fim de três dias, piando sempre e sentindo
frio, o pinto morreu. Foi sua primeira e única manifestação de vida,
propriamente dita.
O
menino queria guardá-lo consigo, supondo que, inanimado, o pinto se
transformara em brinquedo, manuseável. Foi chamado para dentro, e quando voltou
o corpinho havia desaparecido na lixeira.
Carlos
Drummond de Andrade, no livro “Fala, amendoeira”. São Paulo
Entendendo a crônica:
01 – Muitos dos meninos
convidados para a festa de aniversário retratada pelo narrador nunca tinham
visto um pintinho de verdade.
a) Segundo o
narrador, qual era o desejo desses meninos em relação aos pintinhos?
b) A pessoa
responsável pela festa teve como preocupação principal o sucesso da festa, mas
não planejou o destino que seria dado aos pintinhos. Como ela resolveu esse
problema ao final da festa.
02 – A crônica conta uma
história que poderia acontecer no dia-a-dia, uma moda que, no desenrolar da
história, se tornaria um grande problema. Assinale a opção que apresenta o
tema/assunto destacado nessa crônica.
a) A alegria
das crianças que puderam compartilhar a vida urbana com a vida rural.
b) O problema
da sociedade quando um objeto (ou animal, neste caso) é usado por causa de uma
simples moda e depois esquecido pelo próprio consumidor.
03 – Que crítica podemos
perceber nessa crônica?
04 – O narrador refere-se
inicialmente a uma nova decoração das mesas em festa de aniversário infantil.
a) Na festa
que ele relata, o aniversariante é destacado como figura principal?
b) Qual é o
destaque da festa?
05 – A pessoa responsável pela
festa teve como preocupação principal o sucesso da festa.
a) Ela planejou
o destino que seria dado aos pintinhos?
b) Como ela
resolveu esse problema?
06 – A partir do terceiro
parágrafo do texto o narrador conta o que aconteceu com os pintinhos depois da
festa.
a) Como foi a
adaptação desse pintinho ao novo ambiente?
b) Na sua
opinião os outros pintinhos passaram por uma situação muito diferente da vivida
por esse pintinho?
07 – O narrador imagina que o
pintinho, mesmo sem saber, procurava algo no apartamento em que estava.
a) O que o
pintinho procurava?
b) Na
verdade, a ave sentia falta de quê?
Quarta-feira, 01/07/2020:
GRAMÁTICA
1.Forme
adjetivos acrescentando oso, eza ou osa.
A.Gosto=
b.Poder =
c.Orgulho =
d.Mole =
e.Rico =
f.Cheiro=
g.Estudo =
h.Pobre =
i.Sabor =
j.Triste =
k.Esperto =
l.Franco =
2.Classifique as palavras abaixo em
substantivo ou adjetivo de acordo com o código:
A – adjetivo
B – substantivo
() pedra
()carinhoso
()inteligente
()mesa
()caprichoso
()caderno
()Jairo
()Alice
()Manaus
()desobediente
()alto
()alegre
3.Complete a
cruzadinha comADJETIVOS:
1. Menino que
tem coragem..............
2.Boletim da
escola............................
3.Filme que
assusta............................
4.Aquele que
tem preguiça................
5. Revista da
semana.........................
6.Festa do
mês de junho...................
7.Queijo de
Minas.............................
8.Pagamento
de conta feita por mês...
9.Quem tem
carinho por outra pessoa é...
4.Circule os verbos e grife os
adjetivos na música abaixo:
Anjo da Internet -Maísa
Caiu na net ela
domina os likes e as curtidas
Na rede social ela
é muito bem vista
Fotos no Instagram, ela quer impressionar
Uma foto por minuto essa garota quer postar
Ela é simplesmente
um anjo na internet
Caiu na rede é peixe, com ela ninguém se mete
Fotos no
Instagram, ela quer impressionar
Uma foto por
minuto essa garota quer postar
Ela chama atenção na mídia social
Invejada por todos, ela é sensacional
Tem marra de
chata, pose de menininha
Mas quando dança e canta essa garota é uma gracinha
1)Sabendo
que um dia tem 24 horas, qual é a fração representa 10:00 horas da manhã?
R:
2)1)De
uma caixa com 48 ovos, Jaciara usou 2/3 para fazer bolos e doces. Quantos
ovos ela usou? Quantos ovos sobraram?
R:
3)Romildo partiu um bolo em 20 pedaços, ele vendeu 2/4 a dinheiro e restante a crédito.
Quantos pedaços foram vendidos em dinheiro? Quantos foram vendidos no crédito?
R:
4)De
um saco contendo 36 balas, Tânia deu 3/6 das balas a Maria, 1/6 a Lila e ficou com 2/6 . Com quantas balas cada um
ficou?
Tânia
Maria
Lila
5)Uma barra de chocolate foi divida em 16 partes.
Roni comeu 4 partes, Amauri comeu 2 partes, Mirtes comeu 6 partes, Tárcia comeu
o restante. Qual fração que representa a parte comida por:
Roni
Amauri
Mirtes
Tárcia
Números Ordinais
1) Escreva os números ordinais abaixo por extenso:
a) 72º:
b) 84º:
c) 522º
d) 376º:
e) 513º:
f) 157º:
2) Leia e descubra o que se pede com números
ordinais:
a) No registro da escola sou o número 154. Qual é
minha posição, em números ordinais?
R:
b) Em uma corrida com 249 participantes, fui o
ultimo a chegar. Qual foi minha classificação em números ordinais?
R:
Sexta-feira, 03/07/2020
A água e suas propriedades
A água na
forma líquida (segundo os conhecimentos atuais). Praticamente todas as formas
de vida conhecidas dependem da água, o que explica o fato de se encontrarem
organismos vivos apenas na Terra.
A maior parte da água no planeta está nos oceanos e mares. Só 3% estão nos rios, lagos, nas geleiras e nos
glaciares. A água doce encontra-se também debaixo da superfície do solo - é o
que se chama lençol freático.
Conforme o lugar, formam-se verdadeiros rios subterrâneos. O ser humano faz
perfurações profundas em alguns locais para captar água - são os poços artesianos.
Ciclo hidrológico, ou
ciclo da água
A água também faz parte do corpo dos seres vivos.
Percebemos sua existência em nosso corpo quando transpiramos, urinamos ou
choramos, embora nesses casos, ela esteja misturada com outros produtos do
nosso metabolismo.
A água está sempre se renovando. Existe um ciclo hidrológico, ou ciclo da água.
Isso quer dizer que não existe "água nova". A água que se bebe, já
foi nuvem (vapor), por exemplo. Essa renovação se repete desde o início da vida
na Terra. Assim, a água que abastece os seres vivos hoje, é a mesma que
os dinossauros bebiam! Por isso é tão importante evitar a
poluição e o desperdício. Caso contrário, a água se esgotará e com ela toda a
vida.
Três estados da água
A água pode ser encontrada na natureza em três
estados físicos: sólido (gelo), líquido, e gasoso (vapor de água).
A água do ambiente (incluindo a que se encontra nos seres vivos) evapora por
ação do calor. Quando nossa transpiração seca, por exemplo, a água evapora e
passa do estado líquido (gotas de suor) para o gasoso.
No vapor de água existem partículas minúsculas, tão leves que são carregadas
pelo ar. Então, formam-se as nuvens, da água que evapora dos oceanos, mares,
lagos e rios. A mudança de temperatura causa um fenômeno chamado condensação.
A água passa do estado gasoso para o líquido, na forma de chuva. Essa, por sua
vez, cai de volta no ambiente. A terra absorve essa água que é aproveitada,
parte pelas raízes das plantas e parte vai para os lençóis freáticos. Esse
ciclo nunca pára.
Propriedades da água
Veja as características
fazem da água um recurso único e fundamental na natureza.
·Capacidade
térmica: quando se aquece um copo de papel com água dentro, pode-se notar que o
papel não queima e a temperatura da água aumenta. Isso acontece porque a água é
capaz de absorver o calor do papel. Essa propriedade é conhecida como
capacidade térmica.
Os vegetais, que têm água em sua composição, conseguem absorver a radiação
solar (para realizar a fotossíntese) sem se queimarem. A transpiração, tanto
nos vegetais quanto nos animais, tem o mesmo efeito: auxilia o resfriamento do
corpo, pois a água, quando evapora, absorve uma grande quantidade de calor do
meio onde está.