quinta-feira, 2 de abril de 2020

Jogo de Tabuleiro sobre Coronavírus

Hoje vamos compartilhar uma dica de jogo para brincar no período de quarentena!
O Jogo de tabuleiro sobre Coronavírus, foi criado pela Designer Natália Rosa, que nos disponibilizou com muito carinho seu trabalho, com o objetivo de entreter as crianças e familiares neste período tão delicado que a humanidade está enfrentando.
Para confeccionar este jogo, basta imprimir o tabuleiro, os dados, recortar, colar e se divertir com sua família. 
Aproveite também esta dica para criar seu próprio jogo de tabuleiro em seu caderno!





COMUNICADO Nº 2: Férias: 06/04/2020 à 20/04/2020

Senhores Pais e/ou Responsáveis,

A partir do dia 06/04/2020 a 20/04/2020 estaremos em período de férias.

As atividades ficarão disponíveis no Blog para realização.

Retornaremos após esse período e esperamos da Secretaria da Educação mais informações.

Fiquem atentos as postagens posteriores.


Desejamos a todos Boas Férias!

5º Ano - Atividades da Semana de 30/03/2020 à 03/04/2020

Semana 30 de março a 03 de abril

Atividade permanente
Dia 30/03
1. Pesquise alguma reportagem (em revista, internet, jornal, etc...) sobre arte, cultura ou lazer e realize a leitura junto com um adulto e escreva em seu caderno um pequeno resumo, ou seja, as principais informações da reportagem. Depois escreva dicas de lugares que tenham área de lazer para adultos e crianças.

Dia 31/03
Leia os textos abaixo (carta ao leitor) e responda a atividade em seu caderno:

IMAGEM 6


IMAGEM 8



IMAGEM 9


Dia 01/04
Releia as cartas ao leitor do dia anterior e responda as questões abaixo – no caderno.

IMAGEM 10

Atividade retirada do livro Ler e Escrever 5 ano /2020

Dia 02/04
2. Encontre um reportagem atualizada sobre o Coronavírus e responda as questões abaixo em seu caderno:
a. Por que você considera essa reportagem importante?
b. Quais as informações você achou mais importantes? Escreva abaixo:
c. Qual a finalidade de reportagem? Para divertir? Orientar? Saber mais sobre o assunto?
Sequencia didática

Dia 03/04
1. Passe o texto a limpo, no caderno, corrigindo os erros.


IMAGEM 11


Criando arte
Segue abaixo links de videos com sugestões para criar sua arte. Lembramos que todas as atividades devems er realizadas sob supervisão de um adulto!
https://www.youtube.com/watch?v=c9pN4rXTtCc https://www.youtube.com/watch?v=-gwDXyx9tu4

Hora da brincadeira
Segue abaixo link com sugestão de brincaderia/exercicio para criança: Yoga https://www.youtube.com/watch?v=jfr4T0Zimbc Alongamento https://www.youtube.com/watch?v=n4Wo4al6SuM Bricadeiras em familia https://lunetas.com.br/25-brincadeiras-para-fazer-em-familia/

Leitura:
De inicio a leitura de um dos livros que estão na pasta de leitura. Caso não consiga terminar nesse mesmo dia deixe para continuar no próximo.
Ajudar nas tarefas domesticas https://www.portalraizes.com/os-15-principios-de-maria-montessori/

IMAGEM 12

Vamos produzir
Dia 01/04
Produza uma carta ao leitor para o jornal que você escolheu a reportagem sobre o coronavírus, em seu caderno. Vale lembrar que sua carta será uma critica ou para parabenizar o jornal.
Segue o link de video explicativo sobre carta ao leitor https://www.youtube.com/watch?v=nZXiBQvW9AM https://www.youtube.com/watch?v=voApqGavJWo

Dia 03/04
Produza um texto – com tema livre – lembre se da pontuação, parágrafos, letras maiúsculas etc...
No caderno.


4º Ano - Atividades da Semana de 30/03/2020 à 03/04/2020

SEGUNDA-FEIRA – 30/03/2020

1 – Leitura de HQ



Após a leitura responda em seu caderno:
O Menino Maluquinho tem uma decisão, qual é e por que ele tem essa ideia?
Que resposta Carolina dá pra ele?
Você concorda com o pensamento dos dois? Por quê?
Para ler mais tirinhas em HQ acesse:

2 – Projeto: Confabulando com fabula
A fabula que iremos estudar hoje é “O leão e o Rato”

O leão e o rato

Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.
Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.
MORAL DA HISTÓRIA: Uma boa ação ganha outra.
A fábula do leão e do rato ensina o leitor sobre o ciclo da generosidade e o valor da vida em comunidade. Quando o rato precisou de ajuda, o leão o ajudou, algum tempo depois, quando foi à vez do leão estar em apuros, o rato esteve lá prontamente disposto a o amparar. A fábula nos estimula a praticar o bem e ensina que um dia podemos ajudar e em outro momento precisarmos de ajuda.
A fábula do leão e do rato foi adaptada para desenho animado e está disponível na íntegra com um total de sete minutos de duração:




ATIVIDADE:
Em seu caderno, comente sobre a moral da fabula que estudamos hoje:
A -  Você concorda que uma boa ação ganha outra? Por quê?
B -  Relate um pequeno acontecimento em sua vida que mostra uma boa ação. Realize o relato com muito capricho, não se esqueça de iniciar com paragrafo e letra maiúscula.
O texto da aula de hoje foram tirados do site: 
https://www.culturagenial.com/fabulas-de-esopo/


3 Vamos produzir  - Faça seu desenho sobre o COVID-19, verifique as orientações na página inicial do nosso site, caprichem!

4 – Hora da brincadeira: Quando terminar suas tarefas, deixe de lado celular, computador e televisão, brinque de dominó, dama, xadrez, se não tem construa seus jogos com materiais recicláveis.

5 – Agora é hora de acessar Sites Educativos - para exercitar a mente com exercícios de matemática, acesse o site abaixo, realize seu cadastro e comece a jogar.



TERÇA-FEIRA: 31/03/2020

Projeto: Confabulando com fabula.
Leia a fabula: O Jabuti e a fruta de Ana Maria Machado

 O JABUTI E A FRUTA


              

                Uma vez apareceu na floresta uma árvore nova que dava uma fruta que todos os bichos ficaram com vontade de comer, mas só podia comer quem primeiro soubesse o nome da fruta. E, para ficar sabendo, era preciso perguntar a uma mulher que tomava conta da árvore e morava meio longe. Depois, embaixo da árvore, tinha que dizer o nome da fruta bem certinho. Então a fruta amadurecia e caía.
        Um por um, cada bicho ia lá na casa da mulher e perguntava. Ela respondia. Ela não podia enganar ninguém. Tinha que responder direito, o nome certo, como o deus da mata havia mandado.
        Mas era um nome enorme e complicadíssimo. Quando chegava na metade do caminho, o bicho já havia esquecido e não podia voltar lá pra perguntar de novo. Precisava guardar bem direitinho na cabeça para não esquecer.
        Para complicar ainda mais, a mulher fazia uma coisa ruim, só para atrapalhar. Misturava as ideias na cabeça do bicho que perguntava. Quer dizer, depois de falar bem certinho o nome da fruta, quando o bicho já estava indo embora, tentando guardar o nome da fruta, ela chamava:
        – Ei, espera um pouquinho, compadre, que eu acho que me enganei!
        E então começava a dizer várias outras palavras para confundir.
        ... Até que chegou a vez do Jabuti.
        Sabendo do que tinha acontecido com os outros, ele teve uma ideia. Levou sua violinha quando foi se apresentar à mulher:
        – Por favor, a senhora pode me dizer qual é o nome da fruta?
        Ela respondeu:
        – Mussá, Mussá, Mussagambira, Mussauê.
        Rapidamente ele inventou uma musiquinha e começou a dedilhar as cordas da viola enquanto cantava:
        – Mussá, Mussá, Mussagambira, Mussauê.
        E num instantinho a mulher chamou:
        – Ei, seu Jabuti, não é que eu lhe dei uma informação errada? O nome da fruta não é esse não. É Puçá, Puçá, Puçacambira, Puçuarinha.
        E o Jabuti não parou de cantar.
        – Mussá, Mussá, Mussagambira, Mussauê.
        E a mulher vinha atrás dele, falando sem parar.
        – Ou será que eu me enganei? Acho que é Içá, Içá, pega na imbira, solta a farinha ….
        E o Jabuti firme, dedilhando sua viola:
        – Mussá, Mussá, Mussagambira, Mussauê.
        A mulher não desistia:
        – Ou será que é Assá, Assá, viu curupira, viu você?
        E o Jabuti não parava um segundo:
        – Mussá, Mussá, Mussagambira, Mussauê.
        A mulher ficou furiosa, passou a mão num pedaço de pau e deu uma pancada no Jabuti que rachou seu casco todinho, mas o teimoso não parou:
        – Mussá, Mussá, Mussagambira, Mussauê.
        Continuou até que chegou perto da árvore e a mulher teve que voltar para casa. O Jabuti cantou:
        – Mussá, Mussá, Mussagambira, Mussauê.
        Era o nome certo. A fruta caiu. Ele continuou cantando e foi uma chuva de frutas amadurecendo e caindo. Dava para todos os bichos provarem.
        E, como as frutas tinham um visgo grudento que nem jaca, os outros bichos aproveitaram e usaram o visgo para colar os cacos do casco rachado do Jabuti.
        E ele ficou assim, remendadinho, até hoje !!!

Ana Maria Machado. Histórias à brasileira – O pavão misterioso e outros.
São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2008.

Em seu caderno, realize o cabeçalho, copie as perguntas, coloque as respostas e depois confira o gabarito fazendo a correção.

01 – Qual é o título da história?
02 – Quais são os personagens da história?
03 – Em que local se passa a história?
04 – Qual é o gênero textual da história?
05 – O que apareceu na floresta que causou tanto alvoroço?
06 – Mas, para poder comer a fruta, era preciso falar o nome dela certinho. Qual era o nome?
07 – O jabuti, sabendo o que tinha acontecido com os outros bichos, o que fez ele para memorizar o nome da fruta?
08 – O que a mulher fez para impedir o jabuti de chegar até a árvore e falar o nome dela?
09 – O que aconteceu com o jabuti, por causa da pancada?
10 – Mesmo assim, o jabuti chegou embaixo da árvore e cantou. O que aconteceu?
11 – A fruta tinha um visgo grudento, o que os bichos fizeram com o visgo?
12 – Após isso, como o jabuti ficou?
13 – Para você, qual é a moral da história?

   Confira suas respostas
1 - O jabuti e a fruta.
2 -  O jabuti e a mulher.
3 - A história passa na floresta.
4 -  É uma fábula.
5 -  Apareceu uma árvore nova, que dava frutos que todos os bichos tinham vontade de comer.
6 -    “--- Mussá, Mussá, Mussagambira, Mussauê.”
7 - Pegou sua viola e inventou uma musiquinha e começou a cantar, até chegar embaixo da árvore.
8 -  A princípio disse que tinha falado o nome errado, depois ela pegou um pedaço de pau e deu uma pancada nele.
9 - Rachou todinho o seu casco.
10 - As frutas amadureceram e caíram e todos os bichos puderam comer.
11 -  Eles usaram para colar os cacos do casco rachado.
12 -  Ficou todo remendadinho.
13 -  Resposta pessoal do aluno.


2 . Sequencia Ortográfica – Poema concreto

Na primeira sequencia do Poema Concreto apresentamos através de vídeos dois poemas concretos.
Pesquise em sites alguns POEMAS CONCRETOS. Escolha um, verifique a fonte, leia e observe todas as características.
Copie a obra em seu caderno e coloque as informações abaixo:
Nome do Poema:
Nome do autor:
Ano de publicação:
Sobre o que fala o poema:

3 – Criando Arte: Na página inicial do nosso site tem a informação e o link de cursos de desenho online oferecidos pela Fabber Castell, os cursos são gratuitos, leia, se inscreva e divirta-se.

4 – Ajudar nas tarefas domesticas – A dica de hoje para ajudar nas tarefas domesticas é cuidar dos animais domésticas (caso tenha), dar comida, trocar a água, limpar a sujeira. Se não tiver animais de estimação, peça a orientação de um adulto para tirar o pó dos moveis.

5 – Leitura Livre – Após realizar as lições de hoje e ajudar nas tarefas domesticas que tal uma boa leitura? Na página inicial do nosso site você encontrará um link para acessar o site da biblioteca virtual do Itau Cultural, lá você encontrará historias fantásticas. Não se esqueça de preencher sua ficha de leitura para apresentar aos colegas e professora no retorno das aulas. Ela pode ser realizada em uma folha do caderno.



1 – Vamos ler!
A dica de leitura de hoje está na página do nosso site, “Nosso Final Feliz”, escrito por Alice C. Pintanel. Após a leitura preencha sua tabela de leitura diária.

2- Sequencia didática: Produção e destino do Lixo – ETAPA 3
Para a sequência da nossa atividade faremos a leitura do texto “Coleta e destino do lixo”
Antes da leitura do texto observe o esquema abaixo:
Após observar o esquema, leia o texto com atenção e copie em seu caderno todas as palavras que você leu no texto que também está no esquema.







PROPOSTA:
Responda em seu caderno:
O Esquema tem haver com o texto? Por quê?
Você acha que o esquema é uma forma resumida de explicar o que tem no texto?
Quando você observou somente o esquema conseguiu compreender sobre o que o texto queria dizer?

3 – Atividade.
Com base no esquema e texto faça um cartaz explicando sobre a coleta de lixo, pode colar imagens, fazer desenhos, use a criatividade e capricho, guarde para levar no retorno das aulas.

4 – Esse é o momento de desligar televisão, celular, computador e brincar. Sugestões: Corda, elástico, estatua corrida de saco.

5 – Agora é hora de acessar sites educativos.
Como dica acesse o site https://rachacuca.com.br/


QUINTA-FEIRA 02/04/2020

1 – Projeto Confabulando com fabula
Realize a leitura da fabula: O Gato, o Galo e o Ratinho



PROPOSTA: Realize as perguntas e respostas em seu caderno.
1 – Quem são os personagens da fabula?
2 – Nesta fábula tem o narrador que conta a historia e os personagens. A travessão (-) é utilizada para indicar o inicio da fala do personagem.
a)   Quantos travessões há no texto?
b)   Qual é o sinal utilizado para separar a fala do narrador da fala do personagem?
3 – Onde e quando acontece a historia?
4 – Na historia o ratinho encontrou o galo e o gato. Quais são os adjetivos (características)  que ele dá para cada um?
5 – Copie a moral da fabula.
6 – Por que o ratinho se enganou com os dois animais que viu?
2 – Leitura:
 Leia a tirinha de historia em quadrinhos.



Em seu caderno copie as perguntas e coloque as respostas.
Em que lugar a historia acontece?
A expressão no rosto do Jon no primeiro quadrinho é diferente da expressão do ultimo. Por quê?
Por que o balão do Garfield é diferente do de Jon?
Liz parece ter discordado com algo sobrea limpeza de Jon, o que será?
Copie o texto abaixo, completando as frases de acordo com a historia da tirinha em quadrinhos.
Jon está animado contando falando ao ________________ com Liz.
Ele está dizendo que limpou tudo, tirou até o _________ da torre das __________________________.
Com a expressão de bravo Jon diz que algumas pessoas diriam que a torres de pizza pode ser _______________________________.
Garfield que escuta a conversa tem o seguinte pensamento que a beleza está nos olhos de quem vê, ou seja, ______________________________.

3 – Criando Arte
Na página inicial do nosso site tem uma dica para  confeccionar um Jogo de tabuleiro sobre o Corona vírus. Caso você não tenha como imprimir, construa um com o material que tem em casa e divirta-se. 
4  – Ajudar nas tarefas domesticas  - Como sugestão organize a mesa antes e após a refeição e lave a louça.
5 – Leitura Livre – Escolha um livro pra ler ou acesse a biblioteca virtual Kdsbook do Itaú Cultural https://www.euleioparaumacrianca.com.br/livros/
Não se esqueça de preencher sua ficha de leitura diária.

Sexta-feira  03/04/2020
1 – Leitura - Leia uma noticia no Jornal de Boas Noticias https://jornaldeboasnoticias.com.br/tag/criancas/

2 – Sequencia didática: Produção e destino do lixo

ETAPA 4

O vídeo abaixo já foi apresentado em sala de aula, mas vamos recordar assistindo: 


Com base no vídeo responda em seu caderno as perguntas:
O que é a regra dos quadro Rs?
Quais são as palavras que estão associadas aos quatro Rs?
Você acha que desperdiçamos muitas coisas que poderiam ser reutilizadas? De exemplos:
Como poderíamos produzir menos lixo?
Por que é importante reciclar?

3 – Vamos Produzir!
Qual foi a leitura que você escolheu na proposta 1 de hoje no Jornal de Boas noticias?
Escreva em seu caderno sobre o que leu, coloque o nome do texto, onde aconteceu, data em que foi publicada e o assunto.

4 – Hora da brincadeira – Momento de deixar celular, televisão, computador e fazer o corpo se mexer, as dicas de hoje são batata-quente, arranca rabo, telefone sem fio e passa anel. Divirtam-se !

5 – Assistir um filme com a família e fazer um desenho sobre ele.

Essa proposta pode ser realizada hoje (sexta) ou durante o final de semana, capriche no seu desenho sobre o filme e leve para a escola pra compartilhar esse momento.