Hoje vamos compartilhar uma dica de jogo para brincar no período de quarentena!
O Jogo de tabuleiro sobre Coronavírus, foi criado pela Designer Natália Rosa, que nos disponibilizou com muito carinho seu trabalho, com o objetivo de entreter as crianças e familiares neste período tão delicado que a humanidade está enfrentando.
Para confeccionar este jogo, basta imprimir o tabuleiro, os dados, recortar, colar e se divertir com sua família.
Aproveite também esta dica para criar seu próprio jogo de tabuleiro em seu caderno!
1. Pesquise alguma reportagem
(em revista, internet, jornal, etc...) sobre arte, cultura ou lazer e realize a
leitura junto com um adulto e escreva em seu caderno um pequeno resumo, ou
seja, as principais informações da reportagem. Depois escreva dicas de lugares
que tenham área de lazer para adultos e crianças.
Dia 31/03
Leia os textos abaixo (carta ao
leitor) e responda a atividade em seu caderno:
IMAGEM 6
IMAGEM 8
IMAGEM 9
Dia 01/04
Releia as cartas ao leitor do
dia anterior e responda as questões abaixo – no caderno.
IMAGEM 10
Atividade retirada do livro Ler
e Escrever 5 ano /2020
Dia 02/04
2. Encontre um reportagem
atualizada sobre o Coronavírus e responda as questões abaixo em seu caderno:
a. Por que você considera essa
reportagem importante?
b. Quais as informações você
achou mais importantes? Escreva abaixo:
c. Qual a finalidade de
reportagem? Para divertir? Orientar? Saber mais sobre o assunto?
Sequencia didática
Dia 03/04
1.
Passe o texto a limpo, no caderno, corrigindo os erros.
IMAGEM 11
Criando arte
Segue abaixo links de videos
com sugestões para criar sua arte. Lembramos que todas as atividades devems er
realizadas sob supervisão de um adulto!
Segue abaixo link com sugestão
de brincaderia/exercicio para criança: Yoga
https://www.youtube.com/watch?v=jfr4T0Zimbc Alongamento
https://www.youtube.com/watch?v=n4Wo4al6SuM Bricadeiras em familia
https://lunetas.com.br/25-brincadeiras-para-fazer-em-familia/
Leitura:
De inicio a leitura de um dos
livros que estão na pasta de leitura. Caso não consiga terminar nesse mesmo dia
deixe para continuar no próximo.
Ajudar nas tarefas domesticas
https://www.portalraizes.com/os-15-principios-de-maria-montessori/
IMAGEM
12
Vamos produzir
Dia 01/04
Produza uma carta ao leitor
para o jornal que você escolheu a reportagem sobre o coronavírus, em seu
caderno. Vale lembrar que sua carta será uma critica ou para parabenizar o
jornal.
Segue o link de video
explicativo sobre carta ao leitor https://www.youtube.com/watch?v=nZXiBQvW9AM
https://www.youtube.com/watch?v=voApqGavJWo
Dia 03/04
Produza um texto – com tema
livre – lembre se da pontuação, parágrafos, letras maiúsculas etc...
A fabula que iremos estudar hoje é “O leão e o Rato”
O leão e o rato
Um leão, cansado de tanto caçar, dormia
espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima
dele e ele acordou.
Todos conseguiram fugir, menos um, que o
leão prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão
desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
Algum tempo depois, o leão ficou preso na
rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira
tremer com seus urros de raiva.
Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes
afiados, roeu as cordas e soltou o leão.
MORAL DA HISTÓRIA: Uma boa ação ganha
outra.
A
fábula do leão e do rato ensina o leitor sobre o ciclo da generosidade e o
valor da vida em comunidade. Quando o rato precisou de ajuda, o leão o ajudou,
algum tempo depois, quando foi à vez do leão estar em apuros, o rato esteve lá
prontamente disposto a o amparar. A fábula nos estimula a praticar o bem e
ensina que um dia podemos ajudar e em outro momento precisarmos de ajuda.
A fábula do leão e do rato foi adaptada
para desenho animado e está disponível na íntegra com um total de sete minutos
de duração:
Em seu caderno, comente sobre a moral da fabula que
estudamos hoje:
A - Você concorda
que uma boa ação ganha outra? Por quê?
B - Relate um
pequeno acontecimento em sua vida que mostra uma boa ação. Realize o relato com
muito capricho, não se esqueça de iniciar com paragrafo e letra maiúscula.
3 – Vamos produzir - Faça seu desenho sobre o COVID-19, verifique
as orientações na página inicial do nosso site, caprichem!
4 – Hora
da brincadeira: Quando terminar suas tarefas, deixe de lado
celular, computador e televisão, brinque de dominó, dama, xadrez, se não tem
construa seus jogos com materiais recicláveis.
5 –
Agora é hora de acessar Sites Educativos - para exercitar a
mente com exercícios de matemática, acesse o site abaixo, realize seu cadastro
e comece a jogar.
Leia a fabula: O Jabuti e a
fruta de Ana Maria Machado
O JABUTI E A FRUTA
Uma vez apareceu na floresta uma árvore nova
que dava uma fruta que todos os bichos ficaram com vontade de comer, mas só
podia comer quem primeiro soubesse o nome da fruta. E, para ficar sabendo, era
preciso perguntar a uma mulher que tomava conta da árvore e morava meio longe.
Depois, embaixo da árvore, tinha que dizer o nome da fruta bem certinho. Então
a fruta amadurecia e caía.
Um por um, cada
bicho ia lá na casa da mulher e perguntava. Ela respondia. Ela não podia
enganar ninguém. Tinha que responder direito, o nome certo, como o deus da mata
havia mandado.
Mas era um nome
enorme e complicadíssimo. Quando chegava na metade do caminho, o bicho já havia
esquecido e não podia voltar lá pra perguntar de novo. Precisava guardar bem
direitinho na cabeça para não esquecer.
Para complicar
ainda mais, a mulher fazia uma coisa ruim, só para atrapalhar. Misturava as
ideias na cabeça do bicho que perguntava. Quer dizer, depois de falar bem
certinho o nome da fruta, quando o bicho já estava indo embora, tentando
guardar o nome da fruta, ela chamava:
– Ei, espera um
pouquinho, compadre, que eu acho que me enganei!
E então começava
a dizer várias outras palavras para confundir.
... Até que
chegou a vez do Jabuti.
Sabendo do que
tinha acontecido com os outros, ele teve uma ideia. Levou sua violinha quando
foi se apresentar à mulher:
– Por favor, a
senhora pode me dizer qual é o nome da fruta?
Ela respondeu:
– Mussá, Mussá,
Mussagambira, Mussauê.
Rapidamente ele
inventou uma musiquinha e começou a dedilhar as cordas da viola enquanto
cantava:
– Mussá, Mussá,
Mussagambira, Mussauê.
E num
instantinho a mulher chamou:
– Ei, seu
Jabuti, não é que eu lhe dei uma informação errada? O nome da fruta não é esse
não. É Puçá, Puçá, Puçacambira, Puçuarinha.
E o Jabuti não
parou de cantar.
– Mussá, Mussá,
Mussagambira, Mussauê.
E a mulher vinha
atrás dele, falando sem parar.
– Ou será que eu
me enganei? Acho que é Içá, Içá, pega na imbira, solta a farinha ….
E o Jabuti firme,
dedilhando sua viola:
– Mussá, Mussá,
Mussagambira, Mussauê.
A mulher não
desistia:
– Ou será que é
Assá, Assá, viu curupira, viu você?
E o Jabuti não
parava um segundo:
– Mussá, Mussá,
Mussagambira, Mussauê.
A mulher ficou
furiosa, passou a mão num pedaço de pau e deu uma pancada no Jabuti que rachou
seu casco todinho, mas o teimoso não parou:
– Mussá, Mussá,
Mussagambira, Mussauê.
Continuou até
que chegou perto da árvore e a mulher teve que voltar para casa. O Jabuti
cantou:
– Mussá, Mussá,
Mussagambira, Mussauê.
Era o nome
certo. A fruta caiu. Ele continuou cantando e foi uma chuva de frutas
amadurecendo e caindo. Dava para todos os bichos provarem.
E, como as frutas
tinham um visgo grudento que nem jaca, os outros bichos aproveitaram e usaram o
visgo para colar os cacos do casco rachado do Jabuti.
E ele ficou
assim, remendadinho, até hoje !!!
Ana Maria Machado. Histórias à brasileira – O pavão misterioso e
outros.
São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2008.
Em seu caderno, realize o
cabeçalho, copie as perguntas, coloque as respostas e depois confira o gabarito
fazendo a correção.
01 – Qual é o
título da história?
02 – Quais são
os personagens da história?
03 – Em que
local se passa a história?
04 – Qual é o
gênero textual da história?
05 – O que
apareceu na floresta que causou tanto alvoroço?
06 – Mas, para poder comer a fruta, era preciso falar o nome
dela certinho. Qual era o nome?
07 – O jabuti, sabendo o que tinha acontecido com os outros
bichos, o que fez ele para memorizar o nome da fruta?
08 – O que a mulher fez para impedir o jabuti de chegar até a
árvore e falar o nome dela?
09 – O que aconteceu com o jabuti, por causa da pancada?
10 – Mesmo assim, o jabuti chegou embaixo da árvore e cantou. O
que aconteceu?
11 – A fruta tinha um visgo grudento, o que os bichos fizeram
com o visgo?
12 – Após isso, como o jabuti ficou?
13 – Para você, qual é a moral da história?
Confira suas respostas
1 - O jabuti e a fruta.
2 - O jabuti e a mulher.
3 - A história passa na floresta.
4 - É uma fábula.
5 - Apareceu uma árvore nova, que dava frutos que todos os bichos tinham vontade de comer.
6 - “--- Mussá, Mussá, Mussagambira, Mussauê.”
7 - Pegou sua viola e inventou uma musiquinha e começou a cantar, até chegar embaixo da árvore.
8 - A princípio disse que tinha falado o nome errado, depois ela pegou um pedaço de pau e deu uma pancada nele.
9 - Rachou todinho o seu casco.
10 - As frutas amadureceram e caíram e todos os bichos puderam comer.
11 - Eles usaram para colar os cacos do casco rachado.
Na primeira sequencia do Poema
Concreto apresentamos através de vídeos dois poemas concretos.
Pesquise em sites alguns
POEMAS CONCRETOS. Escolha um, verifique a fonte, leia e observe todas as
características.
Copie a obra em seu caderno
e coloque as informações abaixo:
Nome do Poema:
Nome do autor:
Ano de publicação:
Sobre o que fala o poema:
3
– Criando Arte: Na página inicial do nosso site tem a
informação e o link de cursos de desenho online oferecidos pela Fabber Castell,
os cursos são gratuitos, leia, se inscreva e divirta-se.
4
– Ajudar nas tarefas domesticas – A dica de hoje para ajudar
nas tarefas domesticas é cuidar dos animais domésticas (caso tenha), dar
comida, trocar a água, limpar a sujeira. Se não tiver animais de estimação,
peça a orientação de um adulto para tirar o pó dos moveis.
5
– Leitura Livre – Após realizar as lições de hoje e ajudar
nas tarefas domesticas que tal uma boa leitura? Na página inicial do nosso site
você encontrará um link para acessar o site da biblioteca virtual do Itau
Cultural, lá você encontrará historias fantásticas. Não se esqueça de preencher
sua ficha de leitura para apresentar aos colegas e professora no retorno das
aulas. Ela pode ser realizada em uma folha do caderno.
1 – Vamos
ler!
A dica de leitura de hoje está na página do nosso site,“Nosso Final Feliz”, escrito por Alice C. Pintanel.
Após a leitura preencha sua tabela de leitura diária.
2-
Sequencia didática: Produção e destino do Lixo – ETAPA 3
Para a sequência da nossa atividade faremos a leitura do
texto “Coleta e destino do lixo”
Antes da leitura do texto observe o esquema abaixo:
Após observar o esquema, leia o texto com atenção e copie
em seu caderno todas as palavras que você leu no texto que também está no
esquema.
Você acha que o esquema é uma forma resumida de explicar
o que tem no texto?
Quando você observou somente o esquema conseguiu
compreender sobre o que o texto queria dizer?
3 – Atividade.
Com base no esquema e texto faça um cartaz explicando
sobre a coleta de lixo, pode colar imagens, fazer desenhos, use a criatividade
e capricho, guarde para levar no retorno das aulas.
4 – Esse
é o momento de desligar televisão, celular, computador e brincar. Sugestões: Corda,
elástico, estatua corrida de saco.
Em seu caderno copie as perguntas e coloque as respostas.
Em que lugar a historia acontece?
A expressão no rosto do Jon no primeiro quadrinho é
diferente da expressão do ultimo. Por quê?
Por que o balão do Garfield é diferente do de Jon?
Liz parece ter discordado com algo sobrea limpeza de Jon,
o que será?
Copie
o texto abaixo, completando as frases de acordo com a historia da tirinha em
quadrinhos.
Jon
está animado contando falando ao ________________ com Liz.
Ele
está dizendo que limpou tudo, tirou até o _________ da torre das
__________________________.
Com a
expressão de bravo Jon diz que algumas pessoas diriam que a torres de pizza
pode ser _______________________________.
Garfield
que escuta a conversa tem o seguinte pensamento que a beleza está nos olhos de
quem vê, ou seja, ______________________________.
3 –
Criando Arte
Na página inicial do nosso site tem uma dica paraconfeccionar um Jogo de tabuleiro sobre o
Corona vírus. Caso você não tenha como imprimir, construa um com o material que
tem em casa e divirta-se.
4 – Ajudar nas tarefas domesticas- Como sugestão organize a mesa antes e
após a refeição e lave a louça.
Com base no vídeo responda em seu caderno as perguntas:
O que é a regra dos quadro Rs?
Quais são as palavras que estão associadas aos quatro Rs?
Você acha que desperdiçamos muitas coisas que poderiam
ser reutilizadas? De exemplos:
Como poderíamos produzir menos lixo?
Por que é importante reciclar?
3 –
Vamos Produzir!
Qual foi a leitura que você escolheu na proposta 1 de
hoje no Jornal de Boas noticias?
Escreva em seu caderno sobre o que leu, coloque o nome do
texto, onde aconteceu, data em que foi publicada e o assunto.
4 –
Hora da brincadeira – Momento de deixar celular, televisão,
computador e fazer o corpo se mexer, as dicas de hoje são batata-quente,
arranca rabo, telefone sem fio e passa anel. Divirtam-se !
5 –
Assistir um filme com a família e fazer um desenho sobre ele.
Essa proposta pode ser realizada hoje (sexta) ou durante
o final de semana, capriche no seu desenho sobre o filme e leve para a escola
pra compartilhar esse momento.