quinta-feira, 7 de maio de 2020

4º Ano - Semana de 27/04/2020 à 30/04/2020


SEGUNDA-FEIRA – 27/04/2020

1 – Leitura de HQ – Nas propostas pelo Centro de Mídias vocês assistiram o desenho “Eu e o quarteto fantástico”, na qual o personagem gosta de música, observe o quadrinho abaixo para responder as questões: 


Após a leitura responda em seu caderno:
O que acontece com o personagem no primeiro quadrinho?
E no último?
Acima do quadrinho tem a frase: “As vezes tudo que a gente precisa é um pouco de música para ser feliz...” Você concorda? Por quê?
2 – Projeto: Confabulando com fabula: No centro de Mídias vocês tiveram a oportunidade de ouvir uma historia, a contadora fala sobre a historia do “Homem do saco” e diz sobre o medo que ela tinha quando criança. Leia a fabula “A coragem e o Medo”.


ATIVIDADE:

Em seu caderno, comente sobre a moral da fabula que estudamos hoje:
1 -  Você tem medo de que?
2 -  Você concorda que muitas vezes o medo atrapalha conquistarmos e realizarmos nossos sonhos e desejos? Por quê?

3 Vamos produzir  - No programa “Cozinha de Ia Iá” além preparar uma receita de Sushi ela fala sobre essa questão do medo e coragem, realize as propostas em seu caderno:
    A -  Escolha alguém de sua família que você acha que é corajoso, escreva o nome da pessoa, o grau de parentesco e o porquê de achar que essa pessoa é corajosa.
     B -  O sushi preparado na cozinha da Ia Iá tem um ingrediente muito conhecido por nós, o arroz. Procure uma receita na qual tenha o arroz como ingrediente e escreva em seu caderno.

4 – Matemática: Coloque a data em seu caderno de matemática, copie as contas abaixo , arme a efetue as adições.
     A)  369 +45=
     B)  523 + 64 =
     C)  247 + 128 + 32 =
     D)  453 + 205 +19 =
     E)  608 +25 +31 =
     F)  827 +642  +8 =
     G) 900 +167 +4 =
     H)  621 +38 +6 =

5 - Hora da brincadeira: Quando terminar suas tarefas, deixe de lado celular, computador e televisão, brinque de dominó, dama, xadrez, se não tem construa seus jogos com materiais recicláveis.


TERÇA-FEIRA: 28/04/2020
1   
     Projeto: Confabulando com fabula.
Hoje assistimos no Canal de Mídias o programa “DJ Cão” que falou sobre a historia da música. A música é algo que está presente no nosso dia a dia desde muitos e muitos anos, está presente também em historias como o caso de uma fabula bem conhecida “A Cigarra e a Formiga” na qual as formigas trabalham e a Cegonha fica cantando durante todo o verão, no inverno as formigas tem o que comer e a Cigarra não.

PROPOSTA: Já lemos diversas fabulas, agora é hora de produzir. Em seu caderno coloque o cabeçalho, a data e faça a reescrita da fabula “A Cigarra e a Formiga”, Segue orientações:
- Não realize copia, você deve pensar na historia e reescrever com suas palavras.
- Atenção ao uso de parágrafo, letra maiúscula, travessão para fala dos personagens, dois pontos após a fala do narrador.
- Toda história possui titulo, começo, meio e fim, segue abaixo imagens para ajudar na sequencia de sua escrita. 


2 . Sequencia Ortográfica – Poema concreto
No desenho animado que assistimos no Canal de Mídias o personagem Sidney e seu amigo foram até o Cristo Redentor na cidade brasileira Rio de Janeiro. Observe o poema concreto e realize a leitura. 




Com base na leitura do texto responda em seu caderno:

A – O texto fala que caiu do dedo da mão direita do Cristo Redentor o “ Orvalho”, pesquise o significado dessa palavra.

B – Que tipo de texto é esse?
(   ) Uma noticia
(   ) Um poema
(   ) Um anuncio

C – A forma como o autor colocou as palavras no papel lembra a imagem:
(   ) De uma cruz
(   ) Uma gota de orvalho
(   ) Do Cristo Redentor

D – O poema lido:
(   ) Não possui versos nem estrofes
(   ) É formado por 23 versos divididos em dois estrofes
(   ) Possui 3 estrofes e 6 versos

E – Qual o Titulo do texto?

F - Qual o nome do autor?

3 – Criando Arte: A proposta para hoje é utilizar uma brincadeira que já presenciei vocês brincando, trata-se de uma dobradura, na qual a pessoa pede pra outa falar um número e segurando a dobradura ela abre e fecha  a quantidade de vezes que representa o número que a outra falou, ao parar a pessoa escolherá uma cor , você verifica qual tabuada está abaixo da cor que a pessoa falou e ela terá que responder o resultado.
Você poderá utilizar a folha que tiver em casa e escrever com a caneta, lápis que tiver também. Segue passo a passo de sua dobradura. 

Próximo passo: Preencha seu jogo conforme o modelo abaixo, porém utilizando a tabuada do 3. 



4 – Leitura Livre – Separe 30 minutos do seu dia para realizar leitura, você pode aproveitar para ler o livro que recebeu no Kit, o gibi ou outro de seu interesse. Não se esqueça de preencher sua ficha de leitura diária.

5 – Ajudar nas tarefas domesticas – Este momento em que vocês estão o tempo todo em casa, organize uma rotina para ajudar nos afazeres domésticos, verifique com sua família no que você pode auxilia-los.

FONTE DAS IMAGENS:


QUARTA-FEIRA 29/04/2020

1 – Vamos ler!
Na programação do Canal de Mídias, vimos sobre alguns meios de comunicação como a televisão. Leia o texto abaixo copie e responda em seu caderno de português.


2 – No programa “DJ Cão” e desenho do Sidney no Canal de Mídias tivemos a oportunidade de conhecer a historia do rádio e da TV em nosso país, esses dois objetos muito conhecidos são meios de comunicação, mas existem outros meios de nos comunicarmos.
PROPOSTA: Em seu caderno faça o cabeçalho e coloque a data. Faça uma lista de meios de comunicação, crie uma frase para cada palavra da lista.

4 – Agora seria a hora de acessar sites educativos. Porém a atividade será diferente!
Observe a imagem abaixo, copie as perguntas em seu caderno de matemática e resolva. 



5 – Esse é o momento de desligar televisão, celular, computador e brincar. Sugestões: Jogo da forca, Jogo da velha, futebol, queimada, dançar.


QUINTA-FEIRA 30/04/2020

1 – Projeto Confabulando com fabula
No desenho do Sidney que assistimos no Canal de Mídias um dos assuntos foi a solidariedade, realize a leitura da fabula que fala sobre esse tema e após copie e responda as questões em seu caderno. 


Responda:
1– Por que esse texto se classifica como fabula?
2– Quem são os personagens da fábula?
3 – Você acha que a historia tem haver com solidariedade? Por quê?


2 – Leitura:

 Tivemos pelo Canal de Mídias uma aula de Leitura Compartilhada de noticia “Reabertura do Zoológico e zoo Safari para visitação”. Observe a tirinha abaixo na qual acontece em um zoológico e realize as propostas.



Em seu caderno copie as perguntas e coloque as respostas.

- Quem são os personagens da historia?
- Em que lugar e em que parte do dia se passa a historia?
- Por que os homens que estão fora da grade estão com expressão de espanto?
- Por que o Cascão está dentro da jaula?
- Crie uma noticia para a tirinha em quadrinho, segue as orientações:
- Coloque o titulo.
- Utilize paragrafo e letra maiúscula e escreva, o que aconteceu, como aconteceu, onde e quando aconteceu e quem foi o responsável por esse fato. Após terminar, leia seu texto e verifique se está coerente, ou seja, se a pessoa que irá ler vai compreender.

3 – Criando Arte
Na propostas de terça (28/04/2020), você realizou um jogo para brincar de multiplicação, faça outro para os números multiplicados por 4. 


4 – Leitura Livre – Como está sua leitura do livro que recebeu do Kit? Coloque sua leitura em dias, se já realizou a leitura do livro que recebeu, inicie a leitura de outro livro, não se esqueça de preencher sua ficha de leitura.

5 – Ajudar nas tarefas domesticas  - Ajudar nas tarefas domesticas é sempre muito bom, verifique com sua família no que você pode contribuir para a organização