domingo, 18 de outubro de 2020

4º Ano - Semana de 05/10/2020 à 09/10/2020

SEGUNDA - FEIRA: 05/10/2020

Para quem não conseguiu acompanhar as aulas no Centro de Mídias no dia 05/10/2020 segue os links abaixo:

 

Historia com o professor Joelson – Modos de vida pelo tempo:

https://www.youtube.com/watch?v=xZVeRuiNhGE



Língua Portuguesa com as professoras Joyce e Lilian Barboza – Carta do leitor:

 https://www.youtube.com/watch?v=ko-2AlP4v9g



Matemática com a professora Aline Gaque – Pirâmides e suas características:

 https://www.youtube.com/watch?v=4musnXxHQMM



1 – Leitura: Realize a leitura da fabula “O leão e o javali”.

2 - SEQUENCIA DIDÁTICA: PONTUAÇÃO / Atividade 3 – Pontuar um texto (em que a pontuação dos diálogos foi omitida)

PROPOSTAS: Realize a proposta das páginas 136 e 137 do livro Ler e Escrever.

Orientações: Com base na leitura da atividade 1 e a leitura da página 136 da fabula “O leão e o javali”, você irá observar os sinais de pontuação que estão faltando no texto da apostila e irá copiar colocando os sinais de pontuação dos diálogos que estão faltando. Utilize letra cursiva.

 

FONTE: https://www.soescola.com/2017/05/sinais-de-pontuacao-2.html


3 - MATEMÁTICA: Livro EMAI  - Atividade 21.5 – página 44, exercício 1.


4 - Dicas do Dia/HORA DA BRINCADEIRA



TERÇA-FEIRA: 06/10/2020

Para quem não conseguiu acompanhar as aulas no Centro de Mídias no dia 06/10/2020 segue os links abaixo:

Língua portuguesa com as professoras Joyce e Francielle – Poesia para viver:

 https://www.youtube.com/watch?v=T40iou6ObBk



Arte com professores Joelson e Fernanda – Instrumentos e Sons:

https://www.youtube.com/watch?v=IiyQoVg4ZII



Matemática com a professora  Aline Gaque – Prismas e suas caracteristicas:

https://www.youtube.com/watch?v=1Oz3SpKP9Kc


 

1 - LEITURA: Realize a leitura da atividade 1 da página 145 do livro Ler e Escrever.

2 - LINGUA PORTUGUESA: PROJETO DIDÁTICO JORNAL  - Etapa 3B – As declarações e os efeitos que provocam no leitor.

PROPOSTA: Com base na leitura que você realizou na atividade 1 realize a proposta da atividade D, E, F e G das páginas 150 e 151 do Ler e Escrever.


3 – Matemática: Livro EMAI  - Atividade 21.6 – páginas 45 e 46, exercícios 1 e 2.

4 - Dicas do Dia: AJUDAR NAS TAREFAS DOMÉSTICAS

Que tal ajudar um responsável a preparar um lanche?

A dica de lanche é uma herança Indígena, a TAPIOCA.

Mas não mecha no fogo sem a supervisão de um adulto.


Não faltam significados para a palavra tapioca. É o nome que se dá à farinha obtida a partir do amido da mandioca. Também designa as panquequinhas típicas da culinária nordestina, feitas com esse ingrediente. Fora do Brasil, tapioca pode ainda ser a própria raiz da mandioca. Do tupi tïpï’og (coágulo), a tapioca representa, enfim, uma herança indígena versátil e muito bem aproveitada.

FONTE:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-Comida/Reportagens/Comida/noticia/2014/07/historia-da-tapioca.html

QUARTA-FEIRA:  07/10/2020

Para quem não conseguiu acompanhar as aulas no Centro de Mídias no dia 07/10/2020 segue os links abaixo:

Educação Física com as profªs Joyce e Franciele – Brincar com segurança:

 https://www.youtube.com/watch?v=o_1ZWvlzfAo

 


Matemática com a professora  Aline Gaque – O jogo de basquete – Parte I:

https://www.youtube.com/watch?v=SntMCXZAtCA



Língua Portuguesa com as professoras Regiane e Regiane Barboza - A leitura: sentido das palavras:

https://www.youtube.com/watch?v=EQEqxXoXTv8



1- LEITURA: Leia o título da matéria apresentada no jornal Joca.


2 - PROJETO DIDÁTICO: PROJETO DIDÁTICO JORNAL  - Atividade 3C – O olho da noticia.

PROPOSTA: Com base na leitura da atividade 1 responda as questões 1  (A e B) da página 151 e a proposta 2 da página 152 do Ler e Escrever.

3 – Matemática: Livro EMAI  - Atividade 22.1 – página 47, exercícios 1 e 2.

 

4 - Dicas do Dia - CRIANDO ARTE!

Obs. Se desejar, envie foto de suas criações para sua professora.


QUINTA-FEIRA 08/10/2020

Para quem não conseguiu acompanhar as aulas no Centro de Mídias no dia 08/10/2020 segue os links abaixo:

Geografia com as professoras Regiane e Lilian Barboza– Paisagens naturais e antrópicas: https://www.youtube.com/watch?v=zI5Pdyz0x_c

 


Matemática com as professoras Genoveva e Lilian Barboza – O Jogo de basquete – Parte II: 

https://www.youtube.com/watch?v=TKpVcOXrCRo

 

Língua Portuguesa com as professoras Regiane e Lilian Barboza – A leitura: Compreender expressões e palavras: 

https://www.youtube.com/watch?v=WY-tD-Hkyi8


1 – LEITURA: Leia o texto abaixo.


Kunumí-Ivãté

Kunumí-Ivãté é um índio guarani de 15 anos, 1,65 de altura, olhos muito escuros e um cabelo tão preto que chega a brilhar com a luz do sol. Kunumí pertence aos caiuás, uma das três tribos da nação guarani, vive na região de Dourados, lá no interior do Mato Grosso do Sul. Ele não tem um nome qualquer, Kunumí-Ivãté significa MENINO-NAÇÃO.

Até pouco tempo atrás Kunumí-Ivãté significava nada. Para os outros sessenta e três índios de sua aldeia e para todos os outros brancos da região, era só Alberto Vilhalva de Almeida. Um jovem que como tantos outros, trocou sua gente pelo feitiço da cidade: Comprou um relógio digital no contrabando, usou calças jeans e sonhou ter um Monza zerinho. Um índio que queria ser branco.

A cidade, sua magia, suas cores, sua gente atraíram Kunumí. Por um momento imaginou ter encontrado seu verdadeiro caminho. Foram três anos de ilusão que foi acabando quando ele conheceu a realidade da cidade. Quando viu outros índios, iguaizinhos a ele, mendigando pelas ruas, humilhados e tratados como “cachorros vadios”.

Um bugre. Para os brancos, Kunumí era só um bugre. Um índio que deixou de ser índio e nunca chegou a ser branco. Que morava na cidade e trabalhava na roça.

__ Descobri que branco é egoísta. Quer comprar tudo: terras, rios, passarinhos. Não sabe que antes do branco, antes do dinheiro, já tinha mundo, já tinha índio.

Kunumí sentiu na pele o preconceito, a exploração. Não gostou dos bailes dos jovens brancos, das luzes e dos sons eletrônicos dos fliperamas. Sentiu saudade da sua gente, da sua língua, das suas festas. Do prazer da caça, do peixe fisgado nas águas da sua infância. Do cheiro do mato. E o MENINO voltou à sua NAÇÃO, com um orgulho: ser caiuá. Mesmo vestindo roupa de branco, misturando a língua guarani com o português e o castelhano abandonou de vez o sonho do Monza zerinho.

FONTE: https://www.educacaoetransformacao.com.br/atividades-de-interpretacao-de-texto-dia-do-indio/

2– Língua Portuguesa: Sequencia didática: Mudanças de foco narrativo, tempo e lugar.

ETAPA 5 – Produção Individual - ATIVIDADE 5 A – REESCRITA INDIVIDUAL DE CONTO, COM MUDANÇA DO FOCO NARRATIVO.

PROPOSTA: Realize a proposta da página 205. Você deverá copiar o texto da leitura da atividade 1 na primeira coluna e na segunda irá escrever novamente mudando o foco narrativo para a primeira pessoa.


3 – MATEMÁTICA: Livro EMAI  - Atividade 22.2 – página 48, exercício 1.

4 – DICA DO DIA: LEITURA.

Fafá conta: A LENDA DE MACUNAÍMA


A Lenda de Macunaíma, o índio guerreiro que nasceu do amor entre o Sol e da Lua.

 https://www.youtube.com/watch?v=CKo-WLs2Szo

 

Sexta-feira  09/10/2020

Para quem não conseguiu acompanhar as aulas no Centro de Mídias no dia 09/10/2020 segue os links abaixo:

Ciências com as professoras Franciele e Juliana – Retomada – Cadeias Alimentares: https://www.youtube.com/watch?v=nVfe9HxH_Sk


Matemática com as professoras Genoveva e Lilian Barboza – Retomada – Relações de equivalência: link indisponível, desculpem!!!

 

Língua Portuguesa com a professora Regiane – Diferentes gêneros: https://www.youtube.com/watch?v=GF1xsnROkhM



 

1 – LEITURA: Realize a leitura do texto “Saiba como a dengue é transmitida e o que fazer se for infectado ”das páginas 190 e 191 do Ler e Escrever.

2 – Língua Portuguesa:  Sequência Didática: Lendo e produzindo textos de divulgação cientifica.

ETAPA 5 – Produção de texto de divulgação Cientifica

PROPOSTA: Após a leitura do texto “Saiba como a dengue é transmitida e o que fazer se for infectado ”, realize a atividade 2 da página 192 do Ler e Escrever.

3 –  Matemática: Livro EMAI  - Atividade 22.3 – página 49, exercícios 1, 2, 3 e 4.

DICA DO DIA/FILME: A dica de filme dessa semana é de um indiozinho que tem medo de escuro

PAJERAMA

Um índio é pego numa torrente de experiências estranhas, revelando mistérios de tempo e espaço.

https://www.youtube.com/watch?v=BFzv0UhHcS0&list=RDCMUCzfLgTutIhm8jlsbPpxgvyg&start_radio=1&t=7