SEGUNDA - FEIRA: 05/10/2020
Para quem não conseguiu
acompanhar as aulas no Centro de Mídias no dia 05/10/2020 segue os links
abaixo:
Historia com o
professor Joelson – Modos de vida pelo tempo:
https://www.youtube.com/watch?v=xZVeRuiNhGE
Língua Portuguesa com
as professoras Joyce e Lilian Barboza – Carta do leitor:
https://www.youtube.com/watch?v=ko-2AlP4v9g
Matemática com a
professora Aline Gaque – Pirâmides e suas características:
https://www.youtube.com/watch?v=4musnXxHQMM
1 – Leitura: Realize a leitura da fabula “O leão e o javali”.
2 - SEQUENCIA DIDÁTICA:
PONTUAÇÃO / Atividade 3 – Pontuar um texto (em que a pontuação dos diálogos foi
omitida)
PROPOSTAS: Realize a proposta das páginas 136 e 137 do livro Ler e Escrever.
Orientações: Com base na
leitura da atividade 1 e a leitura da página 136 da fabula “O leão e o javali”,
você irá observar os sinais de pontuação que estão faltando no texto da
apostila e irá copiar colocando os sinais de pontuação dos diálogos que estão
faltando. Utilize letra cursiva.
FONTE: https://www.soescola.com/2017/05/sinais-de-pontuacao-2.html
3 - MATEMÁTICA: Livro EMAI - Atividade 21.5 – página 44, exercício 1.
4 - Dicas do Dia/HORA
DA BRINCADEIRA
TERÇA-FEIRA: 06/10/2020
Para quem não conseguiu
acompanhar as aulas no Centro de Mídias no dia 06/10/2020 segue os links
abaixo:
Língua portuguesa com
as professoras Joyce e Francielle – Poesia para viver:
https://www.youtube.com/watch?v=T40iou6ObBk
Arte com professores
Joelson e Fernanda – Instrumentos e Sons:
https://www.youtube.com/watch?v=IiyQoVg4ZII
Matemática com a
professora Aline Gaque – Prismas e suas
caracteristicas:
https://www.youtube.com/watch?v=1Oz3SpKP9Kc
1 - LEITURA: Realize a leitura da atividade 1 da página 145
do livro Ler e Escrever.
2 - LINGUA PORTUGUESA: PROJETO DIDÁTICO JORNAL - Etapa 3B – As declarações e os efeitos que provocam
no leitor.
PROPOSTA: Com base na leitura que você realizou na atividade 1 realize a proposta da atividade D, E, F e G das páginas 150 e 151 do Ler e Escrever.
3 – Matemática: Livro EMAI - Atividade 21.6 – páginas 45 e 46, exercícios 1 e 2.
4 - Dicas do Dia: AJUDAR NAS TAREFAS
DOMÉSTICAS
Que tal ajudar um responsável
a preparar um lanche?
A dica de lanche é uma herança Indígena, a TAPIOCA.
Mas não mecha no fogo sem a
supervisão de um adulto.
Não faltam significados para a palavra tapioca. É o
nome que se dá à farinha obtida
a partir do amido da mandioca. Também designa as panquequinhas típicas da
culinária nordestina, feitas com esse ingrediente.
Fora do Brasil, tapioca pode ainda ser a própria raiz da mandioca. Do tupi
tïpï’og (coágulo), a tapioca representa, enfim, uma herança indígena versátil e
muito bem aproveitada.
FONTE:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-Comida/Reportagens/Comida/noticia/2014/07/historia-da-tapioca.html
QUARTA-FEIRA: 07/10/2020
Para quem não conseguiu
acompanhar as aulas no Centro de Mídias no dia 07/10/2020 segue os links
abaixo:
Educação Física com
as profªs Joyce e Franciele – Brincar com segurança:
https://www.youtube.com/watch?v=o_1ZWvlzfAo
Matemática com a
professora Aline Gaque – O jogo de
basquete – Parte I:
https://www.youtube.com/watch?v=SntMCXZAtCA
Língua Portuguesa com
as professoras Regiane e Regiane Barboza - A leitura: sentido das palavras:
https://www.youtube.com/watch?v=EQEqxXoXTv8
1- LEITURA: Leia o título da matéria apresentada no
jornal Joca.
2 - PROJETO DIDÁTICO: PROJETO DIDÁTICO JORNAL - Atividade 3C – O olho da noticia.
PROPOSTA:
Com
base na leitura da atividade 1 responda as questões 1 (A e B) da página 151 e a proposta 2 da
página 152 do Ler e Escrever.
3
– Matemática: Livro EMAI
- Atividade 22.1 – página 47, exercícios 1 e 2.
4 - Dicas do Dia - CRIANDO ARTE!
Obs. Se desejar, envie
foto de suas criações para sua professora.
QUINTA-FEIRA
08/10/2020
Para quem não conseguiu
acompanhar as aulas no Centro de Mídias no dia 08/10/2020 segue os links
abaixo:
Geografia com as
professoras Regiane e Lilian Barboza– Paisagens naturais e antrópicas: https://www.youtube.com/watch?v=zI5Pdyz0x_c
Matemática com as professoras Genoveva e Lilian Barboza – O Jogo de basquete – Parte II:
https://www.youtube.com/watch?v=TKpVcOXrCRo
Língua Portuguesa com as professoras Regiane e Lilian Barboza – A leitura: Compreender expressões e palavras:
https://www.youtube.com/watch?v=WY-tD-Hkyi8
1 – LEITURA:
Leia
o texto abaixo.
Kunumí-Ivãté
Kunumí-Ivãté é um índio guarani
de 15 anos, 1,65 de altura, olhos muito escuros e um cabelo tão preto que chega
a brilhar com a luz do sol. Kunumí pertence aos caiuás, uma das três tribos da
nação guarani, vive na região de Dourados, lá no interior do Mato Grosso do Sul.
Ele não tem um nome qualquer, Kunumí-Ivãté significa MENINO-NAÇÃO.
Até pouco tempo atrás
Kunumí-Ivãté significava nada. Para os outros sessenta e três índios de sua
aldeia e para todos os outros brancos da região, era só Alberto Vilhalva de
Almeida. Um jovem que como tantos outros, trocou sua gente pelo feitiço da
cidade: Comprou um relógio digital no contrabando, usou calças jeans e sonhou
ter um Monza zerinho. Um índio que queria ser branco.
A cidade, sua magia, suas cores,
sua gente atraíram Kunumí. Por um momento imaginou ter encontrado seu
verdadeiro caminho. Foram três anos de ilusão que foi acabando quando ele
conheceu a realidade da cidade. Quando viu outros índios, iguaizinhos a ele, mendigando
pelas ruas, humilhados e tratados como “cachorros vadios”.
Um bugre. Para os brancos, Kunumí
era só um bugre. Um índio que deixou de ser índio e nunca chegou a ser branco.
Que morava na cidade e trabalhava na roça.
__ Descobri que branco é egoísta.
Quer comprar tudo: terras, rios, passarinhos. Não sabe que antes do branco,
antes do dinheiro, já tinha mundo, já tinha índio.
Kunumí sentiu na pele o preconceito, a exploração. Não gostou dos bailes dos jovens brancos, das luzes e dos sons eletrônicos dos fliperamas. Sentiu saudade da sua gente, da sua língua, das suas festas. Do prazer da caça, do peixe fisgado nas águas da sua infância. Do cheiro do mato. E o MENINO voltou à sua NAÇÃO, com um orgulho: ser caiuá. Mesmo vestindo roupa de branco, misturando a língua guarani com o português e o castelhano abandonou de vez o sonho do Monza zerinho.
FONTE: https://www.educacaoetransformacao.com.br/atividades-de-interpretacao-de-texto-dia-do-indio/
2–
Língua Portuguesa: Sequencia didática: Mudanças de foco narrativo, tempo e
lugar.
ETAPA
5 – Produção Individual - ATIVIDADE 5 A – REESCRITA INDIVIDUAL DE
CONTO, COM MUDANÇA DO FOCO NARRATIVO.
PROPOSTA: Realize
a proposta da página 205. Você deverá copiar o texto da leitura da atividade 1
na primeira coluna e na segunda irá escrever novamente mudando o foco narrativo
para a primeira pessoa.
3 –
MATEMÁTICA: Livro EMAI
- Atividade 22.2 – página 48, exercício 1.
4 – DICA DO DIA: LEITURA.
Fafá conta: A LENDA DE MACUNAÍMA
A Lenda de Macunaíma, o índio guerreiro que nasceu do amor entre o Sol e da Lua.
Sexta-feira 09/10/2020
Para quem não conseguiu
acompanhar as aulas no Centro de Mídias no dia 09/10/2020 segue os links
abaixo:
Ciências com as
professoras Franciele e Juliana – Retomada – Cadeias Alimentares: https://www.youtube.com/watch?v=nVfe9HxH_Sk
Matemática com as professoras Genoveva e Lilian Barboza – Retomada – Relações de equivalência: link indisponível, desculpem!!!
Língua Portuguesa com
a professora Regiane – Diferentes gêneros: https://www.youtube.com/watch?v=GF1xsnROkhM
1 – LEITURA:
Realize
a leitura do texto “Saiba como a dengue é transmitida e o que fazer se for
infectado ”das páginas 190 e 191 do Ler e Escrever.
2 –
Língua Portuguesa: Sequência Didática:
Lendo e produzindo textos de divulgação cientifica.
ETAPA
5 – Produção de texto de divulgação Cientifica
PROPOSTA:
Após
a leitura do texto “Saiba como a dengue é transmitida e o que fazer se for
infectado ”, realize a atividade 2 da página 192 do Ler e Escrever.
3
– Matemática: Livro
EMAI - Atividade 22.3 – página 49,
exercícios 1, 2, 3 e 4.
DICA
DO DIA/FILME: A dica de filme dessa semana é de um
indiozinho que tem medo de escuro
PAJERAMA
Um índio é pego numa torrente de experiências estranhas, revelando mistérios de tempo e espaço.
https://www.youtube.com/watch?v=BFzv0UhHcS0&list=RDCMUCzfLgTutIhm8jlsbPpxgvyg&start_radio=1&t=7