quinta-feira, 14 de maio de 2020

3º Ano - Semana de 27/04/2020 à 30/04/2020

Segunda-feira 27/04/20201.
Rotina: Leitura de adivinha.
Vamos ver se me responde se é possível descobrir: o que é bem fácil de entrar, mas difícil de sair.
Vamos copiar em seu caderno, ler e responder a adivinha
A(   ) caixa de fósforo
B(   )alho no espremedor
C(   )cigarro e cigarra

2. Ler o texto instrucional:
Macarrão  ao alho  e óleo
Ingredientes
1 pacote de espaguete
1 e 1/2 dente de alho
1 xícara de azeite
Salsinha picada a gosto
Pimenta calabresa a gosto
Sal a gosto
Parmesão ralado para servir

Modo de fazer
       Cozinha um pacote de massa em bastante água salgada e fervente, descasque um dente e meio de alho. Abra no sentido vertical, retire o germe, corte em lâminas e depois em cubinhos.
      Ponha o alho numa frigideira grande com uma xícara de azeite. Leve ao fogo e, quando começar a chiar, conte 30 segundos, junte um punhado de salsinha picada, sal, pimenta calabresa, agite a panela e desligue o fogo.
     Escorra a massa, misture ao azeite. Sirva com parmesão ralado.

Copie em seu caderno e responda:
Qual e o titulo do texto?
Em qual parte do texto encontro o passo a passo para realizar a receita?
Esse texto é;
A(  ) uma regra de jogo
B(   )uma receita
C(   ) um texto informativo
3.. Agora assista as aulas no CMSP (cento de mídias de são Paulo )infantil e anos iniciais ou assista pelo TV no canal 2.2.
 4. Nesse momento você poderá acessar um site educativo, onde encontrará entre outros, exercícios de matemática:


Terça-feira- 28/04/2020              
Rotina:                
Leitura de poema: A PORTA

Rio de Janeiro , 1970
Eu sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta.

Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão.

Só não abro pra essa gente
Que diz (a mim bem me importa...)
Que se uma pessoa é burra
É burra como uma porta.

Eu sou muito inteligente!

Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Fecho tudo nesse mundo
Só vivo aberta no céu!

FONTE: Ler e escrever
Após a leitura do poema circule as rimas que você encontrar                   

Fábula:
A RAPOSA E A CEGONHA
Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar. Querendo pregar uma peça na outra, serviu sopa num prato raso. Claro que a raposa tomou toda a sua sopa sem o menor problema, mas a pobre cegonha, com seu bico comprido, mal pôde tomar uma gota. O resultado foi que a cegonha voltou para casa morrendo de fome. A raposa fingiu que estava preocupada, perguntou se a sopa não estava do gosto da cegonha, mas a cegonha não disse nada. Quando foi embora, agradeceu muito a gentileza da raposa e disse que fazia questão de retribuir o jantar no dia seguinte.
Assim que chegou, a raposa como ganhar dinheiro extra se sentou lambendo os beiços de fome, curiosa para ver as delícias que a outra ia servir. O jantar veio para a mesa numa jarra alta, de gargalo estreito, onde a cegonha podia beber sem o menor problema. A raposa, amoladíssima, só teve uma saída: lamber as gotinhas de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra. Ela aprendeu muito bem a lição. Enquanto ia andando para casa, faminta, pensava: “Não posso reclamar da cegonha. Ela me tratou mal, mas fui grosseira com ela primeiro.”
MORAL DA HISTÓRIA: Trate os outros tal como deseja ser tratado.
– Fábulas de Esopo. [tradução de Heloísa Jahn]. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994.

Copie o texto no caderno e responda as questões.
O que fez a raposa na historia?
Como se sentiu a cegonha ao sair da casa da raposa?
Como se sentiu a raposa depois do jantar?
Classifique as frases:
A cegonha ficou muito chateada,_______________________________________
Qual é a cor que você mais gosta? _____________________________________
Por favor, me alcance aquele livro. _____________________________________
A raposa não gostou de ter sido enganada ._______________________________

Criando Arte: livro do PNLD de artes, pág. 22 á 29.
Realizar atividade e construir um instrumento com material reciclável
Agora assista as aulas no CMSP (cento de mídias de são Paulo )infantil e anos iniciais ou assista pelo TV no canal 2.2.

Quarta-feira – 29/04/2020
Rotina:
Leitura de uma história em quadrinho (HQ) ,acessar:

Texto informativo:
Cutia



A cutia é um mamífero roedor da família dos dasiproctídeos. No Brasil, existem sete espécies, todas terrestres e de hábitos noturnos. Durante o dia, ela se abriga em tocas de outros animais ou ocos de paus. Vive em matas, capoeiras e plantações, do sul do México até o Uruguai, e alimenta-se de frutos e sementes caídos das árvores. Seu peso varia entre 1,5 e 5,9 quilos e ela pode medir até 64 centímetros.
O corpo da cutia é grosso, sua cabeça é alongada, tem orelhas pequenas e quatro dentes incisivos longos e curvos, próprios para roer. A cauda é diminuta. As patas anteriores são bem menores do que as posteriores, o que faz das cutias boas saltadoras. Elas têm três dedos desenvolvidos, com unhas cortantes. Os pelos da cutia são ásperos e longos, de cor vermelho-amarelada.
Como os cães, a cutia costuma enterrar alimentos (sementes), que desenterra em tempos de escassez. Por isso, é considerada importante dispersora de espécies vegetais. As cutias se comunicam entre si pela audição e pelo olfato: espalham odores deixados pela secreção de uma glândula anal e pela urina. Esse odor serve também para delimitar território. Em caso de perigo, emitem um som surdo semelhante a um tiro.
A cutia fêmea dá à luz de um a dois filhotes por vez, depois de um período de gestação que varia de 104 a 120 dias

Copie o texto em seu caderno e faça a fixa técnica do animal.

Acesse um site educativo onde encontra diversos exercícios, acessar:
Agora assista as aulas no CMSP (cento de mídias de são Paul ) infantil e anos iniciais ou assista pelo TV no canal 2.2.


Quinta-feira – 30/04/2020
Rotina:
Leitura de notícia, acessar: https://noticias.uol.com.br/coronavirus
Atividade com s e ss. 

Copie a atividade em seu caderno e resolva de acordo com o que é solicitado.

Acesse um site educativo onde encontra diversos exercícios, acessar:
Agora assista as aulas no CMSP (cento de mídias de são Paulo )infantil e anos iniciais ou assista pelo TV no canal 2.2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário