Rotina: Leitura de adivinha.
Vamos ver se me responde se é possível descobrir: o que é bem fácil de
entrar, mas difícil de sair.
Vamos copiar em seu caderno, ler e responder a adivinha
A( ) caixa de fósforo
B( )alho no espremedor
C( )cigarro e cigarra
2. Ler o texto instrucional:
Macarrão ao alho e óleo
Ingredientes
1 pacote de espaguete
1 e 1/2 dente de alho
1 xícara de azeite
Salsinha picada a gosto
Pimenta calabresa a gosto
Sal a gosto
Parmesão ralado para servir
1 e 1/2 dente de alho
1 xícara de azeite
Salsinha picada a gosto
Pimenta calabresa a gosto
Sal a gosto
Parmesão ralado para servir
Modo de fazer
Cozinha um pacote de massa
em bastante água salgada e fervente, descasque um dente e meio de alho. Abra no
sentido vertical, retire o germe, corte em lâminas e depois em cubinhos.
Ponha o alho numa
frigideira grande com uma xícara de azeite. Leve ao fogo e, quando começar a
chiar, conte 30 segundos, junte um punhado de salsinha picada, sal, pimenta
calabresa, agite a panela e desligue o fogo.
Escorra a massa, misture
ao azeite. Sirva com parmesão ralado.
Copie em seu caderno e responda:
Qual e o titulo do texto?
Em qual parte do texto encontro o passo a passo para realizar a receita?
Esse texto é;
A( ) uma regra de jogo
B( )uma receita
C( ) um texto informativo
3.. Agora assista as aulas no CMSP (cento de mídias de são Paulo
)infantil e anos iniciais ou assista pelo TV no canal 2.2.
4. Nesse momento você poderá
acessar um site educativo, onde encontrará entre outros, exercícios de
matemática:
Dragonlearn: https://dragonlearn.com.br/
Racha-Cuca: https://rachacuca.com.br/
Professora Carol: https://www.professoracarol.org/Paginas/SIMULADOS.html
Terça-feira- 28/04/2020
Rotina:
Leitura de poema: A PORTA
Rio de Janeiro , 1970
Eu sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta.
Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão.
Só não abro pra essa gente
Que diz (a mim bem me importa...)
Que se uma pessoa é burra
É burra como uma porta.
Eu sou muito inteligente!
Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Fecho tudo nesse mundo
Só vivo aberta no céu!
Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta.
Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão.
Só não abro pra essa gente
Que diz (a mim bem me importa...)
Que se uma pessoa é burra
É burra como uma porta.
Eu sou muito inteligente!
Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Fecho tudo nesse mundo
Só vivo aberta no céu!
FONTE: Ler e escrever
Após a leitura do poema circule as rimas que você encontrar
Fábula:
A RAPOSA E A CEGONHA
Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar. Querendo pregar uma peça
na outra, serviu sopa num prato raso. Claro que a raposa tomou toda a sua sopa
sem o menor problema, mas a pobre cegonha, com seu bico comprido, mal pôde
tomar uma gota. O resultado foi que a cegonha voltou para casa morrendo de
fome. A raposa fingiu que estava preocupada, perguntou se a sopa não estava do
gosto da cegonha, mas a cegonha não disse nada. Quando foi embora, agradeceu
muito a gentileza da raposa e disse que fazia questão de retribuir o jantar no
dia seguinte.
Assim que chegou, a raposa como ganhar dinheiro extra se sentou lambendo
os beiços de fome, curiosa para ver as delícias que a outra ia servir. O jantar
veio para a mesa numa jarra alta, de gargalo estreito, onde a cegonha podia
beber sem o menor problema. A raposa, amoladíssima, só teve uma saída: lamber
as gotinhas de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra. Ela aprendeu
muito bem a lição. Enquanto ia andando para casa, faminta, pensava: “Não posso
reclamar da cegonha. Ela me tratou mal, mas fui grosseira com ela primeiro.”
MORAL DA HISTÓRIA: Trate os outros tal como deseja ser tratado.
– Fábulas de Esopo. [tradução de Heloísa Jahn]. São Paulo: Companhia das
Letrinhas, 1994.
Copie o texto no caderno e responda as questões.
O que fez a raposa na historia?
Como se sentiu a cegonha ao sair da casa da raposa?
Como se sentiu a raposa depois do jantar?
Classifique as frases:
A cegonha ficou muito
chateada,_______________________________________
Qual é a cor que você mais gosta? _____________________________________
Por favor, me alcance aquele livro. _____________________________________
A raposa não gostou de ter sido enganada ._______________________________
Criando Arte: livro do PNLD de artes, pág. 22 á 29.
Realizar atividade e construir um instrumento com material reciclável
Agora assista as aulas no CMSP (cento de mídias de são Paulo )infantil e
anos iniciais ou assista pelo TV no canal 2.2.
Quarta-feira – 29/04/2020
Rotina:
Leitura de uma história em quadrinho (HQ) ,acessar:
Tirinhas Turma da Mônica: http://turmadamonica.uol.com.br/tirinhasdomarcelinho/index.php?a=66
Tirinhas Menino Maluquinho: http://www.omeninomaluquinho.com.br/paginatirinha/
Tirinhas Garfield: http://tirinhasdogarfield.blogspot.com/
Texto informativo:
Cutia
A cutia é um mamífero roedor da família dos
dasiproctídeos. No Brasil, existem sete espécies, todas terrestres e de
hábitos noturnos. Durante o dia, ela se abriga em tocas de outros
animais ou ocos de paus. Vive em matas, capoeiras e plantações, do sul do México até
o Uruguai, e alimenta-se de frutos e sementes caídos das
árvores. Seu peso varia entre 1,5 e 5,9 quilos e ela pode medir até 64
centímetros.
O corpo da cutia é grosso, sua cabeça é alongada, tem orelhas pequenas e
quatro dentes incisivos longos e curvos, próprios para roer. A cauda
é diminuta. As patas anteriores são bem menores do que as posteriores, o que
faz das cutias boas saltadoras. Elas têm três dedos desenvolvidos, com unhas cortantes.
Os pelos da cutia são ásperos e longos, de cor vermelho-amarelada.
Como os cães, a cutia costuma enterrar alimentos (sementes), que
desenterra em tempos de escassez. Por isso, é considerada importante dispersora
de espécies vegetais. As cutias se comunicam entre si pela audição e
pelo olfato: espalham odores deixados pela secreção de uma glândula anal
e pela urina. Esse odor serve também para delimitar território. Em caso de
perigo, emitem um som surdo semelhante a um tiro.
A cutia fêmea dá à luz de um a dois filhotes por vez, depois de um
período de gestação que varia de 104 a 120 dias
Copie o texto em seu caderno e faça a fixa técnica do animal.
Acesse um site educativo onde encontra diversos exercícios, acessar:
Dragonlearn: https://dragonlearn.com.br/
Racha-Cuca:https://rachacuca.com.br/
Professora Carol: https://www.professoracarol.org/Paginas/SIMULADOS.html
Agora assista as aulas no CMSP (cento de mídias de são Paul ) infantil e
anos iniciais ou assista pelo TV no canal 2.2.
Quinta-feira – 30/04/2020
Rotina:
Leitura de notícia, acessar: https://noticias.uol.com.br/coronavirus
Atividade com s e ss.
Copie a atividade em seu caderno e resolva de acordo com o que é
solicitado.
Acesse um site educativo onde encontra diversos exercícios, acessar:
Dragonlearn: https://dragonlearn.com.br/
Racha-Cuca: https://rachacuca.com.br/
Professora Carol: https://www.professoracarol.org/Paginas/SIMULADOS.html
Agora assista as aulas no CMSP (cento de mídias de são Paulo )infantil e
anos iniciais ou assista pelo TV no canal 2.2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário